Renova Invest Facebook

Silvio Santos: conheça a trajetória do dono do SBT!

Silvio Santos, o dono da rede de televisão SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), é uma das grandes personalidades do Brasil. O apresentador e proprietário da emissora é uma figura bastante conhecida e que conta uma história de muita superação.

Quem o vê distribuindo dinheiro e prêmios aos espectadores, que chama de “colegas de trabalho”, não imagina a sua origem simples e o trabalho duro que enfrentou. Nesse sentido, é interessante conhecer a trajetória de Silvio Santos e como ele se tornou um dos maiores empresários do Brasil.

Neste artigo, você saberá mais sobre a história do dono do SBT, seus empreendimentos e o patrimônio acumulado ao longo de décadas de trabalho. Vamos lá?

Quem é e qual a história de Silvio Santos?

Silvio Santos é o nome artístico de Senor Abravanel, o apresentador e empresário que há mais de 50 anos é celebridade no Brasil. Senor nasceu em 12 de dezembro de 1930 no Rio de Janeiro. É o primeiro filho de um casal de imigrantes e súditos do Império Otomano, que veio em 1924 para o Brasil.

Senor Abravanel estudou na Escola Primária Celestino da Silva e, posteriormente, se formou em contabilidade na Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti. Quando tinha 14 anos, o jovem que se tornaria Silvio Santos trabalhava como vendedor ambulante de capas plásticas para títulos de eleitor nas ruas do Rio de Janeiro.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Aos 18 anos, ele foi convocado para servir o Exército Brasileiro na Escola de Paraquedistas. Em seus dias de folga, trabalhava na rádio de Niterói, como fonte de renda extra. No trajeto até Niterói, Senor tinha a barca como transporte, na qual ele teve a ideia de criar um serviço de alto falantes.

Assim, as viagens que eram silenciosas passaram a ter música e propagandas nos intervalos. A ideia fez sucesso entre outras embarcações e foi aprimorada posteriormente.

Estreia de Silvio Santos na TV

Sua voz marcante e a habilidade comunicativa indicavam um caminho promissor ao jovem. Assim, ao participar de um programa de calouros, liderado pelo apresentador Jorge Curi e o produtor Mário Ramos, Senor adotou o nome artístico de Silvio Santos — que utiliza até hoje.

O primeiro programa do apresentador para a mídia televisiva foi o “Vamos Brincar de Forca”, transmitido pela TV Paulista Canal 5, com estreia em 1962. No ano de 1964, ele ganhou um horário nas tardes de domingo, mais próximo do formato do consagrado “Programa Silvio Santos”.

Com o crescimento da sua audiência, Silvio adquiriu empresas e começou a apostar nos tradicionais sorteios, que foram fundamentais para o aumento da sua popularidade entre os brasileiros.


Quais são os seus principais empreendimentos?

O sucesso de Silvio Santos pode ser atribuído a uma combinação de habilidades de comunicação e também de inteligência empreendedora. Afinal, além de desenvolver sua carreira como apresentador, ele se tornou um grande empresário.

Enquanto ganhava cada vez mais o gosto popular como apresentador e chamava a atenção da audiência para si, Silvio utilizava o dinheiro conquistado para o crescimento dos negócios.

Veja quais foram os principais empreendimentos de Silvio Santos em sua história até aqui!

Baú da Felicidade

A primeira aquisição importante da trajetória de Silvio Santos foi o Baú da Felicidade. A companhia foi comprada do radialista Manoel de Nóbrega.

Originalmente, ele se referia a um sistema de carnês pagos ao longo do ano, que dava acesso ao contratante a uma caixa de brinquedos em dezembro, mês do Natal.

Com Silvio Santos, o Baú da Felicidade se expandiu e passou a ter lojas próprias, além de oferecer eletrodomésticos. O empresário aproveitava o seu espaço na TV para divulgar a marca e, assim, aumentar o alcance do produto.

Gradativamente, o catálogo de ofertas se ampliou e passou a contemplar também imóveis e carros. Para atender às novas demandas, Silvio adquiriu concessionárias, construtoras e outras empresas.

Grupo Sílvio Santos

A aquisição do Baú da Felicidade foi o primeiro passo para o surgimento do Grupo Silvio Santos — grupo empresarial também identificado pela sigla GSS ou SS. Ele foi fundado em 1959 e concentra todas as empresas mantidas por Senor Abravanel.

Além do Baú da Felicidade e do SBT, o Grupo Silvio Santos conta com um portfólio de mais de 30 companhias, como:

  • Hotel Jequitimar — o resort de luxo que fica no Guarujá, litoral de São Paulo;
  • Jequiti Cosméticos — a empresa de cosméticos idealizada por Íris Abravanel, com vendas realizadas por consultores em todo o Brasil;
  • Liderança Capitalização — a famosa Tele Sena, o título de capitalização amplamente divulgado na emissora comandada por Sílvio Santos é de responsabilidade da Liderança Capitalização.

SBT

SBT

No ano de 1981, após ter seu programa exibido em emissoras como a Rede Tupi e a TVS (TV Studios) e TV Record, Silvio Santos obteve a licença para operar o canal 4 de São Paulo, que se tornaria o SBT. Assim, ele podia exibir as atrações que desejava em tempo integral, como os famosos sorteios.

Nos anos que se seguiram, o empresário se dedicou à consolidação do canal e tornou o SBT uma das maiores redes de televisão comerciais do Brasil. Cabe destacar que a emissora é uma das principais empresas do GSS.

Qual é o patrimônio de Silvio Santos?

Após conhecer todas essas informações sobre o crescimento de Silvio Santos e as suas conquistas nos empreendimentos, é possível que você esteja se questionando sobre o tamanho do patrimônio do dono do SBT, certo?

É relevante destacar que as fortunas de personalidades como Silvio Santos podem passar por grandes oscilações. Afinal, elas estão atreladas intimamente aos resultados de suas empresas — e eles nem sempre são estáveis.

Desse modo, em dezembro de 2020, Silvio Santos fazia parte da lista de bilionários brasileiros, ostentando uma fortuna de R$ 1,9 bilhão.


Conhecer a história de celebridades que alcançaram o sucesso pode ser muito inspirador. Esse é o caso de Silvio Santos, o fundador do SBT, que usou a sua habilidade com os negócios e com a comunicação para conquistar um grande patrimônio — além de obter o apreço popular.

Gostou de conhecer mais sobre esse empresário e sua trajetória? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre aos seus amigos a origem de Silvio Santos!

 

Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o mercado financeiro, nos acompanhe nas redes sociais. Estamos no YouTubeInstagramFacebook e LinkedIn!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.