Busca de Artigos no blog

Libra esterlina com o rosto do novo monarca britânico; o que muda?

Libra esterlina com o rosto do novo monarca britanico o que muda
Libra esterlina com o rosto do novo monarca britanico o que muda

Dizem por aí que tempo é dinheiro. E quanto tempo é preciso ou quanto de dinheiro é gasto para manter uma tradição? Após a morte da rainha Elizabeth II, há cerca de 30 bilhões de moedas com o seu rosto em circulação no Reino Unido e nas próximas semanas, o Banco Central do país deve anunciar quando e como será a transição para uma nova versão da libra esterlina, agora com o rosto do novo rei, Charles III.

A face será virada para a esquerda nas peças metálicas, o lado oposto ao da Elizabeth. O sistema pode demorar ao menos dois anos para recolher e emitir as novas moedas. Inclusive, uma curiosidade é que desde o século 17, monarcas britânicos são representados nas peças de metal com o rosto voltado para a direção oposta à do antecessor imediato.

E ao contrário do que pensam, as moedas não devem mudar obrigatoriamente. Se a Coroa Britânica decidir junto ao Banco Central em manter em circulação o dinheiro com a face da rainha, então nada muda. O sucesso da Rainha é tanto, que de acordo com o Guinness World Records, ela aparece na moeda de ao menos 33 países, como Canadá, Jamaica e Nova Zelândia.

Sendo assim, cada nação pode decidir se quer mudar ou não a sua moeda, depende da legislação. Além disso, a Casa da Moeda Real comunicou que o custo de produção da moeda pode mudar de acordo com cada valor de face e o material usado.

As cédulas também vão mudar?

A rainha Elizabeth II é o rosto também nas cédulas da libra desde  1960 e para manter a tradição, o governo precisaria desembolsar o equivalente a R$ 3,5 bilhões. Por questões de logística, essa mudança não vai acontecer tão logo, ainda mais por estarem trocando o papel-moeda por notas feitas de plástico.

O dinheiro atual com a imagem de Sua Majestade continuarão a ter curso legal. O Banco Central da Inglaterra informou que um anúncio sobre as notas existentes será feito quando terminar o período de luto.

O dinheiro atual no Reino Unido perde o valor?

A resposta é não. O processo de recolhimento e reimpressão de novas notas pode levar ao menos dois anos, sem contar a cunhagem de novas moedas e é algo gradual. Ou seja, o dinheiro atualmente usado no Reino Unido ainda fica válido até segunda ordem.

Porém, algumas notas saem de circulação e perdem valor no fim desde mês, como as que possuem o verso com imagens do economista Adam Smith e dos inventores industriais Matthew Boulton e James Watt.

E afinal, como é a libra esterlina?

Você deve ter ficado curioso em como é a moeda que todo mundo está falando, então veja abaixo algumas versões da libra esterlina:

Moeda comemorativa de 300 anos do Banco da Inglaterra
Moeda comemorativa de 300 anos do Banco da Inglaterra – Foto: Divulgação/Banco da Inglaterra

Primeira cédula com o rosto da monarca
Primeira cédula com o rosto da monarca — Foto: Divulgação/Banco da Inglaterra

A morte da rainha Elizabeth II impacta a Bolsa de Valores?

Eis a questão: será que é um momento importante o suficiente para marcar a Bolsa de Valores? A de Londres sim. Por mais que as contratações não foram interrompidas no dia do falecimento de Elizabeth II, a Bolsa de Valores de Londres fechará no dia do funeral da Rainha. Isso acontecerá dez dias após a morte da soberana, quando também a maior parte do país terá um dia de folga.

Até o momento, a Bolsa de Londres vai ficar fechada somente por um dia, porém, a imprensa britânica está relatando que o pregão poderia ser interrompido “potencialmente por vários dias”. Ou seja, pode custar bilhões para o mercado financeiro.

Quer saber mais? Leia a matéria completa aqui. 

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos sobre as marcas mais valiosas, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Quer saber mais sobre o mercado e suas oportunidades? Entre em contato conosco da Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.