Renova Invest Facebook

4 Formas de investimentos nos Estados Unidos

O medo de calote dos EUA
O medo de calote dos EUA

A economia dos EUA é a maior do mundo e tem grande impacto em outros mercados. Afinal, o desempenho econômico desse país se reflete em todo o mundo. Se você quiser aproveitar os resultados relacionados ao mercado americano, vale a pena fazer investimentos nos Estados Unidos.

Com a exposição a ativos negociados no país, você pode beneficiar sua estratégia e favorecer o alcance de seus objetivos financeiros. Para tanto, é preciso saber quais são as alternativas para investir nos EUA, de modo a escolher o que faz mais sentido para a sua realidade.

Precisa de ajuda para conhecer as possibilidades? Então veja 4 formas de realizar investimentos nos Estados Unidos!

Por que fazer investimentos nos Estados Unidos?

Antes de partir para as dicas de como começar a investir nos EUA, é interessante saber que essa decisão pode trazer diferentes benefícios para a sua estratégia. Um dos principais aspectos é a diversificação da sua carteira de investimentos.

Ao se expor ao cenário internacional, você evita que seu portfólio fique limitado às condições do Brasil. Afinal, um acontecimento no cenário brasileiro ou mesmo uma crise nacional tendem a não afetar os resultados desses investimentos.

Como consequência, você consegue mitigar os riscos de investimento. Além disso, saber como investir nos Estados Unidos permite que você dolarize parte da sua carteira. Desse modo, os investimentos com foco internacional poderão se valorizar com um possível aumento do dólar.

Esse movimento oferece proteção cambial ao seu patrimônio. Ainda, vale saber que os EUA têm o maior mercado de capitais do planeta. Logo, você terá acesso a diversas oportunidades para investir — com mais alternativas que as existentes no mercado brasileiro.

4 Alternativas para investir nos Estados Unidos

Agora que você entende quais são as vantagens dos investidos nos Estados Unidos, é essencial saber como fazer esses aportes. Na prática, é possível investir tanto diretamente quanto indiretamente.

Então que tal conhecer quais são 4 opções de investimentos nos Estados Unidos? Confira!

1. Investimento direto

Uma das principais alternativas para investir nos EUA envolve o acesso direto ao mercado americano. Em geral, essa é uma alternativa mais indicada para quem dispõe de uma quantia maior para investir no exterior.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Com essa escolha, a ideia é fazer aportes em ativos que ficam disponíveis em uma das bolsas americanas, por exemplo. No investimento direto, você poderá se tornar acionista de grandes empresas dos EUA ou de negócios promissores do país.

Também é viável investir em fundos, títulos do Tesouro Americano e mais. Logo, não faltam opções para compor e executar sua estratégia de investimento. Ademais, ao investir nos Estados Unidos dessa forma, você pode aproveitar todos os resultados diretamente — como o pagamento de dividendos, se houver.

Para fazer investimentos diretos nos Estados Unidos, você precisará criar uma conta em uma instituição internacional. Porém, isso não precisa envolver mais burocracia ou dificuldades. Na verdade, existem instituições feitas para brasileiros, como a Avenue.

Com ela, você pode realizar a abertura de conta facilmente pela internet e contar com suporte em português. Assim, é possível ter acesso a todo o mercado de investimentos dos Estados Unidos sem complicação.

A partir disso, basta transferir os recursos para a conta internacional e realizar os aportes de acordo com sua estratégia. O procedimento é semelhante ao usado por meio dos bancos de investimentos no Brasil. Assim, você pode conferir os ativos pelo ticker e enviar as ordens de compra.

2. ETFs

Além do acesso direto, você pode fazer investimentos nos EUA por meio de alternativas disponíveis no mercado brasileiro. Nesse caso, uma das opções é o exchange traded fund (ETF). Ele também é conhecido como fundo de índice e consiste em um veículo financeiro coletivo.

A participação nos ETFs está atrelada à aquisição de cotas. Já os recursos são movimentados por uma gestão profissional, que define como deve ocorrer a alocação de acordo com a estratégia.

No caso do ETF, especificamente, o foco é replicar a carteira teórica de um indicador de mercado. Assim, o resultado do fundo é equivalente ao do índice.

Em relação ao investimento nos Estados Unidos, o ETF se torna uma alternativa quando é baseado em um índice de ativos internacionais. Um ETF do S&P 500, por exemplo, acompanha os resultados das 500 ações mais negociadas nas bolsas de valores dos EUA.

Para fazer o investimento via mercado brasileiro, é possível comprar as cotas dos ETFs na B3, a bolsa de valores brasileira. Como o investimento mínimo é de uma cota, essa também pode ser uma alternativa indicada para quem dispõe de menos recursos para alocar nos ativos.


Vale notar, entretanto, que os ETFs do Brasil não distribuem dividendos. Nesse caso, se o fundo de índice investir em ações de empresas que pagam esses proventos, os valores serão reaplicados no próprio fundo.

3. Fundos internacionais

Se você quiser investir nos Estados Unidos por meio de veículos financeiros no Brasil, também é possível recorrer aos fundos internacionais. Para serem classificados dessa forma, eles precisam alocar a maior parte dos recursos em ativos estrangeiros.

Além disso, diferentemente dos ETFs, os fundos internacionais costumam ter gestão ativa. Logo, um dos objetivos é superar a média de mercado, realizando operações com níveis variados de risco.

As cotas desse veículo financeiro não são negociadas na bolsa. Logo, para investir nesses fundos, basta buscar as alternativas na plataforma do seu banco de investimentos.

4. BDRs

Por fim, existe outra oportunidade para investir no exterior por meio da bolsa brasileira: o certificado de depósito de valores mobiliários (BDR). Esse é um certificado criado por uma instituição depositária — que adquire investimentos internacionais e os deixa sob custódia.

Em seguida, ela pode emitir o certificado com lastro nesses ativos internacionais e disponibilizá-los no mercado. Desse modo, se você investir em BDR, está se expondo aos resultados do ativo no qual ele tem lastro. Na B3, existem BDRs de ações, de ETFs e de títulos internacionais de dívida (bonds).

Com essas 4 opções de investimentos nos Estados Unidos, agora você sabe como aproveitar as oportunidades do mercado americano. Assim, fica mais fácil diversificar a carteira e potencializar sua estratégia, em busca dos objetivos financeiros definidos.

Gostou de conhecer essas possibilidades? Se quiser investir diretamente nos EUA, entre em contato conosco e abra sua conta na Avenue, a nossa parceira do mercado norte-americano!

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.