Renova Invest Facebook

Efeito dunning-kruger: o que é e como funciona

Efeito dunning-kruger
Efeito dunning-kruger

A tomada de decisão do investidor não ocorre de modo apenas racional. Isso porque o cérebro pode usar diferentes atalhos e mecanismos de avaliação. Eles são chamados de vieses — e, entre eles, está o efeito dunning-kruger.

Esse é um fenômeno que envolve o conhecimento de uma pessoa e como ela percebe as próprias habilidades. Dependendo do caso, o viés pode fazer com que você tome decisões inadequadas. Por isso, é essencial saber como lidar com a situação.

Neste artigo, você entenderá a relação entre o efeito dunning-kruger e o mercado financeiro e como lidar com esse quadro. Confira!

O que é o efeito dunning-kruger?

O efeito dunning-kruger consiste em um viés cognitivo relacionado à percepção que cada pessoa tem sobre o próprio conhecimento. Na prática, ele prevê dois comportamentos distintos.

O primeiro envolve quem não conhece determinado assunto. Quando há a incidência desse efeito, a tendência é que a pessoa supervalorize o próprio conhecimento, encarando-se como uma especialista.

Já o segundo comportamento envolve os verdadeiros especialistas no tema. Normalmente, essas pessoas têm consciência sobre tudo o que ainda falta saber. Com isso, tendem a subestimar o próprio conhecimento ou preparo sobre uma questão.

Como foi criada a teoria sobre esse viés?

Agora que você conhece esse fenômeno comportamental, é interessante saber como ele foi definido inicialmente. Em 1999, os psicólogos David Alan Dunning e Justin Kruger conduziram um estudo na Cornell University.

A partir das hipóteses trabalhadas e dos resultados coletados, eles chegaram a duas conclusões:

  • os participantes com baixa habilidade em determinada tarefa superestimaram suas habilidades, acreditando que estavam mais preparados ou eram mais capazes do que a realidade;
  • os participantes com alto desempenho no mesmo assunto minimizaram a própria capacidade.

Na prática, o efeito costuma ocorrer devido à capacidade de um indivíduo tem ou não de reconhecer a complexidade de um problema ou de um tema. Quanto maior for essa consciência, menos tende a ser a percepção sobre o próprio conhecimento.

Essa dinâmica cria uma espécie de curva de aprendizado. Após saber um pouco sobre o tema, o grau de confiança do indivíduo tende a se elevar de modo intenso. Porém, conforme progride em conhecimento, ele começa a perceber que o assunto contempla mais do que ele imaginava.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Isso leva a uma queda pontual no grau de confiança. Se o desenvolvimento continuar e a pessoa construir mais conhecimento, ela voltará a ter uma confiança um pouco maior — mas estando ciente de que não sabe de tudo.

Como o efeito dunning-kruger se manifesta no mercado financeiro?

Após entender o funcionamento do efeito dunning-kruger, faz sentido imaginar que ele se aplica em muitos setores do cotidiano. E o mercado financeiro está entre as áreas que podem ser afetadas. Assim, os investidores podem ter o comportamento impactado por esse viés cognitivo.

Esse contexto pode gerar impactos nos resultados gerais da carteira. Mas como o efeito acontece? Imagine uma pessoa que começa a investir. Ela pode passar a sentir que sabe de tudo após começar seus primeiros investimentos.

É comum, por exemplo, que depois de fazer as primeiras operações na renda fixa, o investidor se sinta confiante para explorar a renda variável. Se ele obtiver um resultado positivo, tende a considerar que está tomando ótimas decisões — mesmo tendo pouco conhecimento.

Contudo, quem toma decisões baseadas no efeito dunning-kruger pode correr mais riscos que o necessário. Esse investidor do exemplo está se expondo à volatilidade da renda variável sem avaliar se ela combina com seu perfil ou se ele tem as habilidades necessárias para escolher os ativos.

Assim, a chance de perda é maior. Afinal, fica mais fácil ignorar sinais de alerta se não há uma estratégia clara. Por isso, é essencial estar consciente desse viés e de seus impactos para favorecer o processo de tomada de decisão.

Porém, lembre-se de que o avanço dos estudos sobre o mercado financeiro também pode levar ao outro lado do efeito dunning-kruger. Ou seja, entendendo a complexidade do mercado e dos riscos, você pode se sentir incapaz de investir estrategicamente.

Como lidar com o efeito dunning-kruger no âmbito dos investimentos?

Como você viu, o efeito dunning-kruger pode causar impactos consideráveis na sua atuação no mercado financeiro. Portanto, saber como evitá-lo ou como lidar com ele é a melhor solução para a sua estratégia.

Por isso, veja dicas para manejar esse viés psicológico!

Aumente seu conhecimento financeiro

O primeiro passo para fugir do efeito dunning-kruger é continuar desenvolvendo o seu conhecimento financeiro — mas sendo realista. No começo, você sentirá uma empolgação natural e acreditará que está totalmente preparado. Lembre-se, no entanto, de que essa não é uma verdade.


Para também evitar a perda de confiança que pode acontecer depois, o desenvolvimento deve ser contínuo. Trabalhe sua educação financeira ao buscar livros de investimentos, estude estratégias e busque informações confiáveis.

Desse modo, você entenderá cada vez mais sobre o mercado e sua complexidade e terá uma capacidade melhor para tomar decisões. Ao mesmo tempo, será possível conhecer melhor os seus limites e dificuldades.

Seja autoconsciente das suas características

Além de compreender as regras e o funcionamento do mercado, é essencial se conhecer. Por isso, você deve identificar suas principais características, como o perfil de investidor — que indica o seu nível de tolerância ao risco.

Assim, será mais fácil reconhecer as melhores decisões para sua carteira, sem que você se arrisque demais ou perca oportunidades. Além do perfil, também é necessário identificar seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo para definir uma estratégia de investimento.

Tenha apoio de uma assessoria de investimentos

Embora ter mais conhecimento sobre o mercado financeiro seja importante, não é preciso fazer isso sozinho. Para contar com ajuda certificada e qualificada, você pode recorrer a uma assessoria de investimentos.

Dessa maneira, você terá atenção exclusiva de um assessor, que poderá tirar suas dúvidas e explicar pontos essenciais sobre o mercado. Ainda, ele apresentará diferentes produtos, de modo personalizado. Como consequência, você pode evitar a armadilha do efeito dunning-kruger.

Agora que você conhece o efeito dunning-kruger, é possível agir para reduzir os impactos dele em sua carteira de investimentos. Utilize as informações que viu aqui para ter mais consciência sobre seus conhecimentos e fazer escolhas mais informadas.

Quer investir de modo mais racional e evitar cair em armadilhas dos vieses? Entre em contato conosco da Renova Invest e tenha o apoio dos nossos assessores!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.