Renova Invest Facebook

Cashback em fundos de investimento: entenda o que é e como funciona

Você sabia que alguns fundos de investimento possuem cashback para os investidores? Ou seja, ao aplicar o seu dinheiro, além de receber o retorno das suas aplicações, você ganha um valor extra.

Pensando nisso, este artigo explicará detalhes e como funciona o cashback em fundos de investimento.

O que é cashback em fundos de investimento?

Antes de mais nada, o cashback em fundos de investimento é um benefício que algumas instituições financeiras oferecem aos seus clientes. Ele consiste na devolução de uma parte do valor cobrado pelas taxas de administração e distribuição dos fundos.

Ou seja, o cashback não é referente ao rendimento da aplicação, mas sim, aos custos de investir em um fundo. Nesse sentido, o percentual varia de acordo com a instituição financeira e o fundo escolhido.

Esse pode ser um diferencial na escolha de um fundo de investimento, especialmente para os investidores que investem a longo prazo.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Como funciona

A instituição financeira cobra uma taxa de administração do fundo de investimento, além da taxa de distribuição do fundo.

Dessa forma, a empresa devolve uma parte do valor cobrado pelas taxas para o investidor. Assim, o percentual do cashback varia de acordo com a instituição financeira e o fundo escolhido.

Por exemplo, um prestador de serviço pode devolver 20% do valor cobrado pelas taxas, enquanto outro pode devolver 50%.  Essa é uma forma de ajudar os investidores a economizar dinheiro em suas aplicações financeiras.

No entanto, é importante lembrar que o cashback não é uma garantia de rentabilidade dos investimentos. O desempenho dos fundos depende de uma série de fatores.

Quais são os custos de investir em fundos de investimentos?

Os custos de investir em fundos de investimento podem ser divididos em duas categorias:


Taxas de administração: são cobradas pelos administradores dos fundos para cobrir os custos de administração, gestão e distribuição. Essas taxas geralmente são cobradas como uma porcentagem do valor total do investimento e podem variar de acordo com o tipo do fundo.

Taxas de corretagem: as corretoras cobram taxas para comprar e vender ações de fundos. Assim, essas taxas variam de acordo com o tipo de corretora e o valor da operação.

Os custos de investir em fundos de investimento pode ter um impacto significativo no retorno do investimento. Por isso, é importante pesquisar bastante antes de investir.

Vantagens do cashback em fundos de investimento

O cashback em fundos de investimento é um benefício que pode proporcionar algumas vantagens para os investidores, como:

Redução das taxas de administração e distribuição

Já que o cashback consiste na devolução de uma parte do valor cobrado por essas taxas, isso pode ajudar os investidores a economizar dinheiro em suas aplicações financeiras, especialmente para os investidores que investem a longo prazo.

Aumento do retorno sobre o investimento

Além disso, esse benefício pode aumentar o retorno sobre o investimento. Ou seja, com o valor do cashback retornado, o valor que o rendimento incidirá será maior, por consequência, também vai render mais.

Maior transparência

O benefício pode ajudar a aumentar a transparência dos fundos de investimentos, já que ele mostra aos investidores quanto dinheiro está sendo cobrado pelas taxas de administração e distribuição. Dessa forma, pode ajudar os investidores a tomar melhores decisões sobre onde investir seu dinheiro.

Como investir

Primeiramente, para investir em cashback em fundos de investimentos, você precisa abrir uma conta em uma corretora de valores que ofereça esse benefício.

Em seguida, você deve escolher um fundo que seja adequado para o seu perfil de investidor e objetivos financeiros. Lembre-se que o retorno que você recebe varia de acordo com a corretora e o fundo escolhido.

Conclusão

Em conclusão, o cashback pode desempenhar um papel na minimização de conflitos de interesse em determinadas situações financeiras. Já que ao fornecer incentivos financeiros diretos aos consumidores, o benefício pode alinhar os interesses das empresas com os dos clientes, aumentando a transparência e permitindo que os consumidores se beneficiem de parte de suas despesas.

No entanto, a transparência completa, a compreensão clara dos termos e a análise crítica das ofertas ainda são fundamentais para tomar decisões e evitar possíveis armadilhas.

Não perca os nossos vídeos no Youtube. Se inscreva no canal e fique atento às nossas novidades sobre o mundo dos investimentos!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.