Os juros baixos da renda fixa têm feito com que muitos investidores migrem para a renda variável. Junto a isso, 2020 e 2021 foram anos de muitas empresas entrando na bolsa. Esse é o caso da Eletromidia (ELMD3) — que estreou na B3 em fevereiro de 2021.

O lançamento de ações é chamado de oferta pública inicial (IPO – initial public offering). Nesse momento, investidores podem encontrar oportunidades. Contudo, a decisão também precisa considerar os riscos.

Está interessado em investir na Eletromidia (ELMD3)? Continue a leitura e saiba se vale a pena fazer o investimento na empresa!

História da empresa

A Eletromidia surgiu em 1993, com painéis de LED nas ruas de São Paulo. Assim como outras empresas, precisou se reinventar quando surgiu a Lei Cidade Limpa, em 2006.

Ao ganhar a licitação do mobiliário urbano da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a companhia percebeu que havia espaço a ser explorado na área de transportes sobre trilhos.

O ponto alto da empresa aconteceu em 2013, quando foi incorporada ao fundo norte-americano HIG. Investimentos ocorreram para que a Eletromidia alcançasse a liderança na vertical de transporte.

Por meio de novas aquisições e contratos, houve a compra da Hyperfator e suas faces estáticas em bancas de jornal nas cidades de Curitiba, Rio de Janeiro, Guarulhos, Santos e Belo Horizonte. Com a expansão, a empresa montou um escritório na capital mineira com equipes de vendas e operações.

Atualmente, a Eletromidia é um veículo de mídia OOH (Out-Of-Home ou “fora de casa”) que conecta grandes marcas a milhões de pessoas em diversos momentos. Ela está presente nos meios de transporte, na rua, nos shoppings, nos elevadores em edifícios e nos aeroportos.

A missão da Eletromidia é transformar os ambientes onde estão levando informação, conveniência e novas experiências à população. Com isso, a empresa visa construir oportunidades para o trade publicitário.

Abertura de capital

A Eletromidia foi a primeira adtech (Advertising Technology) listada na B3. Os papéis, com ticker ELMD3, tiveram sua estreia na bolsa de valores no dia 17 de fevereiro de 2021. O IPO movimentou R$871,6 milhões.

Sua oferta pública saiu a R$17,81 por ação. O preço ficou no piso da faixa prevista pelos coordenadores da oferta, que ia até R$23 por papel. Com as vendas, a empresa captou R$700 milhões — e os recursos serão usados para expansão orgânica e aquisições.

No mesmo dia do IPO, as ações apresentaram queda. Os papéis da empresa de painéis de publicidade recuaram 1,74% e foram negociados a R$17,50. Na máxima do dia, a ação foi negociada a R$17,79. Na baixa, atingiu R$17,17.

Dados sobre a empresa

De acordo com o prospecto da Eletromidia, a empresa possui até fevereiro 2021 60 mil pontos de contato. Eles estão distribuídos em 18 estados e 55 cidades do Brasil. Desse total, 39 mil são ativos digitais, o que representa 84% do inventário disponível no país.

A localização desses pontos envolve principalmente grandes centros urbanos. A audiência da Eletromidia chega a cerca de 22 milhões de pessoas por dia.

O total está dividido nos ambientes em que a companhia atua da seguinte forma: alcance diário de 6 milhões de pessoas nos transportes, 5 milhões em elevadores, 3 milhões em shoppings, 7 milhões nas ruas e 80 mil pessoas nos aeroportos.

Com relação ao desempenho da empresa, a receita líquida no terceiro trimestre de 2020 foi de R$161,8 milhões. Em 2019, a receita líquida somou R$190,2 milhões no mesmo período. Assim, houve uma redução de 14,9%.

O Ebitda Ajustado atingiu o valor negativo de R$59,3 milhões em 2020, nos nove primeiros meses. Em 2019, ele havia alcançado o valor positivo de R$33,2 milhões.

Ebitda ajustado significa earnings before interest, taxes, depreciation and amortization. Ou seja, são os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização. É o resultado líquido da empresa, somado a impostos, juros pagos, depreciações e amortizações do período, acrescido de ajustes personalizados.

Situação do setor

O setor em que a Eletromidia atua ainda é bastante fragmentado, mas pode ter potencial de desenvolvimento. Além de atuar no segmento de mídia OOH, a companhia conta com características tecnológicas que a enquadram como uma Adtech.

Durante a jornada de um trabalhador, ele pode entrar em contato com pelo menos uma publicidade. Além disso, a empresa conta com parcerias comerciais para agregar valor ao seu negócio.

A Eletromidia conta com, por exemplo, portais, revistas e jornais renomeados para produzir os conteúdos e chamar a atenção da audiência.

Vale a pena comprar ações ELMD3?

Agora que você conhece mais sobre as características da Eletromidia, pode analisar se vale a pena investir em ELMD3. Antes de lançar suas ações, as empresas precisam apresentar documentos à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e ao mercado.

Você pode consultá-los para entender sua história, conferir o desempenho de vendas, lucros ou perdas, observar se há prejuízo, entre outras informações relevantes. Aproveite também para entender quais são seus concorrentes, os detalhes do setor em que ela atua e os riscos do negócio.

Tudo isso é importante para tomar uma decisão mais acertada. Ademais, é importante ter em mente que o mercado de renda variável tem seus próprios riscos — como a maior oscilação dos papéis.

Também vale a pena consultar as recomendações dos analistas. Por exemplo, o time de análise da Eleven apresentou uma avaliação das ações da Eletromídia após a divulgação dos resultados do 4T20 e concluiu por uma recomendação neutra.

Segundo os analistas da Eleven, por um lado, os resultados divulgados pela empresa apresentaram melhorias significativas em relação ao trimestre anterior. Por outro, a previsão era de que o negócio ainda continuasse sofrendo pressões em curto prazo, especialmente com as medidas de restrição à circulação de pessoas.

Além disso, os analistas da Eleven também apontaram que, apesar da desvalorização nas ações ELMD3, os múltiplos apresentavam potencial positivo. Um exemplo é o EV/EBITDA, múltiplo que correlaciona o valor da empresa com seu potencial de geração de caixa. O EV/EBITDA da Eletromídia, segundo a Eleven, estava com prêmio de +53% em relação a outros players do mesmo mercado.

Assim, a decisão final é sempre do investidor. É fundamental se basear na avaliação do seu perfil de risco e dos seus objetivos financeiros pessoais. Leve em consideração, ainda, a análise de fundamentos da empresa para identificar se vale ou não a pena fazer o investimento.

Gostou de saber mais sobre a companhia de mídia urbana? Com essas informações, fica mais fácil analisar se as ações ELMD3 fazem sentido na composição da sua carteira de investimentos. Além de conhecer a empresa, não se esqueça de considerar o seu perfil de investidor e objetivos!

Quer acompanhar as novidades do mercado financeiro? Inscreva-se em nosso canal do YouTube!