Renova Invest Facebook

Uma luz no fim do túnel: como e onde investir em 2023?

investir 2023
investir 2023

Depois de uma ano com muita volatilidade nos mercados globais, estamos bem próximos para o início de mais doze meses de incertezas em 2023, tanto no Brasil como no mundo. Muitos indicadores apontam uma possível recessão nos países desenvolvidos, ainda mais com a preocupação com a inflação que marcou 2022. Mas e os investimentos? Onde investir em 2023?

Então para começar o ano com pé direito, vamos entender como foi 2022 para os investimentos e o que nos reserva em 2023, para saber como e onde investir sem perder dinheiro. Mas não se esqueça que o mais ideal é montar uma carteira que faça sentindo ao seu perfil, para isso, conte com um assessor da Renova Invest, basta agendar uma reunião.

Vamos nessa?

Cenário de 2022

A verdade é que o cenário não é super positivo e dá espaço para dúvidas quando ao crescimento das principais economias do mundo, como os EUA e a Europa. Sem contar que na China, outra potencial mundial, a política zero Covid pode trazer implicações para a reabertura da sua economia e para os preços dos commodities.

De acordo com dados compilados pela Bloomberg, o crescimento econômico mundial deve desacelerar para 2,1% em 2023, vindo de +2,9% em 2022. Porém, se houver uma recessão global, as projeções podem se mostrar ainda elevadas.

Já no nosso país, a trajetória de política fiscal continua incerta, então, a volatilidade também deve continuar em alta nos mercados. A parte boa é que alguns ativos brasileiros seguem atrativos, o que enfatiza a essencialidade de ter uma estratégia de investimento fundamentada e diversificada.

Onde investir em 2023? 

O BB Investimentos atualizou a sua carteira de ações para 2023. Conforme a análise dos especialistas, o contexto desafiador para empresas com teses cíclicas, por outro lado, commodities e bancos devem sair por cima. Ao mesmo tempo que o cenário de juros tende a arrefecer crescimento do crédito e as seguradoras devem entrar em um ano de estabilidade, diferente da B3.

A indústria de óleo e gás pode também seguir beneficiada pelos altos preços de petróleo, ainda mais com o crescimento na produção e reduções nos custos de extração. De acordo com o BB, as ações da AES Brasil (AESB3) contam com o maior potencial de valorização em 2023, tanto que calculam uma alta de 77,5% ao longo dos próximos 12 meses.

Veja as ações recomendadas:

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Fonte: BB Investimentos

E o mercado financeiro?

As previsões econômicas afetam a confiança das pessoas no mercado. Nesse meio tempo, é possível que aconteçam algumas variações:

  • Ações no setor de educação, varejo e habitação popular podem ser mais beneficiadas;
  • Empresas estatais como Banco do Brasil e Petrobras continuam com alta volatilidade;
  • Títulos  de renda fixa pós-fixados e atrelados ao CDI e à Selic sofreram com a provável queda de juros em  2023.

Com as incertezas e riscos globais acerca do cenário econômico de 2023, uma opção bacana é manter uma carteira “dolarizada”, incluindo ações que pagam dividendos que devem sofrer menos com a crise. Investir no longo prazo evita as perdas imediatas, se houver recessão. Você também precisa ter em mente que a diversificação te dá proteção e resiliência.

Como investir em 2023?

Pensando em responder essa pergunta, o time da Renova Invest elaborou um e-book para todas as pessoas que se preocupam com o destino dos seus investimentos em 2023. Nós queremos que você tenha conhecimento para saber avaliar as melhores oportunidades e escolher qual das opções faz mais sentido com o seu perfil de investimentos.

Com esse e-book escrito por nossos assessores, você vai receber muito mais do que apenas uma lista com alguns fundos… Você vai conseguir avaliar todo o cenário do último ano e saber o que esperar para o próximo, tudo isso para que você entenda qual a melhor forma de investir em 2023.

Baixe agora e de graça aqui!

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Ficou com alguma dúvida? Caso queria conhecer mais alternativas de investimentos, conte com a nossa assessoria! Entre em contato conosco, temos uma equipe preparada para ajudar você!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.