Renova Invest Facebook

Fair value ou valor justo: para que serve esse indicador?

Fair value ou Valor Justo
Fair value ou Valor Justo

Fair value é um termo no mercado financeiro que pode ser entendido como valor justo. Logo de cara já nos passa a impressão de que seria algo referente a expressão “preço justo”, porém, não é bem assim. Direto da contabilidade, é um termo importante para analisar as opções disponíveis no mercado.

Valor justo é o preço recebido pela empresa ao vender algum ativo ou o preço pago pela transferência de um passivo. Inclusive, não se trata de uma venda emergencial para se livrar de uma dívida, nesse caso, o proprietário do ativo pode até diminuir o preço para efetuar a transação mais rápida.

Com a introdução dos padrões contábeis internacionais (IFRS – International Financial Reporting Standards) no Brasil, entrou em vigor o CPC 46, que é a mensuração do valor justo, que corresponde ao IFRS 13 (Fair Value). Só por curiosidade, segundo o órgão, a definição desse indicador é:  “o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data da mensuração”.

Esse valor fica ligado à data de mensuração da compra/venda, pois pode alterar de um momento para o outro. Você deve estar acostumado com a volatilidade das finanças, não é? De uma forma contábil, o termo é regulado dentro das normas internacionais de contabilidade (IFRS).

Principais aplicações do Valor Justo

Entre todas as aplicações do valor justo, essas são as principais aplicações:

  • Títulos e valores mobiliários;
  • Derivativos;
  • Combinações de negócios;
  • Reavaliação de ativos;
  • Teste de Impairment;
  • Reconhecimento de receitas;
  • Propriedades para investimento;
  • Ativos biológicos.

Qual a mensuração do indicador?

Há questões específicas para mensurar o valor justo de um ativo ou passivo. A avaliação serve para ativos financeiros como ações, certificados de depósitos de valores mobiliários e outros bens, feita também para reavaliação de ativos ou quando há a realização de um Teste de Impairment, que é uma redução do valor recuperável de ativos.

Para definir (e saber) qual é o valor justo de algo, basta comparar com produtos similares oferecidos no mercado. Não adianta analisar somente os da mesma empresa e sim, atender a três níveis hierárquicos, sem esquecer de considerar se é um ativo ou passivo. Confira:

  1. Preços cotados em um mercado ativo (ativos e passivos idênticos);
  2. Preços cotados em um mercado ativo (produtos similares);
  3. Itens não observáveis, como projeções e volatilidade histórica.

Além disso, para realizar a mensuração do ativo ou passivo, também deve ser considerado algumas características, como:

  • Mercado principal e secundário;
  • Condições de uso;
  • Localização do ativo;
  • Restrições, se houver, para venda ou uso.

Por exemplo, se for uma ação, a mensuração será feita na Bolsa de Valores. Depois de saber o valor, é necessário ajustar segundo o balanço da empresa. Um detalhe é que cada bem precisa ser feito separadamente, ajustando o valor justo conforme as suas características, já que cada um está incluído em um mercado com condições de análises individuais.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Valor justo versus valor de mercado

Para você não sair daqui com dúvidas, vale ressaltar que valor justo é diferente de valor de mercado. Enquanto o primeiro possui uma lógica complexa com perspectivas futuras, o segundo é calculado pela a forma como os investidores avaliam o patrimônio líquido atual da empresa. Esse indicador pode ser achado de forma bem simples, apenas multiplicando o número de ações no mercado com a sua cotação atual.

De forma geral, a implantação do valor justo acarreta benefícios para a empresa. São valores mais representativos e comparáveis focassem apenas nos custos históricos. É uma maneira de avaliar e mensurar a capacidade da empresa de regir o lucro líquido, uma vez que as perdas e ganhos sobre os ativos e passivos são reportados ainda no período que acontecem.

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Ficou com alguma dúvida? Caso queira conhecer mais alternativas de investimentos, conte com a nossa assessoria! Entre em contato conosco, temos uma equipe preparada para ajudar você!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.