Renova Invest Facebook

SLV: conheça o ETF iShares Silver Trust

SLV
SLV

O investimento em metais preciosos é uma das estratégias adotadas por quem deseja proteger a carteira de investimentos. Para evitar a necessidade de comprar e guardar fisicamente esse produto, vale considerar as opções reguladas do mercado financeiro. Entre os investimentos disponíveis, está o ETF SLV.

Como você verá, esse fundo oferece exposição ao preço da prata no ambiente global. Porém, antes de investir, é essencial conhecer o funcionamento do ETF, de modo a entender quais pontos devem interferir na sua tomada de decisão.

Quer descobrir como funciona o ETF SLV? Continue a leitura e explore essa alternativa!

O que é um ETF e como funciona?

O exchange traded fund (ETF), também conhecido como fundo de índice, é um veículo financeiro coletivo. A sua participação como investidor depende da aquisição de cotas, cuja negociação ocorre na bolsa de valores.

Os recursos do fundo são investidos por uma gestão profissional. No caso do ETF, a estratégia do gestor se baseia em replicar a carteira teórica de um indicador de mercado ou acompanhar sua performance.

Logo, o funcionamento do ETF envolve o investimento nos mesmos ativos e na mesma proporção da carteira teórica do índice utilizado. O objetivo é que o desempenho do fundo seja equivalente ao do indicador de referência.

O que é o ETF SLV e quais são suas principais características?

Depois de entender o que é um ETF, vale saber mais sobre uma das opções disponíveis: o SLV. Esse é o ticker do fundo de índice conhecido como iShares Silver Trust. A gestão dele é realizada pela BlackRock, uma das principais empresas globais do mercado financeiro.

Confira quais são os pontos de destaque desse fundo!

Estreia e bolsa de valores

O SLV é um fundo disponível na New York Stock Exchange (NYSE), localizada nos Estados Unidos. Essa é a bolsa de valores com maior capitalização do mundo e é a maior do mercado americano.

A estreia do SLV na bolsa de Nova York aconteceu em 21 de abril de 2006. Em relação ao patrimônio, em maio de 2022, ele tinha mais de 11 bilhões de dólares sob gestão.

Benchmarking

Apesar de os ETFs replicarem índices específicos, o SLV funciona de uma maneira um pouco diferente. Na prática, ele busca refletir o preço da prata no mercado internacional. Portanto, o SLV é um fundo que serve para os investidores que desejam se expor à cotação da prata mundial.

Até 2014, o fundo se baseava no London Silver Fix, que definia o preço das barras de prata armazenadas em cofres na capital da Inglaterra. A partir de agosto de 2014, ele passou a usar como benchmark o LBMA Silver Price.


DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

Saiba tudo sobre ETFS - a forma de sostificar os seus investimentos


Quais são as vantagens e os riscos de investir no SLV?

Agora que você conhece as características gerais do ETF SLV, é interessante saber quais podem ser as vantagens e os riscos do investimento. Em relação aos benefícios, um dos pontos inclui a praticidade de aporte.

Fazer o investimento em ETFs, no geral, costuma ser simples. Com apenas uma operação, você se expõe aos resultados do fundo, que conta com gestão profissional. Ao mesmo tempo, o investimento via ETF proporciona liquidez, já que as operações se dão na bolsa de valores.


No caso do SLV, outra vantagem é ele ser uma opção para se expor ao preço da prata. Como esse é um metal precioso, pode ocorrer uma valorização do preço dele diante de crises ou da depreciação de moedas, por exemplo.

Por isso, esse tipo de investimento pode ajudar você a diversificar a carteira de investimentos. A estratégia é útil para diminuir o grau de concentração dos aportes e pode proteger melhor o seu portfólio.

Em relação aos riscos, saiba que o ETF é um investimento de renda variável e, portanto, não há garantia sobre o retorno. Além disso, o fato de as cotas serem negociadas na bolsa expõe o ETF aos riscos de mercado.

O preço das cotas na bolsa depende da lei da oferta e da procura — assim como a cotação da prata. Outro risco relevante é o de exposição cambial. Como o preço da prata é dado em dólares, você está exposto à variação da moeda estrangeira ao investir no SLV.

Vale a pena investir nesse ETF?

Até aqui, você viu o significado do ETF SLV e como ele funciona. Agora, é importante definir se é interessante realizar esse investimento. A resposta para isso é pessoal e depende de uma análise das suas necessidades e preferências.

Em primeiro lugar, você deve identificar o seu perfil de investidor para saber se tolera os riscos do investimento em um ETF e na prata. Também é necessário conferir os objetivos para entender se o SLV pode ser útil em relação a eles.

Ainda, é preciso contemplar sua estratégia de investimentos. Assim, você consegue determinar se essa alternativa é adequada para a composição da sua carteira e para o que você pretende alcançar. Se o ETF estiver alinhado às suas necessidades, ele pode valer a pena.

Como investir no ETF SLV?

Se o investimento no ETF SLV fizer sentido para as suas características, é possível investir de duas formas principais. A primeira envolve abrir uma conta em uma corretora de valores nos Estados Unidos e negociar na bolsa de valores de Nova York.

Também é possível aportar por meio da B3, que é a bolsa de valores brasileira, utilizando a sua conta em um banco de investimentos. Nela, você pode investir indiretamente no ETF SLV. Isso é feito com um certificado de depósito de valores mobiliários (BDR).

O certificado é emitido por uma instituição depositária, com lastro em ativos ou veículos financeiros do exterior. No caso do BSLV39, o BDR é lastreado nas cotas do ETF SLV. Logo, ao investir nesse BDR, você participa dos resultados desse fundo de índice estrangeiro, com investimento em reais.

Como você descobriu, o ETF SLV é um fundo de índice internacional que garante exposição ao preço da prata. Para investir nele, é possível investir diretamente pelo mercado norte-americano ou recorrer a um BDR, de modo a acessá-lo indiretamente pela bolsa brasileira.

O que você achou desse ETF? Se quiser conhecer mais sobre essa ou outras oportunidades, entre em contato conosco da Renova Invest!

 

 

Veja também

botão de concordância

0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.