Renova Invest Facebook

BSLV39: Conheça o BDR do ETF iShares Silver Trust

BSLV39
BSLV39

Quem investe na bolsa de valores sabe que em tempos de crise os riscos aumentam. Uma das formas de equilibrar esses riscos é manter investimentos em metais preciosos — como ouro e prata. Por isso, pode ser interessante conhecer o BDR do ETF iShares Silver Trust (BSLV39).

Diferentemente do ouro, a prata não é negociada na bolsa de valores brasileira (B3). Então, no passado, caso o investidor quisesse investir nesse metal precisava abrir conta em um banco de investimentos no exterior. Mas isso envolvia burocracia, além de ser muito custoso.

Atualmente, a B3 permite a negociação de BDRs lastreados em ações, ETFs, títulos de dívida etc. Assim, ela possibilitou o investimento em títulos atrelados à prata. É o caso do BSLV39: um BDR embasado no ETF norte-americano iShares Silver Trust.

Quer saber mais sobre o BSLV39? Acompanhe este artigo!

O que é um BDR?

O BDR (brazilian depositary receipt) é um investimento de renda variável disponível para negociação na B3. Ele serve como uma alternativa para quem deseja investir em títulos negociados em bolsas de valores estrangeiras, mas sem sair da bolsa brasileira.

Funciona da seguinte maneira: uma instituição depositária adquire investimentos nos mercados internacionais. Depois, os coloca sob custódia e tem autorização para emitir os BDR com lastro neles. Então eles são disponibilizados para negociação na B3.

Na prática, os ativos internacionais ficam bloqueados em um agente de custódia. Assim a depositária não pode negociá-los diretamente — apenas o BDR correspondente. Isso garante a segurança ao investidor brasileiro.

No geral, é uma exposição ao papel estrangeiro, sem ter sua posse direta. Assim, o investidor terá possibilidade de ganhos com a valorização dos preços em relação ao que foi pago na compra e até mesmo dividendos (caso o investimento distribua).

O que é um ETF?

Como o BSLV39 é lastreado em um ETF, conhecer o conceito desse último é relevante. Os ETFs (exchange traded funds) são fundos de investimentos também chamados de fundos de índice. Seu objetivo é espelhar um benchmark (indicador de referência).

Aquele que investe em um ETF adquire cotas de um fundo que investe de modo a replicar o índice utilizado. O gestor do fundo faz isso espelhando a carteira teórica do benchmark. Logo, a composição da carteira do ETF reúne os ativos do índice.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Isso significa que a maioria dos ETFs é diversificada, trazendo ativos variados na mesma carteira. Como tem gestão profissional, o investidor de ETFs se beneficia da diversificação de uma maneira prática e acessível, pois não precisará analisar diferentes opções individualmente.

O que é o BSLV39?

Agora que você já sabe o que é BRD e ETF, pode entender o BSLV39. Assim como qualquer alternativa listada na B3, os BDRs possuem um código de negociação. Logo, BSLV39 é o ticker que você precisa digitar em seu home broker para negociar o BDR do ETF iShares Silver Trust.

Aprenda mais sobre ele:

Quando surgiu?

Após a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) autorizar a emissão de BDRs lastreados em ETFs, a gestora BlackRock decidiu emitir BDRs lastreados no ETF norte americano iShares Silver Trust. Assim, eles passaram a ser negociados no mercado brasileiro a partir de 30 de novembro de 2020.

No princípio, apenas investidores qualificados poderiam adquirir o certificado. No entanto, a negociação foi liberada para investidores em geral, juntamente com outros 11 BDRs, a partir de 29 de março de 2021.

Em qual ETF o BSLV39 é lastreado?

Como já foi visto, o BSLV39 possui lastro no ETF iShares Silver Trust. Esse ETF existe desde 21 de abril de 2006 e é negociado na NYSE (Bolsa de Valores de Nova York). Seu benchmark é o LBMA Silver Price, índice que reflete a cotação das barras de prata.

Até a liberação da CVM, o investidor brasileiro não conseguia investir em prata na B3. Caso precisasse, era necessário procurar uma bolsa estrangeira na qual o metal era negociado.

Quem administra o ETF?

A administração do ETF iShares Silver Trust é feita pela BlackRock Inc. Uma empresa norte-americana, fundada em 1988, que é considerada uma das maiores gestoras de ativos no mundo. Ela passou a disponibilizar investimentos no Brasil a partir de 2008.

Como se trata de uma administração passiva, na qual não é preciso superar o rendimento do benchmark, a taxa de administração do ETF é menor que investimentos com gestão ativa.

Quais as vantagens e riscos de investir no BSLV39?

Uma das principais vantagens de investir no BSLV39 é encontrar praticidade. Afinal, a compra é feita em reais, na própria B3. Assim, você evita realizar câmbio entre moedas ou precisar abrir conta em instituições estrangeiras.


Outra vantagem diz respeito à diversificação. Ao comprar o BDR o investidor pode se proteger contra turbulências no mercado nacional. Como ele tem lastro em investimentos negociados fora do Brasil, pode ajudar a diversificar os riscos internos.

Mas é preciso conhecer também os riscos do BSLV39. Trata-se de renda variável, logo, há volatilidade. Além disso, ter exposição internacional traz riscos relacionados a outros países. É preciso considerar, ainda, as oscilações no preço da prata.

Como investir em prata via BDR?

Como vimos, agora ficou mais fácil do investidor comum expor seu capital à prata, caso deseje. Basta possuir uma conta em um banco de investimento nacional e acessar o home broker para negociar os BDRs.

No ambiente de negociação, você deve digitar o ticker BSLV39 e indicar a quantidade que deseja adquirir. Feito isso, o BDR será incluído na sua carteira e será possível se expor aos resultados da prata no ETF que é lastro do certificado.

Antes de investir, não deixe de considerar as informações que viu aqui para decidir se faz sentido para a sua carteira. Afinal, suas decisões devem ser pautadas no seu perfil de investidor e nos seus objetivos.

Você acabou de ver que o BDR do ETF iShares Silver Trust (BSLV39) é uma alternativa de diversificação para investidores brasileiros. Caso seja do seu interesse ter exposição a um metal preciso não negociado diretamente na bolsa brasileira, pode aproveitá-lo!

Quer saber mais como investir em BDRs? Entre em contato com nossa equipe! Ela está pronta para atender você!

 

Você conhecia esse mecanismo de segurança da bolsa de valores? Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acompanhe nossos conteúdos no YouTube, Instagram e LinkedIn!

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.