Renova Invest Facebook

LAJIR: o que é e como calcular? Descubra!

LAJIR:
LAJIR:

A saúde financeira de uma empresa depende de diversos fatores — não apenas de uma receita crescente. É importante que o negócio seja capaz de gerar resultados e lucros, de modo a se manter de maneira saudável no mercado. Para identificar essa capacidade em uma companhia, você pode usar o LAJIR.

Por meio desse indicador você consegue observar quantitativamente o desempenho do lucro do empreendimento. Assim, é possível tomar uma decisão que faça sentido para a sua estratégia, considerando a sua tolerância ao risco e os objetivos com o investimento.

Quer aprender mais sobre esse indicador? Neste artigo, você conhecerá o conceito de LAJIR e a forma de calculá-lo. Confira!

O que é e como funciona o LAJIR?

Antes de investir em uma empresa, é essencial conhecer seus resultados e entender tanto a sua situação atual quanto as perspectivas no longo prazo. Nesse momento, usar os indicadores financeiros pode ser de grande ajuda — entre as possibilidades, está o LAJIR.

Em inglês, ele é conhecido como earning before interest and taxes (EBIT). Ele representa o lucro obtido por uma empresa antes de juros e Imposto de Renda. Na prática, o indicador se refere ao lucro operacional da companhia avaliada.

Como você verá, o LAJIR está relacionado à saúde financeira do negócio e às características de sua operação. Logo, é preciso entender o significado desse elemento e o que ele representa.

Para que serve esse indicador?

O próximo aspecto para conhecer sobre o LAJIR é a sua funcionalidade. Ele serve para expressar o lucro bruto ou operacional da empresa, indicando o nível de resultado que a companhia é capaz de gerar com sua atividade-fim.

Portanto, o indicador não considera os resultados empresariais obtidos por investimentos ou outras fontes de renda. O foco está no lucro conquistado a partir das operações principais do negócio, como a venda de produtos.

Como consequência, ele também serve para indicar qual é a capacidade de geração de lucros e mesmo a eficiência do negócio. É como avaliar a rentabilidade bruta dos investimentos, o que permite identificar qual pode apresentar o maior retorno antes de outras despesas financeiras.

Como fazer o cálculo?

Considerando a utilidade do LAJIR, é interessante saber como calculá-lo. O processo costuma ser simples devido à apresentação dos dados das empresas.

No Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), você encontrará esse indicador na linha referente ao resultado operacional bruto, lucro bruto ou lucro operacional. Dessa forma, é possível ter o resultado diretamente.

Entretanto, se o DRE não trouxer a informação, basta somar o lucro líquido aos juros e aos impostos cobrados nas linhas acima dele. Logo, não é preciso utilizar fórmulas complexas.


INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO Investir fora do Brasil

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO Investir fora do Brasil

Aprenda a como investir no exterior de forma prática


Após encontrar o valor desse indicador, você pode calcular a margem LAJIR ou EBIT. Ela é dada pela seguinte fórmula:

Margem LAJIR = (LAJIR / Receita líquida) x 100

O resultado indica quanto da receita líquida foi obtida de maneira operacional. Então, o resultado serve para apontar a capacidade da empresa quanto à performance.

Qual a diferença entre LAJIR, LAJIDA e LAIR?

Tão importante quanto conhecer o LAJIR é entender as diferenças para outros indicadores semelhantes. O LAJIDA (ou EBITDA, em nível internacional), por exemplo, é o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Logo, ele representa o lucro líquido do negócio.

Já o LAIR é o lucro antes de Imposto de Renda. Ele pode ajudar na avaliação interna quanto ao pagamento de impostos conforme o enquadramento tributário, por exemplo.

Apesar de todos os indicadores serem semelhantes e fazerem parte da contabilidade empresarial, eles apontam questões diferentes sobre a saúde financeira. Portanto, conhecer o que esses dados representam auxiliará sua análise da companhia.


Por que é importante entender esse conceito?

Até aqui, você viu o que é o LAJIR e o que ele indica. Agora, você deve considerar a importância de conhecê-lo. Internamente, a avaliação do LAJIR pode ajudar a gestão empresarial a encontrar gargalos, definir metas e melhorar os resultados.

Na prática, o indicador permite que você compreenda quão eficiente uma empresa é em gerar resultados. Quanto maior for o LAJIR, maior é a parcela da receita líquida obtida com as operações principais do negócio.

Além disso, é possível comparar o LAJIR de diversas empresas do mesmo segmento. Tendo esse indicador como parâmetro, você poderá encontrar qual é a companhia mais eficiente em termos de geração de resultados.

No geral, a avaliação do LAJIR faz parte de uma análise fundamentalista. Com esse e outros indicadores, você pode identificar os riscos que a companhia oferece e se ela pode ser uma boa alternativa para a sua carteira.

Vale destacar que o LAJIR traz uma visão objetiva, quantitativa e mensurável das capacidades operacionais da empresa. Portanto, conhecer o seu resultado ajuda a entender o panorama do negócio.

Quais são as vantagens de usar o LAJIR?

Você já sabe que o LAJIR é importante para a análise fundamentalista. Porém, vale a pena conhecer mais sobre as vantagens de utilizar o indicador ao avaliar companhias para investir.

Por exemplo, essa é uma métrica relativamente simples. Com ela, você consegue entender qual é a capacidade de geração de caixa empresarial, desconsiderando fatores que não se relacionam às operações do negócio.

O indicador também pode ser usado para estabelecer comparações, como visto. Como ele é facilmente calculado ou encontrado, você pode identificar qual é a melhor empresa para investir, entre as opções avaliadas.

Ainda, usar o LAJIR pode ser útil para evitar decisões precipitadas e até incorretas sobre investimentos. Afinal, não basta ter uma receita bruta elevada se o lucro for muito baixo, por exemplo.

Nesse sentido, ele permite se aprofundar sobre a real situação financeira e a capacidade de performance da companhia de interesse. Logo, você pode ter uma visão mais clara sobre a produtividade e lucratividade das operações do empreendimento.

A partir desses dados, você pode escolher as companhias que se mostrem mais interessantes, considerando também outros indicadores fundamentalistas e a sua estratégia de investimento.

Como você viu, o LAJIR é um indicador financeiro que aponta a capacidade de geração de caixa e de lucro operacional do negócio. Por meio dele, você pode aprofundar a análise fundamentalista e mesmo comparar empresas em busca da melhor decisão para o seu portfólio de ações.

Essas informações foram úteis? Se precisar de ajuda para conhecer e usar os indicadores financeiros, fale conosco da Renova Invest!

Veja também

botão de concordância

0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.