Renova Invest Facebook

Target price: já passou da hora de saber o que é; veja aqui

Um termo que volta e meia aparece no mercado financeiro, tanto que até já virou rotina para muito dos investidores, é o “target price”. Pela tradução livre quer dizer “preço alvo”, mas o que seria isso de fato? Bom, é mais que importante entender o seu funcionamento se você quer se dar bem no mundo das finanças e ganhar direito. Vamos entender!

O target price é o preço alvo de uma ação, calculado pelos analistas de valores mobiliários e representa o valor justo estimado para um ativo em período específico. Quando o analista realiza a projeção do preço da ação, na verdade, ele está buscando qual é o valor justo para aquela ação. Inclusive, essa análise tem um longo prazo de 12 a 18 meses.

Para ter acesso aos preços alvos tanto na bolsa brasileira como em outras bolsas de valores, é necessário que o investidor também tenha acesso e possa ler as análises. Desta forma, tomaram conhecimento dos relatórios de recomendação de compra, venda ou até mesmo indicativos de qual posição ocupar no fora do mercado. Tudo isso com base no target price estimado.

Utilizando os métodos de avaliações do mundo dos investimentos, é definido um valor que é considerado o mais adequado para um ativo. Porém, atenção para um detalhe: este valor costuma diferir da cotação atual de mercado, estabelecendo o preço alvo e se aquele ativo deve ser comprado, vendido ou mantido em carteira.

Para exemplificar, é através dessa avaliação do valor justo de uma ação que um investidor pode decidir quanto ela vale. Se for mil reais, então este será considerado o target price deste ativo. Outro termo que não sai da boca dos financeiros é o “call” da ação, que é quando o investidor deve tomar dada a diferença entre o preço de mercado do ativo e o seu valor justo.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Sendo assim, há três os calls de uma ação:

  • Buy
  • Hold
  • Sell

Veja a definição de cada baixo:

Buy  É uma recomendação de compra de um ativo, principalmente quando há diferença entre o valor justo de uma empresa e o seu valor de mercado. 
Hold É uma recomendação para “segurar” uma ação, seja na carteira ou em qualquer situação que haja chances de ganho. Justamente porque é usado quando não há um grande potencial de alta no ativo e nem um potencial de baixa.
Sell É uma recomendação de venda do ativo, que ocorre quando está sendo negociando em um patamar acima do seu valor justo ou de mercado.

 

 

Como é determinado o target price?

Agora que você já entendeu o conceito de preço alvo, chegou a hora de desvendar como é determinado o tal do target price. Esse conceito é definido através de um valuation, que nada mais é do que a métrica para estimar o valor justo dos ativos e o método mais comum de chegar a esse resultado é através do uso do fluxo de caixa.


Ou seja, é feito uma estimativa do fluxo de caixa da empresa, que inclusive é contextualizado com valores do presente e com uma taxa de desconto. Depois, ao dividir este valor pelo número de ações se tem o valor justo. É então que o analista avalia a empresa para chegar nessa conclusão, utilizando suas suposições a cerca da demanda futura pelos ativos, bem como questões técnicas e fundamentalistas.

Como a projeção é subjetiva, não se espante se encontrar um target price divergente entre os analistas. Para você não esquecer, de forma resumida, é possível estimar o target price a partir de:

  • Fluxo de caixa descontado;
  • Valuation a partir de múltiplo;
  • Análise técnica.

Pronto para guiar os seus investimentos, ao se deparar com um grande relatório de recomendação de ações, você já consegue saber que o target price, um dos insumos para a tomada de decisão. Não deixe de lado o cenário econômico e o call dos profissionais do mercado.

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Ficou com alguma dúvida? Caso queira conhecer mais alternativas de investimentos, conte com a nossa assessoria! Entre em contato conosco, temos uma equipe preparada para ajudar você!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.