Renova Invest Facebook

Número de investidores de FIIs bate a marca de 2 milhões; veja como investir

Fundos imobiliarios conheca 5 tipos e como investir
Fundos imobiliarios conheca 5 tipos e como investir

De acordo com o boletim mensal da B3, o número de investidores de fundos imobiliários superou a marca de 2 milhões. Só em janeiro, o mercado financeiro ganhou novos 63 mil cotistas de FIIs, fechando 2,062 milhões.

O número é praticamente dez vezes mais do que o registrado em dezembro de 2018, que foi de 208 mil, segundo os da B3. Uma curiosidade bacana é que as pessoas físicas são protagonistas quando o assunto é FIIs, representando 74,1% da base total de investidores. Já os institucionais aparecem na sequência com 19,4%.

Em relação ao volume financeiro negociado, os CPFs respondem por 67,7% do montante e os investidores institucionais correspondem a 21,4%. Além disso, o patrimônio líquido dos fundos imobiliários chegou em dezembro de 2022 a marca de R$ 201 bilhões, que é o maior patamar da história.

Como investir em fundos imobiliários?

Agora você entende o que são FIIs e quais são os principais tipos disponíveis no mercado. Agora, é hora de aprender a fazer seus aportes — caso os fundos imobiliários façam sentido para suas estratégias.

Confira 4 passos simples e práticos a seguir!

1. Reflita sobre seu perfil e objetivos de investimento

Conhecer seu perfil de investidor é essencial para investir com inteligência em qualquer alternativa. Afinal, é por meio dele que você saberá identificar quais são as suas características e tolerância aos riscos.

Esse perfil é classificado em:

  • conservador — baixo risco, priorizando segurança;
  • moderado — equilíbrio entre riscos e busca por maior rentabilidade;
  • arrojado — alto risco, pois prioriza o potencial de ganhos.

Além do perfil, é importante saber quais são os seus objetivos financeiros. É a partir deles que você será capaz de escolher os fundos de investimentos que estejam alinhados com a realização dos seus projetos.

2. Entenda o funcionamento dos FIIs

Outro ponto importante é entender o funcionamento dos FIIs. Para isso, é preciso conhecer alguns termos aplicados a eles. Por exemplo, o ticker — que é o código das cotas de fundos imobiliários na bolsa.

Também é importante conhecer as características de cada tipo de fundo imobiliário, principalmente no que se refere ao preço das cotas, forma de rendimentos e estratégia seguida pelo gestor. Assim, você será capaz de identificar quais FIIs estão mais alinhados ao que você procura.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

3. Identifique os FIIs disponíveis no mercado

Depois de entender o funcionamento dos fundos imobiliários, o próximo passo é identificar os FIIs disponíveis no mercado. Na sua conta do banco de investimentos é possível acessar a bolsa pelo home broker e selecionar os FIIs mais interessantes para você.

Também é possível pesquisar sobre o assunto e acompanhar o mercado por meio de analistas de investimentos ou de carteiras recomendadas, por exemplo. Contudo, lembre-se de fazer uma avaliação pessoal.

4. Faça uma avaliação de fundamentos e envie a ordem de compra

Existem diversos fundamentos que você deve incluir na análise dos fundos imobiliários, como:

  • vacância dos imóveis: a taxa de imóveis vagos, em casos de fundos de tijolos com foco em aluguéis;
  • valor patrimonial do fundo: pode ajudar a avaliar o preço das cotas, de acordo com o valor real do patrimônio;
  • qualidade de gestão: identificar o quão eficiente são os gestores e administradores dos fundos;
  • taxa de capitalização do imóvel: permite analisar o rendimento recebido;
  • taxa de administração: percentual que remunera os serviços prestados pelo gestor e equipe de administração.

Depois de analisar esses aspectos, certamente você estará mais pronto para investir em FIIs. Então procure o código do fundo que você deseja comprar no home broker e envie a ordem de compra. Por fim, não deixe de avaliar o desempenho dos fundos da sua carteira ao longo do tempo.

Agora que você sabe como investir em fundos imobiliários seguindo 4 passos simples, você tem condições de dar o próximo passo com mais segurança. Lembre-se sempre de levar em consideração seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros.

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Ficou com alguma dúvida? Caso queria conhecer mais alternativas de investimentos, conte com a nossa assessoria! Entre em contato conosco, temos uma equipe preparada para ajudar você!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.