Renova Invest Facebook

O que é Tape Reading e como funciona essa estratégia?

Seja você um investidor mais experiente ou não, provavelmente já realizou operações na Bolsa de Valores e sabe que há várias técnicas e estratégias que você pode utilizar para obter maiores possibilidades de ganhos e com isso, reduzir as perdas.

As estratégias são mais que fundamentais para o seu sucesso nas operações, por isso é mais do que importante que você as conheça e entenda como elas funcionam na prática. Por isso, te apresento a Tape Reading! Talvez você até já tenha ouvido falar deste termo, afinal, é um método muito utilizado por traders e fundamental para analisar as oportunidades dentro do mercado financeiro.

O que é Tape Reading?

É uma técnica que possibilita os traders acompanharem o fluxo das negociações que acontecem na Bolsa de Valores, comum ser achado no mercado como Tape Reading de Análise de Fluxo de Ordens. Por meio da leitura dos negócios fechados que é possível montar estratégias e abrir posições em diversas empresas listadas em qualquer bolsa.

O objetivo do Tape Reading é identificar a tendência dos preços no mercado e te auxiliar nesse movimento, tendo como base os grandes players do mercado, responsáveis por movimentar altos volumes de capital. Inclusive, uma das grandes dificuldades de quem realiza essas operações de trading é saber qual ativo escolher, o que faz com que o olho do investidor brilhe ao saber que essa técnica é uma saída para que seja possível usar o conhecimento de quem já está no mercado para encontrar as melhores oportunidades.

Como funciona?

Tida como uma das técnicas mais antigas, o Tape Reading existe desde que as ações eram negociadas pelo telefone, ou seja, muito antes da internet. O nome foi dado por conta de uma máquina que conseguia ler as fitas em que eram registradas as negociações que aconteciam na Bolsa de Valores. Pela tradução literal, do português significa “leitura de fita”.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Na prática, é possível identificar o fluxo de negociação e as ações mais negociadas durante um pregão. Atualmente, o investidor pode acompanhar as negociações pela internet e em tempo real, sendo capaz de identificar o desempenho das ações e o movimento dos principais traders. O Tape Reading é uma ferramenta para captar dados, muito além do que apenas fazer os mesmos movimentos dos outros players.

Análise de preços

Agora que você já sabe o que é e como funciona, podemos dizer que o Tape Reading pode ser dividido em três tipos de análise de preços:

1. Histórico de operações – permite que você veja cada detalhe de todas as negociações que foram fechadas, informações como hora, quantidade, preço, instituições financeiras por onde foram realizados a compra e a venda.

2. Book de ofertaso local onde há as intenções de compra e de venda dos traders que atuam no mercado, permitindo ver as ordens que estão aguardando para serem negociadas e visualizar a quantidade e  instituição financeira de onde saiu a ordem e preço.

3. Volume de profile –  fornece dados sobre a intenção de negócios dos traders de modo organizado, dividido em volume de negócios efetuados e regiões de concentração de compradores e vendedores.


Por esses três de fatores, o Tape Reading funciona como uma técnica de coleta de informações sobre o mercado. Os dados continuam sendo importantes para você encontrar as melhores oportunidades para movimentar seu dinheiro.

Vantagens versus desvantagens

De forma geral, quanto mais informações o investidor tiver sobre as operações e sobre o mercado em si, maior serão suas chances de ter bons resultados. A grande vantagem do Tape Reading é oferecer dados relevantes sobre as negociações que estão sendo executadas pelos grandes players do mercado financeiro.

Com a Análise de Fluxo de Ordens é possível ter uma base para observar o mercado e seguir na direção certa. É uma boa estratégia para perceber o melhor momento para negociar um ativo, driblando prejuízos gerados pela perda do timing.

Já a grande desvantagem do Tape Reading é o fato de ser uma técnica que necessita de prática e conhecimento para ser executada com eficiência. Então, se você está começando a operar na Bolsa de Valores, terá algumas dificuldades para realizar essa análise.

Se você ainda não entende muito bem como funcionam as negociações do mercado financeiro, provavelmente não vai conseguir interpretar os dados e nem encontrar boas oportunidades. Nesses casos, podemos dizer que o Tape Reading não traz tantos benefícios para quem é trader iniciante.

No fim, essa e mais técnicas devem e podem ser utilizadas em conjunto para que o investidor tenha o maior número de informações antes de começar seu dia em qualquer operação. Os dados do Tape Reading faz com que o investidor perceba as tendências do mercado e ache as melhores oportunidades que podem virar bons negócios.

A verdade é que hoje em dia, você não precisa mais acompanhar o mercado o tempo todo para conseguir bons resultados, pode aproveitar as vantagens do Tape Reading e utilizar o conhecimento de quem realmente entende do assunto. Gostou?

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Ficou com alguma dúvida? Caso queria conhecer mais alternativas de investimentos, conte com a nossa assessoria! Entre em contato conosco, temos uma equipe preparada para ajudar você!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.