Renova Invest Facebook

Quem são os principais influenciadores do mercado financeiro?

carta
carta

As plataformas de conteúdo e redes sociais estão crescendo cada vez mais. O consumo acompanha o dia a dia das pessoas que procuram algo para se informar ou se entreter. Com isso, o interesse e conhecimento sobre finanças aumentou no Brasil, consolidando os principais influenciadores do mercado financeiro.

As pessoas estão querendo saber mais sobre como e onde investir, ainda mais com pouco dinheiro, já que a situação não está muito boa para o bolso dos brasileiros. Para isso, buscam informações na internet com quem entende do assunto.

Agora, veja a lista dos principais influenciadores de finanças do Brasil que podem ajudar você a organizar o seu dinheiro e cuidar dos seus investimentos.

O mundo dos influenciadores do mercado financeiro

De acordo com os dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), são 515 ao todo e a quantidade de comunicadores mapeados mais do que dobrou no segundo semestre do ano passado em relação aos primeiros seis meses de 2022.

Um dos motivos para o aumento foi o próprio surgimento dos novos influenciadores e a mudança na captação de dados passou a mapear mais perfis de finanças nas redes. O engajamento também cresceu bastante, além do número de seguidores que aumentou consideravelmente.

Os dados fazem parte do estudo “Finfluence: quem fala de investimentos nas redes sociais”, da Anbima em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).

O relatório demonstra que no segundo semestre do ano passado, o engajamento nesse ramo subiu 10%, com uma média de 1,5 mil interações nas postagens, através de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Os influenciadores de finanças reúnem cerca de 166 milhões de seguidores, o que é uma alta de 76,1% na comparação com o primeiro semestre.  Veja abaixo os números do mercado de criadores do ramo financeiro:

Dados Fevereiro a dezembro de 2021 1º semestre de 2022 2º semestre de 2022 Crescimento semestral do 2º semestre Crescimento anual do 2º semestre
Influenciadores 277 255 515 102,0% 85,9%
Seguidores (milhões) 92 94 166 76,1% 81,1%
Perfis 612 581 1.257 116,4% 105,4%
Posts por mês (mil) 37 31 46 47,3% 24,9%
Interações médias (mil) 1,10 1,35 1,48 10% 36,4%

Assunto que as pessoas mais se interessam

Pensando que vivemos um cenário em que a Selic está em 13,75% ao ano, os investimentos em renda variável não é muito atrativo e o investidor pode optar pela renda fixa sem muito esforço. Tanto que o número de postagens por mês subiu 47,3%, atingindo a marca de 46 mil.

Mas no contexto geral, a renda fixa ainda fica atrás da renda variável em volume de publicações. Enquanto a primeira chega a 6% dos produtos conservadores, a segunda atinge 94%.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

  • O mercado de ações dominou o volume de publicações com 44%, com a média de interação de 1,27 mil;
  • As criptomoedas aparecem em segundo lugar com 13,6% do volume total de posts e 265 interações por postagem;
  • A política brasileira teve 11,1% do volume total e a média de engajamento alta, de 2,65 mil interações;
  • Apesar dos posts sobre commodities representar apenas 6,2% do volume de publicações, a média de interações era de 2,70 mil por postagem.

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.