Renova Invest Facebook

Quem são os principais influenciadores do mercado financeiro?

As plataformas de conteúdo e redes sociais estão crescendo cada vez mais. O consumo acompanha o dia a dia das pessoas que procuram algo para se informar ou se entreter. Com isso, o interesse e conhecimento sobre finanças aumentou no Brasil, consolidando os principais influenciadores do mercado financeiro.

As pessoas estão querendo saber mais sobre como e onde investir, ainda mais com pouco dinheiro, já que a situação não está muito boa para o bolso dos brasileiros. Para isso, buscam informações na internet com quem entende do assunto.

Agora, veja a lista dos principais influenciadores de finanças do Brasil que podem ajudar você a organizar o seu dinheiro e cuidar dos seus investimentos.

O mundo dos influenciadores do mercado financeiro

De acordo com os dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), são 515 ao todo e a quantidade de comunicadores mapeados mais do que dobrou no segundo semestre do ano passado em relação aos primeiros seis meses de 2022.

Um dos motivos para o aumento foi o próprio surgimento dos novos influenciadores e a mudança na captação de dados passou a mapear mais perfis de finanças nas redes. O engajamento também cresceu bastante, além do número de seguidores que aumentou consideravelmente.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Os dados fazem parte do estudo “Finfluence: quem fala de investimentos nas redes sociais”, da Anbima em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).

O relatório demonstra que no segundo semestre do ano passado, o engajamento nesse ramo subiu 10%, com uma média de 1,5 mil interações nas postagens, através de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Os influenciadores de finanças reúnem cerca de 166 milhões de seguidores, o que é uma alta de 76,1% na comparação com o primeiro semestre.  Veja abaixo os números do mercado de criadores do ramo financeiro:

Dados Fevereiro a dezembro de 2021 1º semestre de 2022 2º semestre de 2022 Crescimento semestral do 2º semestre Crescimento anual do 2º semestre
Influenciadores 277 255 515 102,0% 85,9%
Seguidores (milhões) 92 94 166 76,1% 81,1%
Perfis 612 581 1.257 116,4% 105,4%
Posts por mês (mil) 37 31 46 47,3% 24,9%
Interações médias (mil) 1,10 1,35 1,48 10% 36,4%

Assunto que as pessoas mais se interessam

Pensando que vivemos um cenário em que a Selic está em 13,75% ao ano, os investimentos em renda variável não é muito atrativo e o investidor pode optar pela renda fixa sem muito esforço. Tanto que o número de postagens por mês subiu 47,3%, atingindo a marca de 46 mil.

Mas no contexto geral, a renda fixa ainda fica atrás da renda variável em volume de publicações. Enquanto a primeira chega a 6% dos produtos conservadores, a segunda atinge 94%.


  • O mercado de ações dominou o volume de publicações com 44%, com a média de interação de 1,27 mil;
  • As criptomoedas aparecem em segundo lugar com 13,6% do volume total de posts e 265 interações por postagem;
  • A política brasileira teve 11,1% do volume total e a média de engajamento alta, de 2,65 mil interações;
  • Apesar dos posts sobre commodities representar apenas 6,2% do volume de publicações, a média de interações era de 2,70 mil por postagem.

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.