Um novo sistema de blockchain
Goldman Sachs, Microsoft, Deloitte e Cboe Global Markets são alguns nomes das empresas globais e de grande peso no mercado anunciaram que se uniram para planejar e lançar um novo sistema baseado em blockchain com o objetivo de conectar vários aplicativos institucionais. O projeto se chama Canton Network e os testes de alguns recursos começam em julho deste ano.
Além disso, a iniciativa conta com a participação da ASX, BNP Paribas, Broadridge, Cumberland, Digital Asset, Moody’s, Paxos e SBI Digital Asset Holdings. Nisso. O sócio da DRW e chefe global da Cumberland, Chris Zuehlke comentou que “a Canton Network é uma resposta poderosa aos pedidos do setor por uma solução que aproveite o potencial da blockchain, preservando os requisitos fundamentais de privacidade para finanças institucionais”.
De acordo com relatos dos participantes, é uma tentativa de oferecer mais controle e melhor privacidade do que as tecnologia atuais. Ao mesmo tempo, a nova blockchain será capaz de atingir a escala e o desempenho exigidos pelas instituições financeiras, um sinal muito positivo.
“Ao alavancar novas tecnologias de blockchain, podemos abrir novas oportunidades para os participantes do mercado. Esforços como a Canton Network ajudarão nossa indústria a explorar ainda mais essa fronteira”, informou Cathy Clay, vice-presidente executiva, de soluções digitais e de dados globais da Cboe Global Markets.
Mas eles não são os únicos no mercado a acreditar no poder de lançar uma nova blockchain. Alguns bancos e outras grandes companhias estão desenvolvendo e testando aplicativos com o mercado cripto com o intuito de simplificar processos mais complexos. Por exemplo, em janeiro deste ano, o Bradesco investiu no setor e tokenizou uma Cédula de Crédito Bancário de R$ 10 milhões.
Logo depois, já no mês seguinte, o Banco do Brasil também entrou no setor e liberou para correntistas da instituição o pagamento de tributos, taxas e obrigações com Bitcoin, Ethereum e outras moedas digitais.
Para saber mais sobre o mercado financeiro, acompanhe nossos conteúdos no YouTube, Instagram e LinkedIn!