BRCO11 Conheça o FII Bresco Logística

BRCO11: Conheça o FII Bresco Logística

Neste artigo, você saberá mais sobre o BRCO11, o fundo vencedor do Prêmio Master no segmento logístico em 2020. Você já ouviu falar ele?

Trata-se de um Fundo Imobiliário, também conhecido como FII e popular entre investidores que se interessam pelo mercado de imóveis.

Acessar uma alternativa que se destacou em um setor tão relevante quando o de logística pode ser uma vantagem. Em especial, para os investidores que buscam novidades vantajosas na hora de investir.

Sendo assim, não deixe de conferir as informações deste conteúdo e saiba mais sobre o BRCO11!

O que é um FII e como ele funciona?

Antes de entender o BRCO11, é interessante relembrar o conceito de Fundo de Investimento. Trata-se de uma modalidade de investimento coletiva, que se assemelha a um condomínio. Eles podem ser abertos ou fechados.

Com os fundos abertos, os cotistas podem solicitar o resgate em momentos diferentes do término do prazo do fundo. Nos fechados isso não é possível. Em relação aos Fundos de Investimentos Imobiliário (FIIs) a liquidez é alta, pois as cotas são negociadas na bolsa.

Significa que é possível comprar e vender suas cotas dentro do pregão da B3. Em relação ao seu portfólio, os FIIs reúnem o capital de diferentes investidores em torno do objetivo de aportar no setor de imóveis.

Os investidores são chamados de cotistas e não participam das decisões de aportes. Quem decide investimentos e administra os ativos é um gestor profissional. As decisões são tomadas de acordo com a estratégia especificada no prospecto do fundo.

Tipos de FIIs

Ainda que foquem no mesmo setor, os investimentos de Fundos Imobiliários não são sempre iguais. Existem subtipos, a depender da estratégia. São eles:

  • fundos de papel: compram títulos de renda fixa relacionados ao mercado mobiliário. Por exemplo, Letras de Crédito Imobiliária (LCI);
  • fundos de tijolo: investe em imóveis físicos, podendo focar na construção, desenvolvimento, aluguel etc.
  • fundos de fundos: adquirem cotas de outros FIIs, de modo que podem se expor tanto a fundos de papel quanto de tijolos, diversificando ainda mais o portfólio.

Cada tipo de FII pode ter carteira bastante variada. Isso porque investem em diferentes títulos ou, no caso de fundos de tijolo, em empreendimentos variados. Inclusive, com imóveis em diferentes regiões do país.

O que é BRCO11?

O nome oficial do BRCO11 é Fundo Imobiliário Bresco Logística. O código de quatro letras e dois números corresponde ao ticker dele na bolsa. Assim, ele pode ser identificado por essa sequência quando o investidor deseja comprar ou vender cotas.

O IPO (Initial Public Offering) desse fundo se deu em 05/12/2019. Ele diz respeito à oferta pública inicial. Ou seja, a primeira vez em que um fundo coloca as cotas à venda na bolsa. Nessa ocasião, o capital obtido compõe o patrimônio do FII.

Conheça as principais características do BRCO11 a seguir!

Tipo de FII

O BRCO11 é um fundo do tipo tijolo. Desse modo, seu foco está nos imóveis físicos. Ele conta com diversos imóveis disponíveis para locação. Além disso, O FII é classificado, de acordo com a ANBIMA, como “FII Renda Gestão Ativa”, do segmento de atuação Logística.

Constituição

A constituição do BRCO11 se deu em 2014, na intenção de rentabilizar por meio de arrendamentos ou locações. Ele apresenta exploração comercial de empreendimentos logísticos ou industriais.

Administrador e Gestor

Como você viu, a gestão desse FII é ativa. Ou seja, o gestor tem a responsabilidade de desenvolver a estratégia e escolher os ativos que compõem o portfólio. A gestão é feita pela Bresco Gestão e Consultoria Ltda., que é uma empresa referência em terceirização imobiliária.

Ela atua com foco na qualidade e no desenvolvimento, na construção e na aquisição de propriedades por meio do built to suit. Essa proposta de construção de imóveis tem a intenção de atender os interesses do locatário.

Por fim, a administração do fundo é feita pela Oliveira Trust, que é referência em serviços fiduciários. Ela é autorizada e habilitada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Logo, é possível perceber que há segurança institucional ao investidor.

Outras características

Por conta da gestão profissional, algo relevante para considerar é que os cotistas devem arcar com a taxa de administração do BRCO11. Ela engloba a remuneração do gestor, da administradora e do custodiante, que também é a empresa Oliveira Trust.

É possível confirmar o valor das taxas atualizadas por meio do site da Bresco Logística. Em relação a outros custos, a B3 cobra a taxa de emolumentos para as negociações feitas no pregão.

Em relação ao Imposto de Renda, vale ressaltar que a distribuição de dividendos para os cotistas é isenta. Contudo, o ganho de capital na venda das cotas é tributado em 20% sobre o lucro obtido.

Como investir neste fundo?

Se você tem interesse em investir no BRCO11, é preciso ter uma conta em um banco de investimentos. Ele dá acesso ao home broker — plataforma para negociar na bolsa de valores, comprando e vendendo cotas de Fundos Imobiliários.

O banco de investimentos também pode apresentar serviços que ajudem você a conhecer mais sobre o assunto. Por exemplo, por meio de uma assessoria de investimentos, como a Renova Invest, parceira do BTG Pactual.

Antes de decidir adquirir as cotas do BRCO11 ou de outros fundos, fique atento para avaliar os fundamentos do FII. Isso inclui, por exemplo, seus resultados históricos (embora isso não seja garantia de rendimento para o futuro).

Além disso, 5 indicadores que podem ser usados para amparar a tomada de decisão são:

  • dividend yield, ou a taxa anual de dividendos compartilhada pelo fundo;
  • portfólio, conhecendo os imóveis que estão presentes no fundo e as localizações deles;
  • vacância, ou seja, o número de imóveis sem inquilinos;
  • gestão e taxas;
  • valor patrimonial, que é a soma dos valores dos ativos que fazem parte do FII.

É possível acessar todas as informações a respeito deste FII no prospecto dele no site da Bresco Logística. Assim, você poderá fazer sua avaliação e, inclusive, comparar com outras possibilidades para tomar sua decisão.

Não se esqueça de guiar suas escolhas pelo seu perfil de investidor e seus objetivos. Desse modo, você poderá avaliar se o BRCO11 faz sentido para a carteira de investimentos. Tenha especial atenção com os riscos da renda variável na hora de fazer seus aportes!

Deseja saber ainda mais sobre os Fundos Imobiliários? Então entre em contato com a Renova Invest e informe-se sobre esse veículo de investimento!

(Visited 22 times, 1 visits today)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe uma resposta


Postagens Relacionadas

Mais Lidos

Categorias

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.