Renova Invest Facebook

IMA-B: o que é e como funciona esse o índice

IMA-B: o que é e como funciona esse o índice
IMA-B: o que é e como funciona esse o índice

A Anbima é uma das principais instituições do mercado financeiro brasileiro, responsável por regular as instituições. Nisso, foram criados os índices IMA, em que o IMA-B faz parte. Se você ainda não sabe o que é, então vai descobrir ao longo deste artigo o motivo de precisar incluir isso no seu cotidiano. Vamos nessa? 

Primeiro de tudo, o índice IMA-B tem por base o desempenho dos Títulos do Tesouro IPCA+ e das NTN-Bs. É um índice em que o desempenho é atrelado – de forma indireta – à inflação com base no índice IPCA, que é o indexador desses títulos do Tesouro.

Ao acompanhar esse índice, o investidor pode ter um auxílio no dia a dia no mercado financeiro, desde que não se esqueça de ficar atento ao desempenho do IMA-B no investimento feito em títulos indexados à inflação.

O que é IMA-B?

O índice IMA-B é uma categoria que acompanha o portfólio de títulos atrelados ao IPCA, o que quer dizer que representa o desempenho dos preços de mercado de títulos públicos NTN-Bs (Notas do Tesouro Nacional – Série B ou Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais). Vale pontuar que são produtos que oscilam de acordo com a inflação.

Além disso, os fundos vinculados ao IMA-B são analisados todo mês, através da divulgação do rebalanceamento. Isso acontece porque podem ocorrer mudanças nos estoques de títulos públicos no mercado. 

As alterações dos títulos influenciam no IMA-B?

Não é novidade que os títulos representados pelo IMA-B sofrem várias alterações. Principalmente pelo fato de que os cenários econômicos alteram os títulos e influenciam no IMA-B. A

Podemos listar alguns motivos de alteração nos títulos IPCA, que interfere na curva de inflação e afeta o poder de compra das pessoas: 

  • Valor do dólar; 
  • Relações comerciais internacionais;
  • Valorização/desvalorização do real;
  • Taxas de importação e exportação;

O índice IMA-B oscila conforme as variações dos títulos e com o seu peso. Portanto, para ilustrar melhor, quanto maior a quantidade e volume de negociação de um título público indexado ao IPCA, maior será a interferência do ativo na performance do índice, no geral. 

Tesouro Direto, fundos de investimentos e ações: vale investir em 2023?
Fundos Imobiliários para Investir em 2023
Principais Ações Americanas para Investir em 2023

Quais são as categorias do índice IMA-B? 

O índice IMA-B se divide em várias categorias segundo o vencimento dos títulos públicos atrelados ao IPCA. Veja cada um deles: 

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

 

  1. IMA-B 5: categoria do índice que corresponde aos mesmos títulos das Notas do Tesouro Nacional, porém, com prazo de vencimento de até cinco anos.
  2. IMA-B 5+: o índice acompanha o desempenho dos títulos IPCA com vencimento acima de cinco anos. 
  3. IMA-B geral: categoria composta por títulos indexados ao IPCA com todas as datas de vencimento.

Como já falamos ao longo deste artigo, o IMA-B representa a evolução, a preços de mercado, da carteira de títulos públicos indexados ao IPCA (NTN-B). De acordo com informações da Anbima de outubro de 2022, veja algumas características adicionais do índice: 

  • Valor do índice: R$ 8.621,60
  • Número de componentes: 14
  • Valor de mercado: R$ 1.554,47
  • PMR: 3.053
  • Duration: 1.684
  • Convexidade: 95,61
  • Yield: 5,63
  • Redemption Yield: 5,70
Fonte: Anbima
Fonte: Anbima
Fonte: Anbima
Fonte: Anbima

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos sobre as marcas mais valiosas, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Quer saber mais sobre o mercado e suas oportunidades? Entre em contato conosco da Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.