Horário das 8:30-19:00
atendimento@renovainvest.com.br
11-3192-3882

Single Blog Title

This is a single blog caption
fundos exclusivos

5 Vantagens dos fundos exclusivos para conhecer

//
Posted By
/
Comentário0
/

As alternativas para quem deseja investir dinheiro e multiplicar seu capital são muito diversas. Existem investimentos interessantes para diferentes perfis, objetivos e montantes disponíveis. Você já ouviu falar, por exemplo, sobre as vantagens dos fundos exclusivos?

Tais fundos são voltados para investidores de maior capital. Assim, eles conseguem apresentar alguns benefícios muito interessantes para esse perfil. Pode ser, inclusive, uma ótima maneira de montar uma carteira personalizada de acordo com seus objetivos.

Então, aproveite para saber mais sobre o assunto. Reunimos as principais informações neste post e listamos 5 das maiores vantagens dos fundos exclusivos que você deve conhecer.

Acompanhe!

O que são fundos exclusivos?

Os fundos exclusivos são um tipo de fundos de investimentos. Você provavelmente já sabe como eles funcionam, certo?

Fundos de investimentos são modalidades coletivas nas quais diversos cotistas se reúnem para investir visando um objetivo em comum.

Entretanto, grandes investidores não têm a necessidade de se reunir em fundos de investimentos tradicionais. Afinal, eles mesmos apresentam sozinhos — ou com poucas pessoas — capital suficiente para montar um fundo.

Desse modo, há a opção de constituir os chamados fundos exclusivos. Eles são fundos de investimentos que servem a investidores de alta renda. Podem ter um único investidor ou um número limitado de cotistas (até 20, por exemplo).

Uma dúvida comum quando se fala da ideia de montar um fundo para uma pessoa é qual seria a diferença de investir de maneira autônoma. O principal ponto de divergência é que, ao criar um fundo, você passa a investir por CNPJ.

Assim, você tem acesso a investimentos e modalidades diferentes daquelas apresentadas para pessoas físicas. Bastante interessante, não é mesmo?

Como os fundos exclusivos funcionam?

Apesar de terem funcionamento semelhante aos de outros fundos de investimentos, os fundos exclusivos atendem de maneira mais personalizada. Afinal, ao se organizar com apenas um ou poucos investidores, há maior homogeneidade.

Assim, é mais fácil atender ao perfil de risco e aos objetivos dos interessados pelos fundos exclusivos. Outra particularidade deles está no fato de a relação entre o cotista e a gestão ser direta. Em fundos de investimentos convencionais, o cotista se submete ao perfil do fundo.

Já nos fundos exclusivos, o investidor tem maior participação junto ao gestor. Ele não apenas conhece as estratégias adotadas, mas também ajuda a defini-las — já que, de maneira geral, o fundo existe para seguir as suas necessidades.

Em relação ao funcionamento, os fundos exclusivos podem ser abertos ou fechados. No primeiro caso, há movimentação livre do capital. Isto é, podem acontecer aportes e resgates ilimitados ao longo do tempo.

Por outro lado, os fundos fechados limitam as movimentações. Normalmente, é possível realizar apenas dois depósitos ou resgates ao longo de um ano. Além disso, o resgate do montante total só pode ser feito quando o fundo for encerrado.

Acerca dos investimentos, assim como fundos convencionais, os exclusivos podem montar portfólios com diferentes ativos. Por exemplo, títulos da renda fixa, ações, cotas de outros fundos de investimentos, etc.

Quais são as 5 principais vantagens dos fundos exclusivos?

Agora você sabe do que se tratam os fundos exclusivos e como eles funcionam.

Então, vale questionar: quais são as vantagens que eles apresentam em relação a outros fundos de investimentos e às demais alternativas para investidores?

Confira as 5 principais vantagens dessa modalidade:

1. Personalização

Como falamos até aqui, um grande objetivo dos fundos exclusivos é proporcionar a personalização para o investidor que possui um alto capital disponível para alocação.

O patrimônio de uma família ou de um pequeno grupo de investidores, por exemplo, pode ser administrado pelo fundo seguindo estratégias próprias.

Ao fazer isso, o investidor não precisa procurar no mercado algum fundo que tenha objetivos semelhantes ao seu. Em vez de analisar gestores dos fundos existentes e buscar um com perfil parecido, ele pode criar o próprio fundo e garantir que sejam seguidas as suas estratégias.

Desse modo, na prática, funciona como uma gestão personalizada de investimentos. A equipe de gestão do fundo trabalha para atender às necessidades do investidor.

2. Contato com a gestão

Outra vantagem é que a comunicação com o gestor é muito mais próxima do que em fundos comuns. Os relatórios redigidos por ele são ricos em detalhes para entendimento do investidor e o contato é direto.

Logo, há a possibilidade de tirar dúvidas, rever estratégias e até mesmo modificar a equipe. Caso você não esteja satisfeito com a gestão do fundo e queira buscar outros profissionais, não é necessário fechar o fundo.

3. Praticidade

Fundos exclusivos são muito práticos quando comparados a outros investimentos ou modalidades. Uma das ações práticas é a substituição do gestor, como falamos. Ela pode ser feita facilmente, transferindo os investimentos para gestão de outro profissional.

Assim, não é preciso fechar o fundo e abri-lo novamente de outra forma, basta realizar a mudança.

A praticidade também pode ser observada no acompanhamento do fundo. Como são poucos cotistas, o pagamento da cota e a evolução do patrimônio é acompanhada de maneira mais simples.

4. Economia no imposto

A depender da escolha do investidor, é possível economizar Imposto de Renda nos fundos exclusivos. A compra e venda de ações por pessoas físicas, por exemplo, envolve tributação — o que não acontece em um fundo.

No fundo exclusivo, as movimentações internas de ativos não são taxadas. Ou seja, é possível negociar ações e outros ativos sem precisar pagar custos adicionais por eles.

Nos fundos exclusivos do tipo fechado há outra vantagem: não existe incidência do imposto conhecido por come-cotas. O imposto é cobrado apenas no resgate. Já nos fundos abertos, ele é descontado a cada semestre, com redução das cotas.

5. Planejamento sucessório

O planejamento sucessório é uma preocupação de muitos investidores, especialmente entre aqueles que têm grande patrimônio familiar. Por isso, as vantagens dos fundos exclusivos apresentam mais um diferencial relevante para eles.

O fundo exclusivo pode ser utilizado para facilitar a distribuição da herança. O benefício se deve à possibilidade de fazer doação das cotas para os herdeiros. A doação acontece em vida e torna desnecessário o processo de inventário.

Logo, é uma maneira prática e simplificada de compartilhar o patrimônio entre os membros da família. Basta registrar a doação em cartório e pagar os impostos correspondentes a tal ação.

Para quem os fundos exclusivos são adequados?

Como você viu, as vantagens dos fundos exclusivos são interessantes para investidores de alto capital. Em geral, eles são adequados para pessoas ou grupos que tenham, no mínimo, R$ 10 milhões para investir.

Para abrir um fundo exclusivo é preciso encarar alguma burocracia e fazer alguns gastos específicos. Afinal, a exclusividade tem um custo.

Em primeiro lugar, o investidor precisa contratar a equipe de gestão do fundo — assim como um auditor e um custodiante.

Depois, é necessário cadastrar o fundo exclusivo na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e na Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (AMBIMA). Para isso, existe o pagamento de algumas taxas cobradas pelas instituições.

E então, qual sua opinião sobre os fundos exclusivos depois de conhecer o funcionamento e as vantagens desta modalidade de investimento? Eles estão adequados ao seu perfil de investidor?

Considere as informações que compartilhamos neste post para avaliar essa possibilidade na sua carteira. E, se precisar de ajuda, conte com uma equipe qualificada para lhe orientar. Entre em contato conosco e descubra como podemos auxiliá-lo nesta jornada!

[name=SIGNUP_SUBMIT_BUTTON]
[name=SIGNUP_SUBMIT_BUTTON]
[name="SIGNUP_FORM_LABEL"]
[name="SIGNUP_FORM_LABEL"]
[name='SIGNUP_BODY']
[name='SIGNUP_BODY']