Renova Invest Facebook

Mastercoin: como funciona este ativo digital?

Mastercoin
Mastercoin

O Bitcoin foi a primeira moeda digital criada e inaugurou o cenário de criptoativos. Porém, a moeda digital também apresenta oportunidades de melhoria, as quais foram identificadas e se transformaram em outras moedas. Por isso, vale saber o que é Mastercoin.

A moeda traz uma nova camada, aplicada sobre a estrutura já consolidada de blockchain, e gera novas possibilidades, aumentando a flexibilidade. Ao mesmo tempo, a Mastercoin tem riscos que não podem ser ignorados.

Assim, explore esse ativo digital e entenda quais são as principais características da Mastercoin!

O que é Mastercoin?

Apesar de a Mastercoin fazer parte da classificação das moedas digitais, ela não se limita a isso. Também é uma alternativa de plataforma, que visa a agregar novas funcionalidades à estrutura de blockchain do Bitcoin.

A ideia do criptoativo é criar possibilidades que beneficiem toda a comunidade, tanto de Bitcoin quanto das novas criptomoedas. Seu lançamento aconteceu em 2013, após passar por adaptações para a criação de protocolo.

Como a Mastercoin funciona?

Para entender o que é Mastercoin, é importante compreender que ela não é como outras criptomoedas, que são negociadas e passam por valorização. Na verdade, seu funcionamento se baseia na proposta de adicionar um protocolo novo, em camadas, sobre a estrutura atual de Bitcoin.

Segundo os desenvolvedores, isso é possível por alguns motivos. O primeiro é que, como não há mudanças nos fundamentos do Bitcoin, não é preciso ter anuência de toda a comunidade. Afinal, a moeda digital mais famosa do mundo permanece intacta.

Paralelamente, o novo protocolo pode trazer mais estabilidade e segurança, além de centralizar operações. Além de tudo, é uma forma de implementar novas funcionalidades, segundo as características do desenvolvimento.

O foco das moedas digitais está em dispor de uma atuação descentralizada e independente de instituições financeiras tradicionais. Ao mesmo tempo, o funcionamento de cada solução depende da composição de recursos e dos protocolos utilizados na construção.

Quais são as principais vantagens do criptoativo?

O fato de ser uma infraestrutura completa, muito mais que uma moeda digital, faz com que a Mastercoin traga benefícios. Por usar os recursos de criptografia e se apoiar na estrutura consolidada de blockchain do Bitcoin, há um nível reforçado de segurança.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Por sinal, esse uso envolve o registro de todas as operações do Mastercoin no blockchain do Bitcoin. É algo que aumenta a confiabilidade geral, o que pode ajudar a atrair novos investidores. Os custos também podem ser atraentes.

Transações acima do protocolo podem ter taxas, mas as que utilizam diretamente o Mastercoin não têm. Ao mesmo tempo, a estrutura é eficiente o bastante para permitir a transferência adequada de tokens, por exemplo.

Mas como a Mastercoin se diferencia de outras criptomoedas? Um dos diferenciais é a sua principal característica: o uso de protocolos como camadas superiores. No mercado de criptoativos, a ideia se mostrou inédita e trouxe muitas possibilidades.

Outro ponto de destaque envolve a capacidade de desenvolvimento. Por já contar com toda a segurança do Bitcoin, a Mastercoin sai à frente para consolidar novas soluções no mercado, com agilidade de implementação.

Além disso, oferece muita flexibilidade e adaptação às características e necessidades específicas. Sendo assim, as camadas sobre o Bitcoin podem apresentar funcionalidades e características distintas. Isso não está disponível na maioria das moedas digitais.

Quais são os riscos?

Apesar de ser inovadora e trazer uma proposta com muitos caminhos, a Mastercoin tem riscos consideráveis. O principal deles envolve a competição — no caso, a Counterparty é a sua maior rival em termos de solução.

O grande problema é que a Mastercoin cometeu alguns erros, como a questão da recompensa com a SafeCoin, que você verá adiante. Isso criou uma crise de confiança e pavimentou o caminho para a Counterparty se estabelecer, de modo bem-sucedido, como sua maior concorrente.

Dessa maneira, pode ser vista como uma oportunidade mais arriscada e que seria voltada para quem tem um perfil arrojado. Além do mais, o investimento não é como de uma moeda digital tradicional, o que exige ainda mais conhecimentos e consideração.

Qual a relação entre Mastercoin e Omni?

Para entender o que é Mastercoin de forma definitiva, você também deve saber que a criptomoeda e estrutura mudou de nome. A troca aconteceu em 2015, quando passou a se chamar Omni. O objetivo foi aliviar uma crise de imagem.

A crise foi causada por um problema com a SafeCoin. Com o uso do recurso conhecido como MaidSafe, a SafeCoin se tornou uma espécie de moeda em circulação para a Mastercoin.


Isso fez com que o Bitcoin ficasse de lado, além de gerar recompensas que se acumularam. Como consequência, muitos usuários decidiram converter suas SafeCoins, o que levou David Irvine, fundador da MaidSafe, a um prejuízo milionário.

De certo modo, foi algo que transpareceu a ideia de pirâmide financeira, embora não fosse. Foi de um cenário nessas condições que surgiu a necessidade de troca de nome, com o objetivo de alterar o posicionamento de mercado.

Após descobrir o que é Mastercoin, fica claro que ela não é só uma moeda e, sim, um ativo digital. Com o propósito de melhorar o uso de blockchain do Bitcoin, pode trazer novas oportunidades, mas também tem riscos consideráveis, como você viu!

Ajude mais gente a conhecer essa alternativa! Compartilhe este artigo em suas redes sociais e aproveite para debater com seus contatos sobre o criptoativo.

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.