Renova Invest Facebook
Busca de Artigos no blog

FLMA11: conheça o FII da Continental Square Faria Lima

FLMA11:
FLMA11:

Quem deseja investir em fundos imobiliários (FIIs) têm acesso a muitas alternativas na bolsa de valores. Entre elas está o FLMA11 — um FII que pode interessar a investidores com diferentes estratégias e objetivos.

Conhecer as características dessa alternativa é muito importante para saber se ela se adéqua ao que você busca no mercado financeiro. Afinal, é com essas informações que você poderá verificar se determinado aporte é adequado para seu perfil de investidor e objetivos.

Ficou interessado? Então confira a seguir o que é o FLMA11 e como ele funciona!

O que é o FLMA11 e como ele funciona?

O FLMA11 é o ticker de um fundo de investimento imobiliário disponível aos investidores. O seu nome oficial é Continental Square Faria Lima FII e ele é administrado pela BR Capital DTVM SA.

Vale destacar que os fundos de investimento imobiliário funcionam como uma carteira composta por diversos ativos ligados ao mercado de imóveis. Além disso, ele é considerado um investimento coletivo, com administração e gestão realizada por profissionais.

O FLMA11 foi lançado no mercado em 2000, sendo um dos FIIs mais antigos que ainda está em operação. Assim, os investidores que desejam participar desse fundo podem encontrá-lo na bolsa de valores brasileira, a B3.

O investimento acontece por meio da compra de cotas, que representam uma fração ideal do patrimônio do fundo. Desse modo, as oscilações de preços das cotas acompanham as variações da própria carteira do FLMA11, além de sofrer reflexos pela lei da oferta e demanda na bolsa.

Logo, é possível ter ganhos se as cotas se valorizarem. Além disso, os fundos de investimento imobiliário precisam pagar dividendos aos seus cotistas. Nesse caso, periodicamente os lucros recebidos pela carteira do fundo são distribuídos aos seus participantes.

Conforme as normas do mercado financeiro, pelo menos, 95% dos ganhos obtidos devem ser repassados em forma de dividendos. Essa distribuição deve ocorrer, no mínimo, a cada 6 meses e de forma proporcional, de acordo com a quantidade de cotas de cada investidor.

Quais são as principais características desse FII?

Agora você já sabe que o FLMA11 é um fundo de investimento imobiliário e como se dá o aporte nele. Então é preciso conhecer as características desse FII.

Renda fixa
Seta Tripla

Descubra agora a
NOVA RENDA FIXA
que pode turbinar seus ganhos. 


Confira a seguir as principais informações sobre o FLMA11:

Composição da carteira

A primeira informação relevante sobre o FLMA11 é a composição de sua carteira. Como você viu, os fundos imobiliários podem ter diversos ativos ligados ao mercado imobiliário. O portfólio varia conforme as estratégias de cada veículo de investimento.

Nesse contexto, o FLMA11 é considerado um fundo do tipo tijolo. São chamados assim os veículos que possuem imóveis físicos em sua carteira. Por exemplo, terrenos, centros comerciais, galpões e outros ativos — seja para lucrar com a venda ou com o aluguel.

A estratégia do FLMA11 é alugar e arrendar imóveis pertencentes ao edifício chamado Continental Square Faria Lima. Ele se localiza na cidade de São Paulo, em uma posição privilegiada, sendo composto por diversas unidades comerciais.

O fundo possui escritórios do local e também quartos do Hotel Pullman, pertencente ao edifício. A ideia é obter ganhos mensais relevantes aos seus cotistas com a negociação referentes a essas unidades.

Gestão e administração

Como você já viu, a gestão da carteira do FLMA11 é realizada pela BR Capital. Ela é uma estruturadora de fundos de investimento e, por meio de empresas coligadas, atua como gestora e administradora.

Além do FLMA11, a BR Capital atua em mais de 20 fundos de investimentos imobiliários, trazendo mais experiência e segurança para a gestão. Dessa forma, a empresa é reconhecida no mercado pela administração dessas carteiras.

Taxas cobradas

Os fundos de investimento imobiliário proporcionam diversas facilidades aos investidores, não é mesmo? Uma das principais é gestão profissional, então esse serviço deve ser remunerado. Portanto, o FLMA11 cobra uma taxa de administração de seus cotistas.

Contudo, não há a cobrança de taxa de performance, conforme o regulamento do fundo. Mas é importante saber que essas regras podem ser alteradas por meio de uma assembleia deliberativa. Então vale a pena ficar atento aos documentos oficiais do FLMA11 para se manter atualizado.

Quais são as vantagens e riscos de investir no FLMA11?

Após conhecer as principais características do FLMA11 você deve entender quais são as vantagens e os riscos de investir nessa alternativa. Veja só:


Vantagens

A primeira vantagem do FLMA11 é uma característica de todos os fundos de investimento. Com esses veículos, o investidor tem acesso de forma descomplicada a uma carteira de ativos — o que pode trazer maior diversificação para a sua estratégia.

Outra vantagem é poder contar com a gestão profissional dos recursos. Dessa maneira, você não participa das decisões de investimento e não precisa fazer análises sobre os imóveis ou administrar os aluguéis.

Riscos

Contudo, também é fundamental considerar os riscos atrelados ao FLMA11. Primeiro, é preciso entender que os FIIs são veículos de renda variável. Então não há garantias de rentabilidade, podendo haver desvalorização do capital em determinados cenários.

Além disso, há o risco atrelado ao próprio mercado imobiliário — que pode se aquecer ou retrair conforme as movimentações do setor. Ainda, como um fundo de tijolo que foca em aluguéis e arrendamento, os ganhos do FLMA11 estão diretamente atrelados à vacância dos imóveis.

Vale a pena investir no FLMA11?

Muitos investidores se perguntam se vale a pena investir no FLMA11. É o seu caso? Para definir se essa alternativa é adequada, você precisa considerar o seu perfil de investidor, seus objetivos financeiros e suas preferências no mercado.

Como vimos, os FII são investimentos de renda variável e estão expostos a riscos. Desse modo, ter um perfil que tolere mais riscos é importante para suportar as oscilações do mercado financeiro e não tomar decisões precipitadas.

Ainda, você deve definir objetivos financeiros concretos. Com essas informações, será possível avaliar se o FLMA11 pode ajudá-lo a conquistar essas metas e realizar os seus sonhos por meio do investimento.

Como investir no FLMA11?

Caso defina que o FLMA11 é um investimento adequado para sua estratégia, você pode fazer o aporte por meio da bolsa de valores. Para tanto, é necessário ter uma conta em um banco de investimentos, que proporcionará o acesso ao home broker para adquirir as cotas.

Pronto! Agora você já conhece o FLMA11 e suas principais características. Lembre-se de sempre avaliar as alternativas de investimentos e considerar seu perfil e objetivos para tomar decisões que façam sentido para sua estratégia.

Quer ajuda para entender melhor os investimentos? Então conte com a Renova Invest!

 

 

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.