Renova Invest Facebook

NUBR33: Saiba tudo sobre o BDR do Nubank!

O Nubank é um dos bancos digitais mais conhecidos pelos brasileiros. Com o crescimento no mercado, a instituição optou por abrir o seu capital na bolsa de Nova York. Porém, os investidores brasileiros podem ter acesso ao BDR do Nubank (NUBR33) na bolsa de valores brasileira (B3).

Antes de investir, no entanto, é importante conhecer as características da empresa e dos ativos. Afinal, fazer uma boa análise de qualquer investimento é fundamental para tomar decisões mais acertadas.

Neste artigo, você conhecerá as principais características do BDR do Nubank. Continue a leitura e confira!

 

Qual é a história do Nubank?

NUBR33

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

O Nubank é uma instituição financeira de tecnologia criada em 2013 pelo colombiano David Vélez, o americano Edward Wible e a brasileira Cristina Junqueira. O objetivo da companhia é tornar o sistema financeiro menos complexo e garantir às pessoas maior controle sobre o dinheiro.

Seguindo essa premissa, o Nubank se tornou uma das maiores instituições financeiras digitais do mundo. A companhia começou em São Paulo como uma pequena startup e já possui clientes e operações no Brasil, México e Colômbia.

Sua função era resolver problemas financeiros usando a tecnologia. Por esse motivo, é definida como fintech, que vem do inglês “financial technology” — e pode ser traduzido como “tecnologia financeira”.

O primeiro lançamento do Nubank foi um cartão de crédito internacional sem taxas ou anuidades. Desde então, a diversidade de produtos aumentou, tornando a empresa uma das mais completas plataformas de soluções financeiras.

Entre as alternativas oferecidas pelo Nubank, estão:


  • conta digital gratuita;
  • programa de benefícios;
  • cartão com a função débito e possibilidade de realizar saques direto da conta;
  • empréstimo pessoal;
  • conta PJ (pessoa jurídica) sem tarifas de manutenção;
  • seguro de vida;

O que é e como funciona um IPO?

Você já viu que o Nubank abriu capital na bolsa de valores de Nova York. Porém, antes de saber mais sobre as características do investimento, é importante entender o que é um IPO (initial public offering). Trata-se da primeira negociação de ações de uma empresa na bolsa.

Portanto, é a estreia de uma companhia no mercado acionário. Quando o processo de IPO acontece, a empresa passa a ser de capital aberto. Com isso, o empreendimento pode captar recursos e utilizar a quantia obtida para realizar projetos de expansão ou consolidação no mercado, por exemplo.

Participar do mercado de ações também pode ser uma forma de fortalecer seu posicionamento e aumentar o alcance no mercado. O IPO também marca a oportunidade para os investidores realizarem aportes em ativos de novas empresas na bolsa.

O que é um BDR?

Como o Nubank abriu seu capital no exterior, é necessário ter conta em uma instituição financeira estrangeira para investir diretamente nas suas ações. Contudo, o processo é mais burocrático e envolve custos com a remessa de câmbio, por exemplo.

No entanto, é possível investir no Nubank diretamente na bolsa de valores brasileira por meio dos BDRs. A sigla significa brazilian depositary receipts, que são os certificados de depósito de valores mobiliários.

Assim, eles permitem que investidores brasileiros possam investir em ativos negociados no exterior, como ações, exchange traded funds (ETFs) e títulos de dívidas. Logo, é uma alternativa para fazer aportes em alternativas disponíveis nas bolsas internacionais por meio da própria B3.

Então, apesar de representarem ativos do exterior, os BDRs são negociados em reais e no Brasil. Mas vale ressaltar que ele não se refere ao investimento em si, mas a um certificado lastreado nele. Para tanto, os ativos ficam depositados e bloqueados em uma instituição custodiante.

Quais são as principais características do BDR do Nubank (NUBR33)?

Em relação ao BDR do Nubank, vale saber que o IPO da instituição aconteceu em 9 de dezembro de 2021 na bolsa de Nova York e teve listagem simultânea na B3 com o BDR NUBR33. Os certificados de depósito bancário da instituição são equivalentes a um sexto de uma ação classe A.

Os recursos captados com a oferta pública inicial serão utilizados para capital de giro, despesas operacionais e de capital, investimentos e potenciais aquisições. A fintech ainda visa o crescimento dos usuários ao longo dos anos e o aprimoramento da plataforma.

Vale destacar que, embora o Nubank tenha surgido no Brasil, o objetivo é democratizar os serviços financeiros além das fronteiras geográficas. Por esse motivo, o IPO foi internacional, optando pela maior bolsa de valores do mundo.

Além disso, como parte do IPO no Brasil, o Nubank criou o programa NuSócios. Ele visa possibilitar que milhões de clientes se tornem sócios da Nu Holding, sem custos. Nesse caso, os interessados tiveram acesso a um BDR da companhia.

Quais as vantagens e os riscos de investir em NUBR33?

Agora que você conhece as características do BDR do Nubank, vale entender quais são as vantagens e os riscos do investimento. Os certificados de depósito mobiliários permitem acessar ações negociadas em outros países sem a necessidade de pagar taxas de envio de dinheiro ao exterior.

Ademais, investir em NUBR33 pode ser uma oportunidade de diversificar a carteira internacionalmente de forma simples. Também há chances de receber os proventos que a empresa distribuir ao longo do tempo.

Investir em BDR também é uma maneira de expor parte do seu portfólio a moedas mais fortes. Em relação aos riscos, vale ressaltar que os certificados são ativos de renda variável que estão sujeitos às oscilações do mercado.

Portanto, antes de investir, é essencial buscar o máximo de informações possível sobre a empresa e sobre o mercado de forma geral. Ainda, vale acompanhar o desempenho da companhia na bolsa de valores.


Como investir em NUBR33?

Se você se interessou em investir no BDR do Nubank, é importante entender como realizar o processo. O primeiro passo para fazer o investimento é abrir conta em um banco de investimentos para ter acesso ao home broker. Assim, você poderá encontrar os BDRs negociados na bolsa.

Depois, busque pelo ticker NUBR33, utilizado para o Nubank, selecione o número de ativos, o preço e emita uma ordem de compra. Após a execução da ordem e o prazo de liquidação, os ativos estarão disponíveis na sua carteira de investimentos.

Agora você já conhece o BDR do Nubank e tem mais informações para analisar se o investimento faz sentido para a sua carteira. Antes de tomar sua decisão, não deixe de considerar o seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros. Ainda, não esqueça de avaliar os fundamentos da empresa.

Gostou do conteúdo e quer se manter atualizado sobre os acontecimentos do mercado financeiro? Então siga nossos perfis no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e acompanhe as atualizações!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.