Renova Invest Facebook

Prospecto preliminar: qual a sua importância?

Prospecto preliminar o que é e qual a importancia para o investidor
Prospecto preliminar o que é e qual a importancia para o investidor

Antes de uma oferta pública de Ações é necessário que ocorra um amplo processo de preparação, por parte da empresa e do mercado. Antes do lançamento das Ações para a compra, um elemento tem grande relevância: o prospecto preliminar.

O documento reúne dados que são essenciais sobre os ativos e como eles serão negociados. Para quem investe em Ações, trata-se de algo indispensável e que pode ajudar na tomada de decisão estratégica.

Neste artigo, você poderá conferir como o prospecto é composto e o que o torna tão importante. Continue a leitura!

O que é o prospecto preliminar?

O prospecto preliminar é um documento divulgado antecipadamente com as principais informações sobre uma oferta pública de Ações. Ele traz dados que são fundamentais para a avaliação dos investidores a respeito da oferta que acontecerá em determinado momento.

A oferta pública pode ser do tipo primária ou secundária. O primeiro tipo consiste na emissão e oferta de Ações por parte da empresa, que capta os recursos. Já a outra versão ocorre quando um acionista deseja se desfazer de seus ativos.

Na oferta secundária, os recursos não vão diretamente para a companhia. Em ambos os casos, é importante avaliar os ativos antes de decidir investir. E o prospecto é uma das ferramentas mais importantes para esse tipo de investimento na renda variável.

Quais são as informações apresentadas no documento?

Para entender melhor o prospecto preliminar, vale a pena saber quais são as informações que ele apresenta. Ele funciona como um manual completo para os investidores a respeito de um ativo de interesse.

Inicialmente, conta com dados básicos, como o preço por Ação e o ticker de identificação na bolsa de valores. Além disso, são apresentadas informações sobre a oferta e a empresa, como:

  • composição do capital social;
  • identificação dos acionistas;
  • descrição da oferta;
  • público alvo;
  • cronograma estimado;
  • regras da realização de oferta pública de Ações;
  • regras a possíveis violações, entre outros elementos.

Também há uma indicação das instituições que participam da oferta e como é o relacionamento entre empresa, acionistas e coordenadores.

Uma das partes mais importantes é a seção que apresenta os fatores de riscos associados a essas Ações e à oferta, em geral. Por meio dele, há como entender as perspectivas de liquidez, por exemplo.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Também há uma avaliação sobre a potencial diluição da participação, caso ocorra um follow-on, que é uma nova emissão de Ações por parte da companhia.

No caso de um prospecto preliminar para oferta pública inicial (IPO), há uma área importante, que foca na destinação de recursos. A empresa deve especificar como o dinheiro da captação será usado. Por exemplo, ampliação da estrutura, modernização, criação de marca, contratações etc.

Para que o prospecto preliminar serve?

Nem sempre os investidores dão a devida atenção, mas o prospecto preliminar tem o principal papel de apoiar a tomada de decisão sobre a compra de Ações. Ele traz um panorama sobre o negócio e, principalmente, sobre a oferta pública e as suas regras.

Dessa maneira, quem investe pode definir se é interessante realizar a reserva das Ações. Portanto, sua maior função é ser um informativo completo sobre a oferta e sobre os ativos de modo geral.

Quando ele é divulgado?

Em relação ao período de divulgação, o prospecto preliminar é liberado para os investidores antes da ocorrência de uma oferta pública de Ações. Seja ela primária ou secundária. Ele fica disponível até que se encerre o prazo para a reserva de Ações por parte dos investidores.

Qual a importância do documento para o investidor do mercado de Ações?

Como visto, o prospecto preliminar reúne as principais informações a respeito de uma oferta pública primária e secundária. Para quem investe, é algo essencial, já que tem grande impacto na tomada de decisão.

Basicamente, o investidor tem a chance de se antecipar e conferir quais são os riscos associados ao processo, à empresa e a seus ativos. Assim, pode tomar uma decisão mais informada e que esteja alinhada às suas necessidades.

No caso de uma oferta pública primária, esse é um dos primeiros contatos com as informações técnicas a respeito do ativo. Já no caso da oferta pública secundária, é um documento que permite entender o real motivo por trás das vendas do acionista ou do grupo em questão.

Como ele é liberado antes de a oferta ter início, o prospecto ajuda o investidor a decidir se deseja fazer a reserva de Ações. Então pode ser um elemento determinante para permitir o aproveitamento de oportunidades melhores.

Além de tudo, está relacionado à segurança. A tomada de decisão informada permite reduzir os riscos imprevistos e favorece a escolha alinhada. Some-se a isso o conhecimento sobre todas as regras da oferta, o que pode melhorar o aproveitamento da oportunidade.


Como avaliar o prospecto preliminar?

Como você percebeu, a avaliação do prospecto preliminar é essencial para investir em Ações em uma oferta pública. Contudo, também é preciso saber como realizar a avaliação para que ela seja consistente e realmente ajude.

De início, é preciso conferir, cuidadosamente, todas as informações. Veja se o prospecto está completo, conheça as regras e entenda se a oferta está de acordo com as suas expectativas.

Além disso, é interessante dedicar um tempo extra à análise de riscos. Verifique tudo o que a seção levanta e veja se existe algum risco extra, como em relação à situação atual do negócio.

Você também pode utilizar, como base, as avaliações de profissionais do mercado financeiro. É comum que analistas tratem dos prospectos mais esperados e, assim, deem indicações sobre os pontos principais.

Todos esses dados devem ser contextualizados e cruzados com o seu perfil de investidor e seus objetivos. Afinal, os riscos de uma oferta pública só devem ser considerados como toleráveis se estiverem alinhados a sua tolerância.

Como visto, o prospecto preliminar é um dos elementos mais importantes para avaliar antes de uma oferta pública primária e secundária. Com as devidas informações, você pode tomar uma decisão informada e definir se deseja ou não reservar as Ações que serão negociadas!

Quer conhecer outros itens do mercado de investimentos e ter mais dicas completas? Curta a Renova Invest no Facebook e siga o perfil no Instagram!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.