Renova Invest Facebook

O que é volume at price? E como usar nas operações de trading?

Investimento com FGTS, Ações da Eletrobras, Gestão ativa de fundos, Diversificação de investimentos, Perdas em investimentos, FGTS em ações, Investimento em energia, Mercado de ações brasileiro, Fundos de ações, Análise de investimento.
Investimento com FGTS, Ações da Eletrobras, Gestão ativa de fundos, Diversificação de investimentos, Perdas em investimentos, FGTS em ações, Investimento em energia, Mercado de ações brasileiro, Fundos de ações, Análise de investimento.

Se você quer ter bons resultados na Bolsa de Valores, então precisa usar de vários conceitos e indicadores em sua estratégia de alocações, como o volume at price. Um dos métodos utilizados por traders de todos os lugares é a Análise Técnica. Através disso, é possível identificar qual é o melhor momento para comprar ou vender um ativo, fazendo com que aumente as chances de sucesso e diminuindo os riscos de perda.

Já na análise técnica, um dos indicadores mais conhecidos é o Volume At Price (também abreviado como VAP), responsável por mostrar o volume total de negociações em cada nível de preço. Por isso, esse artigo é para você que volta e meia se perde na sopa de letrinhas do mercado financeiro ou quer entender melhor como usar o volume at price. Confira a seguir!

O que é volume at price (VAP)?

O volume at price ou volume por preço, em português, é um gráfico no formato de histograma horizontal para visualizar o volume de negócios acumulados por nível de preço. É um indicador de Análise Técnica, é possível acompanhar as possíveis áreas de defesa do preço e posicionamento dos players.

De forma prática, o volume at price demonstra o volume de ações negociadas em um nível de preço específico. Na maioria dos casos, é utilizado por traders com o intuito de prever áreas de suporte e resistência.

Como analisar o volume at price?

Agora chegou a parta mas chatinha, mas garantimos que depois de entender de fato, vai ficar bem mais fácil! As barras do histograma vão da esquerda para a direita, começando no lado esquerdo do gráfico. Com isso, o volume at price é representado em quantidade de negócios, à direita dos preços.

De forma visual, na plataforma Profit Pro tem como conferir as barras de compra em verde e de venda em vermelho. Veja o exemplo abaixo, visto que o período selecionado é a partir da abertura do pregão:

vap no profit nelogica
Fonte: Nelogica

As faixas de preço com maior volume indicam maior interesse nesses níveis de preço, enquanto as barras horizontais mais longas devem ser monitoradas para um suporte ou resistência no futuro. Além disso, a quebra de preço acima de uma barra de volume pesado indica força, isso porque havia demanda suficiente para ultrapassar a resistência, ou seja, superar a oferta. O mesmo vale para o inverso, quando a quebra de preço abaixo de uma barra de volume pesado indica fraqueza, justamente porque não havia demanda suficiente para superar a oferta.

Ao acompanhar esse indicador até o término do pregão, permite ao investidor observar se as barras estão crescendo ou reduzindo ao longo do período. Por isso é recomendado para quem se interessa em ter um mapa mais completo do nível de interesse do mercado pelos preços dos ativos, melhorando a estratégia na hora de investir.

Como escolher a melhor plataforma trader?

A escolha da melhor plataforma trader depende diretamente da forma como você opera, e dos seus objetivos. Isso varia muito entre os traders. Afinal, o que funciona para um pode não se encaixar no estilo operacional do outro. Então, saiba qual é o seu.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Com isso, você poderá saber se vale a pena contratar uma plataforma trader – e conseguirá escolher uma. O uso de plataformas diferenciadas pode tornar mais fácil tomar uma decisão, principalmente se o seu foco for o day trade, por exemplo.

Por outro lado, caso seu foco não seja o day trade, mas ainda queira especular no mercado – como no caso do swing trader, talvez um home broker tradicional já seja o suficiente. Isso porquee ssas são operações que podem ser feitas com mais tranquilidade.

Se você concluir que não quer ter gastos adicionais com a contratação de uma plataforma ou não precise de todas as funcionalidades, o uso de um bom home broker – como o do BTG Pactual digital – pode ser o que você precisa.

Quais as principais características e vantagens da plataforma para trader? Veja aqui. 

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos sobre as marcas mais valiosas, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Quer saber mais sobre o mercado e suas oportunidades? Entre em contato conosco da Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.