O sonho de muitas pessoas é viver tranquilamente sem ter que precisar trabalhar constantemente para isso. E uma das melhores maneiras de alcançar esse objetivo é por meio dos ativos geradores de renda.

Isso porque, com eles, é possível colocar seu dinheiro para trabalhar por você. Assim, você pode aumentar seus rendimentos sem esforço contínuo.

Existem diversas oportunidades de compor renda passiva por meio desses ativos. Quer descobrir quais são? Então confira este artigo!

Nos próximos parágrafos você entenderá melhor o que são ativos geradores de renda e conhecerá suas vantagens. Ainda, descobrirá como investir nessas alternativas, de acordo com seus objetivos pessoais.

Vamos lá?

O que são ativos geradores de renda?

Um ativo gerador de renda representa todo tipo de investimento capaz de pagar rendimentos consistentes ao longo do tempo — seja na forma de juros, dividendos ou aluguéis. Logo, se um item não gera receita, não é um ativo gerador de renda.

Nesse sentido, um imóvel, por exemplo, é um ativo gerador de renda apenas se você o alugar ou obter um ganho a partir dele. No entanto, se estiver vivendo nele, tendo apenas despesas com sua manutenção, o bem na verdade é um passivo.

Além disso, tipos de ativos tangíveis, como imóveis, também geram passivos. Pense em uma casa: é preciso ter gastos com manutenção e reformas por causa da depreciação, certo? Portanto, mesmo que ela gere dinheiro com aluguel, também representa despesas.

Por isso, os ativos financeiros têm sido opções mais buscadas para construir patrimônio sem ter que trabalhar constantemente. Afinal, eles não geram custos tão altos. É preciso apenas considerar os retornos esperados e os riscos envolvidos em cada tipo e modalidade de investimento.

Quais são os ativos geradores de renda do mercado financeiro?

Agora que você sabe o que são ativos geradores de renda, confira exemplos que fazem pagamentos periódicos dos seus rendimentos:

Fundos de investimento imobiliários

Os fundos de investimento imobiliários são um dos principais ativos geradores de renda. Nele, há duas formas de ganhar dinheiro. A primeira é com os dividendos — que provêm dos recebimentos periódicos do fundo.

Quando o fundo tem lucro, seja com aluguéis ou certificados de crédito imobiliário, a maior parte do dinheiro deve ser distribuída entre os cotistas. Além dos dividendos, é possível ganhar dinheiro com os fundos imobiliários ao vender suas cotas valorizadas.

SUA LIBERDADE FINANCEIRA ESTÁ A UM CLIQUE

Aprenda a viver de renda passiva com especialistas do mercado

Títulos do Tesouro com juros semestrais

O Tesouro IPCA ou o Tesouro Prefixado com juros semestrais são mais opções de ativos geradores de renda. Trata-se de títulos públicos oferecidos pelo Governo Federal para financiar a dívida pública.

Assim, ao adquirir um deles você estará emprestando dinheiro ao Governo que, em troca, o remunera com juros semestrais (também chamados de cupons semestrais). A diferença entre eles está no fato de que o Tesouro IPCA tem rentabilidade híbrida e o Tesouro Prefixado apresenta uma taxa fixa.

Ações boas pagadoras de dividendos

As ações também são ativos que pagam uma renda passiva. Elas fazem isso a partir dos proventos — cujo tipo mais comum é o dividendo. Esses rendimentos são isentos de Imposto de Renda, já que a empresa é a responsável pelo pagamento dos tributos à Receita Federal.

Cabe lembrar que, além dos dividendos, também é possível obter ganhos com a valorização dos papéis. Se o seu foco for renda passiva, é importante avaliar as ações boas pagadoras de dividendos, pois as companhias decidem o percentual de distribuição.

Quais são as vantagens de investir em ativos geradores de renda?

Investir em ativos financeiros geradores de renda pode valer a pena para muitas pessoas. Mas quais são as vantagens? Primeiro, porque é uma forma de renda passiva. Isso significa que você não precisará trabalhar para obter esse ganho.

Outro benefício ligado a esse é que você pode ter mais dinheiro e mais tempo livre. Assim, no futuro, é possível ter mais liberdade para fazer o que quiser. É possível até mesmo alcançar sua independência financeira e viver apenas de renda passiva.

Para esse plano, uma vantagem dos ativos financeiros é que eles oferecem mais liquidez do que outras opções de ativos geradores de renda. Assim, você consegue transformar seu investimento em dinheiro mais rápido com eles do que com a venda de um imóvel, por exemplo.

Como investir em ativos financeiros geradores de renda?

Depois de conhecer os ativos geradores de renda ao saber o que são e como funcionam, é preciso entender como investir neles. Confira!

Reflita sobre seu perfil de investidor e seus objetivos

Para saber qual tipo de ativo financeiro gerador de renda é mais adequado para você, é fundamental analisar seu perfil de investidor. Afinal, ele está relacionado, principalmente, ao seu nível de tolerância aos riscos.

Portanto, serve como um guia na tomada de decisão. Além disso, também é importante avaliar os seus objetivos financeiros para saber quando precisaria resgatar o dinheiro. Com isso, fica mais fácil identificar qual deve ser o horizonte de tempo e a liquidez dos seus investimentos.

Monte o seu planejamento financeiro

Para alcançar seus objetivos, o planejamento financeiro é fundamental. Ele ajuda a organizar suas finanças de modo que possa apontar onde você pode economizar para que sobre mais dinheiro para investir regularmente.

Para isso, é preciso fazer um levantamento das suas contas mensais. Ainda, é importante organizar seus rendimentos e gastos e avaliá-los cuidadosamente. A partir daí, você pode melhorar seus hábitos de consumo para evitar gastos desnecessários — e ter disciplina para investir.

Comece a investir em ativos financeiros geradores de renda

Por fim, abra sua conta em um banco de investimento e conheça os tipos de ativos financeiros disponíveis. Desse modo, é possível escolher as opções mais alinhadas ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos.

Em relação aos riscos, vale destacar que, para investir em ações ou em fundos imobiliários, é preciso entender a volatilidade da bolsa de valores. Além disso, também é necessário aprender sobre análise fundamentalista. Assim, você terá condições de fazer boas escolhas.

Como você viu, os ativos geradores de renda podem ser uma alternativa interessante para aumentar a sua riqueza e viver mais tranquilamente sem ter que trabalhar. Mas, como existem diversos investimentos, é preciso saber como selecioná-los!

Precisa de ajuda para descobrir quais são os ativos geradores de renda mais adequados para você? Entre em contato conosco e converse com um de nossos assessores!