Renova Invest Facebook

Qual a diferença entre ordem limitada e stop? Como aplicar ao investir na bolsa?

Tipos de ordem a mercado stop e limitada
Tipos de ordem a mercado stop e limitada

Misterioso e atrativo, ganhar dinheiro na Bolsa de Valores sempre é um desafio. E ao se aprofundar no mercado financeiro, já deve ter se perguntado qual é a diferença entre ordem limitada e stop. Chegou a hora de acabar com a confusão no poder de compra e venda de papéis na bolsa de valores.

De forma simples de entender, ambas guiam um corretor a abrir ou fechar uma posição quando o preço de um ativo atinge certo patamar. Mas como isso acontece? Qual o melhor momento para negociar os ativos? É o que vamos te falar por aqui! 

Como funcionam as ordens de execução na bolsa de valores?

Antes de falarmos sobre a ordem discricionária, é bom que você entenda o que é uma ordem de execução. É ainda mais fácil compreender o assunto se você já teve a oportunidade de comprar ou vender na bolsa de valores.

Ao fazer uma compra ou venda no home broker, o cliente estabelece as condições de execução. Quando a operação é concluída, é possível observar, no status da ordem, a mensagem: “ordem executada”.

A ordem de execução é uma instrução usada na compra ou na venda de títulos e valores mobiliários. Ela contém determinadas condições que você define para que a operação seja concluída de acordo com o seu interesse.

Como funciona a ordem limitada?

A ordem limitada ou limite é para comprar ou vender ativos ou criptomoedas a um preço já determinado. Caso queira comprar ações por menos, será definida uma ordem limite que não deve ser executada, só se o preço específico estiver disponível. 

Da mesma forma que não é possível decidir uma ordem limitada de compra de uma ação acima do preço de mercado porque já existe um preço acessível disponível. Quando se trata de uma ordem de venda, esse limite é o valor mínimo e na ordem de compra, é o valor máximo. 

Como funciona a ordem stop?

Na ordem de stop, as coisas mudam um pouco. É uma ordem que trabalha com base em preços que ainda não estão no mercado quando o pedido é feito. Isso quer dizer que quando o preço futuro estiver disponível, essa ordem stop será acionada e assim, será executada por sua corretora de valores.

Confira as características de cada uma:

  • Stop de venda 
  1. Garante o controle de perdas;
  2. Em caso de queda abaixo do valor determinado, pode vendê-la ao preço de mercado;
  3. A quantidade e o preço que deseja usar pode ser tida referência, sem esquecer que esse preço deve ser inferior ao preço da moeda no momento atual;
  4. Se o mercado atingir esse preço, as moedas serão vendidas imediatamente.
  • Stop de compra 
  1. Ótimo para escolher a compra de moedas apenas se o mercado subir;
  2. A quantidade e o preço desejado serve como gatilho;
  3. O valor deve ser superior ao preço da moeda no momento atual;
  4.  Caso o mercado atingir esse preço, as moedas serão compradas automaticamente.

Como funciona a ordem de mercado? 

Vamos exemplificar que você tenha encontrado uma ação em uma condição muito boa. E então preenche a ordem no home broker, informando quantas unidades quer comprar e logo em seguida, no campo de preço, mantém a cotação do momento.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Ao confirmar a ordem, ela será executada imediatamente, já que o critério preço está sendo atendido. Isso deixa bem claro qual é a principal característica da ordem a mercado: é executada no instante em que a pessoa a envia, com base na cotação atual.

Para não esquecer: 

  • A ordem limitada guia a sua corretora de valores a preencher a ordem de compra ou venda aplicando um preço específico;
  • A ordem stop ativa um limite no instante que o preço de stop for atingido. Por não ser um preço é visível para o mercado, os investidores definem acima se preferirem comprar abaixo do mercado ou vender se o preço de top ainda não foi atingido;
  • A ordem de mercado utiliza as características do ativo e a quantidade, especificando esses dois fatores. A corretora executa a ordem quando ela foi recebida em sua melhor condição de preço do mercado.

Agora que você já sabe a diferença entre as ordem disponíveis para operar,  podem aplicar melhor nas suas estratégias como investidor na hora em que for comprar ou vender ações. Independente das características, todas buscam diminuir os prejuízos.

A Bolsa de Valores conta com vários outros pontos que também precisam de atenção, por isso, a assessoria de investimentos pode ser o seu melhor amigo quando o assunto é rentabilidade e novas oportunidades.

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Ficou com alguma dúvida? Caso queria conhecer mais alternativas de investimentos, conte com a nossa assessoria! Entre em contato conosco, temos uma equipe preparada para ajudar você!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.