Renova Invest Facebook

Crédito com garantia: entenda essa alternativa!

Credito com garantia
Credito com garantia

Para alcançarmos um objetivo precisamos, às vezes, recorrer às linhas de crédito. Diante da falta de um planejamento financeiro ou uma ocorrência inesperada, pode surgir a necessidade de ter dinheiro em mãos. Você já ouviu falar, por exemplo, no crédito com garantia?

A questão que pesa em muitos empréstimos são os juros cobrados. Nem todos sabem, mas o crédito com garantia é uma modalidade diferente, que conta com rapidez na aprovação e baixas taxas de juros.

Então, se você está precisando de dinheiro, seja pessoa física ou jurídica, vale a pena conhecer um pouco mais sobre as operações de crédito com garantia.

Saiba mais e veja se essa alternativa atende às suas necessidades!

O que é o crédito com garantia?

O crédito com garantia é uma modalidade de empréstimo em que a pessoa oferta um bem como garantia à instituição que lhe fornecerá o dinheiro. Isso é feito em troca de melhores condições na negociação. Por exemplo, juros mais baixos, prazos de pagamento maiores etc.

Assim, você não precisará se submeter às altas taxas de juros cobradas pelas instituições bancárias quando precisa de dinheiro. Apesar de pouco conhecida, essa forma de obter crédito pode representar bastante economia.

A negociação é muito interessante no Brasil, que possui uma das taxas de juros mais altas do mundo. A proposta de disponibilizar um bem como garantia tem o objetivo de reduzir os riscos da operação. Funciona também como um meio de motivar o cumprimento do que foi contratado.

Como o crédito com garantia funciona?

Atualmente existem diversas instituições que fornecem aos seus clientes o empréstimo com garantia. Entre elas, financeiras, bancos, fintechs etc. Então cada uma pode ter um funcionamento diferente.

Mas, no geral, o interessado oferta um bem em garantia – como uma casa, um carro, uma moto, ou joias. Caso a instituição financeira aceite, ela fornecerá o crédito no valor contratado e o cliente poderá utilizá-lo sem nenhuma restrição.

O bem dado em garantia fica alienado à instituição financeira e só retorna ao nome do cliente após a quitação da dívida. Ademais, o eventual não pagamento do empréstimo poderá resultar no leilão do bem – e o valor arrecadado será utilizado para saldar a dívida.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Quais as principais modalidades do crédito com garantia?

Embora o crédito com garantia seja uma alternativa de empréstimo recente, já existem diversas modalidades disponíveis no mercado. Isso porque as instituições financeiras estão buscando fornecer alternativas de crédito que atendam a diferentes perfis.

Confira algumas delas:

Crédito com garantia de imóvel

O crédito com garantia de imóvel é a alternativa mais conhecida nesse segmento – também chamada de home equity ou refinanciamento de imóvel. Ela é bastante conhecida, especialmente porque possui taxas de juros mais baixas.

Nessa modalidade, o interessado fornece um imóvel que esteja em seu nome como garantia do empréstimo. O imóvel será avaliado por um profissional através de uma vistoria no local. Com base no valor de avaliação, a quantia de crédito fornecida poderá aumentar ou diminuir.

Pelas condições apresentadas pelos imóveis como bens duráveis, as linhas de crédito com garantia em imóvel podem alcançar até 20 anos. Tudo depende das condições que a instituição dispõe e de como ela avalia o bem.

Crédito com garantia de veículo

O crédito com garantia de veículo é uma segunda alternativa bastante viável para conseguir taxas de juros mais competitivas nos empréstimos. Além disso, a operação é mais rápida que a de home equity, tendo em vista que a documentação é mais simples nesse tipo.

Semelhante ao funcionamento da modalidade anterior, o interessado ofertará um veículo de sua propriedade como garantia do negócio. As condições do veículo serão analisadas e o crédito será fornecido de acordo com a avaliação.

Ao fechar negócio, o cliente poderá continuar utilizando o veículo normalmente. Contudo, será gravado no documento dele a alienação à instituição financeira. O bem retornará ao nome do cliente quando ocorrer a quitação do empréstimo.

Crédito com garantia de investimentos

O crédito com garantia de investimentos é uma modalidade inovadora, sendo uma das novidades ofertadas pelo BTG+, a conta digital do BTG Pactual. Por meio dela existe a possibilidade de conseguir taxas de juros menores que o rendimento gerado pelos próprios investimentos.

Nessa alternativa, o interessado oferecerá como garantia os investimentos de sua carteira. Por exemplo, CDBs (certificados de depósito bancários), FIIs (fundos de investimentos imobiliários), ETFs (fundos de índice), ações entre outros.


A partir da aceitação do negócio, o crédito será fornecido ao cliente e as aplicações ofertadas em garantia terão a custódia transferida à instituição financeira. Elas ficarão protegidas durante o prazo do empréstimo, e só poderão ser vendidas para cobrir a inadimplência do contrato.

Ainda assim, o cliente continuará recebendo os rendimentos dos investimentos normalmente. E, logo que ele quitar o empréstimo, todos os investimentos utilizados como garantia serão devolvidos à sua carteira. Simples e prático, não?

Por que vale a pena o crédito com garantia?

Depois de conhecer os tipos de crédito com garantia mais atraentes no mercado, confira as vantagens que fazem essa estratégia valer a pena!

Juros baixos

Como vimos, a principal vantagem do crédito com garantia é a possibilidade conseguir juros mais baixos. Geralmente, eles são inferiores às taxas do crédito pessoal e outras modalidades de empréstimo.

Menor burocracia

Semelhante aos juros, a burocracia nesse tipo de solicitação costuma ser bem menor. Em razão das garantias reduzirem os riscos dessas operações financeiras, os bancos não precisam de um processo tão robusto de avaliação.

Refinanciamento de dívidas

Outra vantagem do crédito com garantia é a possibilidade de você refinanciar suas dívidas. Isto é, você poderá pegar dinheiro emprestado com juros menores para pagar suas dívidas que possuem juros altos, economizando dinheiro.

Agora que você já conhece o crédito com garantia, fica muito mais simples de conseguir escolher a melhor opção dentro das suas necessidades. Não deixe de conferir as oportunidades ofertadas pelo BTG+. Certamente haverá alguma que pode servir para você.

Este conteúdo foi útil? Compartilhe com um amigo que esteja precisando de dinheiro!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.