Renova Invest Facebook

Rubens Menin: influente empresário brasileiro!

Rubens Menin
Rubens Menin

Rubens Menin é um dos empresários brasileiros mais bem-sucedidos dos últimos anos. Nascido em Minas Gerais, ele criou e desenvolveu negócios de impacto nacional e em diversos setores da economia.

Diferentemente de outros grandes empreendedores, Menin costuma adotar uma postura mais discreta e não aparece tanto na mídia. Porém, esse fato não diminui a importância que suas empresas desempenham no Brasil ou sua influência para o mercado.

Quer conhecer a história de Rubens Menin? Acompanhe a leitura deste post e saiba mais sobre o influente empreendedor!

O perfil de Rubens Menin

Rubens Menin é um empresário brasileiro que fez grande parte de sua fortuna como cofundador da MRV Engenharia. Esse sucesso permitiu que ele pudesse diversificar sua atuação por outros setores do mercado nacional.

O empreendedor nasceu em Belo Horizonte, em 1956, e é formado em engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ele é casado e tem três filhos.

Em 1979, junto de um grupo de sócios, Menin fundou a MRV, construtora que se tornou uma das maiores empresas do Brasil. No entanto, a trajetória nem sempre foi simples. Desde seus primeiros anos, a empresa buscou se especializar no ramo de moradias populares.

Por ser um nicho complexo, a MRV passou por dificuldades em seu início. O crescimento nacional da companhia se deu a partir de programas como o Minha Casa Minha Vida, que fez dela uma das maiores incorporadoras do mundo.

Como o programa era focado em moradias populares — expertise da empresa — a MRV rapidamente se destacou no mercado. Rubens Menin é presidente do conselho da organização e um de seus principais tomadores de decisão desde a criação da companhia.

Uma característica interessante sobre Menin é que ele não se deu por satisfeito com o sucesso da MRV. Assim, aproveitando sua competência empresarial, o engenheiro diversificou sua atuação por novos mercados da economia.

Seus negócios e investimentos

Como você viu, o empresário Rubens Menin ganhou projeção com o sucesso da MRV Engenharia. No entanto, ao longo dos anos seguintes, ele também realizou investimentos em diversos setores.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Saiba mais sobre seus principais negócios!

MRV

A MRV é o maior case de sucesso desse empresário. Com paciência e experiência, Menin conseguiu transformar a empresa em uma potência do setor imobiliário. A companhia tem capital aberto na bolsa de valores do Brasil, a B3, e suas ações são negociadas pelo ticker MRVE3.

Embora hoje seja uma das maiores empresas do país, como vimos, a expansão da MRV foi progressiva. Fundada no final dos anos 1970, a MRV levou suas operações para o Sudeste e o Sul do país ao longo dos anos 1990.

O crescimento foi constante até a sua abertura de capital na bolsa, em 2007. Entretanto, foi com programas governamentais para o público de baixa renda que a MRV se tornou a potência que é. Desde então, ela expandiu sua operação pelo Brasil e por outros países.

Banco Inter

Ampliando sua atuação profissional, Rubens Menin também é fundador do Banco Inter — um dos maiores bancos digitais do Brasil. A empresa foi criada ainda nos anos 1990 — com o nome de Banco Intermedium.

Durante seus primeiros anos, o banco tinha como foco o mercado imobiliário. Assim, trabalhava concedendo empréstimos que tinham imóveis como garantia. E sua operação era limitada ao Estado de Minas Gerais.

Mas, em 2017, Menin viu uma oportunidade com o surgimento das fintechs — as startups do mercado financeiro. Desse modo, foi durante esse período que a companhia inovou e se tornou o Banco Inter.

A empresa fez sua oferta pública inicial (IPO) no ano seguinte e se tornou o maior negócio de Menin e sua família. O presidente do Banco Inter em 2022, inclusive, era João Vitor Menin, filho de Rubens. As ações do banco são negociadas na B3 sob os tickers BIDI3, BIDI4 e BIDI11.

Outros investimentos

Além do sucesso da MRV e do Banco Inter, Rubens Menin é um dos responsáveis por trazer a rede CNN para o Brasil. O processo teve início em 2019 e, desde 2020, o canal está disponível na TV fechada do país.

Também no mercado da construção civil, Menin é um dos executivos da Log Commercial Properties. Ela é uma incorporadora e tem operação nacional, sendo uma das principais empresas de galpões logísticos do Brasil. A companhia tem capital aberto e é negociada pelo ticker LOGG3.


O sucesso da MRV também levou ao surgimento da Urbamais em 2012. Ela é uma empresa especializada em infraestrutura para loteamentos urbanos.

Vale destacar que, fora do Brasil, a MRV é controladora da empresa norte-americana AHS Residencial. Ela atua no setor de aluguéis residenciais dos Estados Unidos. A operação começou na Flórida, mas já se expandiu para Geórgia e Texas.

Nos últimos anos, Rubens Menin ganhou projeção nacional por fazer parte do grupo de empresários que tem injetado dinheiro no Clube Atlético Mineiro. Foi a partir dos investimentos que o time teve uma temporada de sucesso em 2021, vencendo o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

O Atlético Mineiro, inclusive, é um dos principais pontos de atenção do empresário. Afinal, além de patrocinar o clube, a MRV participa da construção e dará nome ao moderno estádio do time — a Arena MRV.

Patrimônio

Com tantos negócios e em diversos setores, é natural que o patrimônio de Rubens Menin seja um dos maiores do Brasil, certo? De acordo com a Forbes, a fortuna do empresário era de 1 bilhão de dólares — quase 6 bilhões de reais, em 2021.

Os empreendimentos e o patrimônio da Menin e sua família são geridos via family office Conedi Participações. A fortuna é utilizada para novos investimentos, ações de filantropia e incentivos culturais.

Como um dos aprendizados para investidores, Rubens Menin deixa como lição a importância da diversificação. Ou seja, ele demonstra a relevância de não ficar limitado a um único setor e buscar por oportunidades em toda a economia.

Ademais, como você viu, Menin se destaca por ser discreto. Ele evita dar muitas entrevistas e fazer aparições públicas. Foi apenas o sucesso mais recente do Clube Atlético Mineiro que o tornou uma das figuras mais populares em Minas Gerais.

Agora você sabe que Rubens Menin é um dos maiores empresários do Brasil. E seu sucesso não é limitado à MRV Engenharia. Com expertise única, ele expandiu seus negócios por muitos mercados — o que rendeu um grande patrimônio.

Quer entender mais sobre gerenciamento de grandes fortunas? Saiba o que é uma holding familiar!

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.