ishares small cap

iShares Small Cap: Conheça o ETF SMAL11

O iShares Small Cap é um ETF que pode agradar investidores que se interessam pelas “pequenas empresas” listadas na bolsa de valores. Afinal, trata-se de companhias que oferecem possibilidades de expansão e podem gerar bons lucros no futuro.

Fazer aportes via ETF, no entanto, pode ser uma maneira de diversificar a carteira e investir em small caps com facilidade. Então continue conosco para saber mais sobre o iShares Small Cap!

O que é ETF?

Os Exchange Trade Funds (ETF) são fundos de índice que utilizam um determinado benchmark como referência. Normalmente, são vinculados a índices de Ações, mas não se restringem a apenas eles.

O objetivo do ETF é ter um rendimento igual ou semelhante à carteira do índice que utiliza como referência. É o caso do índice Ibovespa, ICO2, S&P500, entre outros.

O que é o índice Small Cap?

O Small Cap (SMLL) é um índice que apresenta uma carteira teórica de Ações que representam companhias com menor capitalização e menor porte na bolsa de valores.

Como o índice Small Cap funciona?

Para escolher as empresas que vão fazer parte da carteira teórica, o Small Cap Index segue algumas regras. Além disso, a carteira formada não é fixa. Isso significa que podem ser retiradas e adicionadas empresas a cada quadrimestre.

Os ativos escolhidos devem estar entre os mais negociados na B3. É importante entender que o SMLL não considera que todas as empresas têm o mesmo peso na composição da carteira.

Algumas companhias que costumam aparecer nesse índice são: Centauro, Banco Inter, Lojas Marisa, etc. No site da B3, é possível verificar quais são as instituições presentes na carteira teórica do SMLL no momento.

E, como você pode imaginar, existem ETFs que utilizam o SMLL como índice de referência. Você conhecerá mais sobre um deles, o SMAL11.

O que é o SMAL11?

O nome do fundo é iShares BM&FBOVESPA Small Cap Fundo de Índice. Foi lançado em 2008 e utiliza o índice Small Cap como benchmark. É administrado pelo Banco BNP Paribas. A gestão é feita pela BlackRock Brasil.

A taxa de administração é de 0,5% ao ano. O valor da cota, em novembro de 2020, era de R$126,90. Nesse mesmo mês, o patrimônio líquido do fundo era de R$1.657.452.828. O ticker de negociação na bolsa é o SMAL11.

Objetivo do fundo

O fundo investe, no mínimo, 95% do seu patrimônio em ações do SMLL, em qualquer proporção. Ele também pode investir em posições compradas no mercado futuro do benchmark.

No restante de 5% da sua carteira, o fundo pode deter ações e outros ativos que não fazem parte do índice Small Cap.

Quais as vantagens de investir no iShares Small?

Investir no SMAL11 permite ao investidor se expor a uma carteira diversificada em uma única aplicação. Essa diversificação pode minimizar os riscos do portfólio.

Além disso, uma vez que as small caps têm potencial de crescimento superior às empresas maiores, podem trazer bons lucros para os cotistas dos ETFs no médio e longo prazo.

Quais os riscos de investir no iShares Small?

Contudo, há riscos envolvidos no investimento. O principal risco relacionado às small caps está relacionado à volatilidade. Por de tratar de empresas em crescimento, as oscilações nos preços das Ações podem ser mais frequentes.

É importante ter em mente também que companhias small caps podem oferecer uma quantidade menor de informações aos investidores em relação aos fundamentos da empresa. E, normalmente, têm menor liquidez.

Como investir no iShares Small?

Para investir no iShares Small é preciso ter conta em um banco de investimentos. Com acesso ao home broker, basta digitar o código SMAL11, escolher o número de cotas e realizar a compra.

Quer acompanhar outros ETFs que podem ser do seu interesse? Conheça agora o BOVV11!

(Visited 61 times, 1 visits today)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe uma resposta


Mais Lidos

Postagens Relacionadas

Categorias

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.