Renova Invest Facebook

Qual a diferença entre as ações da Cemig? Conheça mais sobre a CMIG3 e CMIG4

CMIG3 e CMIG4 qual a diferenca entre as acoes da Ceming
CMIG3 e CMIG4 qual a diferenca entre as acoes da Ceming

Com as ações mais procuradas da Bolsa de Valores, a Cemig é um dos maiores grupos de geração e distribuição de energia elétrica do nosso país. Você pode investir na Companhia Energética de Minas Gerais através dos tickers CMIG3 e CMIG4, que inclusive compõem a carteira teórica do famoso índice que com certeza já ouviu falar, o Ibovespa. 

Por ser uma das maiores empresas de distribuição de energia elétrica, chama bastante atenção dos investidores que querem explorar o setor. A Cemig atua no ramo desde a década de 1950, através de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. 

Hoje em dia, a companhia disponibiliza mais de 1 milhão de ações. Mesmo que a principal atividade seja a distribuição de energia elétrica, há também outros serviços fundamentais como provimentos de soluções energéticas, manutenção nos sistemas de geração, sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e distribuição de gás canalizado em Minas Gerais.

Qual a diferença entre a CMIG3 e CMIG4?

O mercado financeiro é uma sopinha de letrinhas e por aqui, não seria diferente. Por mais que parecidas na escrita e da mesma empresa, há um divisor de águas. Enquanto a CMIG3 representa as ações ordinárias, a CMIG4 representa as ações preferenciais. 

  • Ações ordinárias (CMIG3)

Ao aplicar em CMIG3, os investidores possuem o direito de votar nas assembleias da companhia elétrica. Além disso, as pessoas também recebem dividendos, só que apenas depois do pagamento dos acionistas preferenciais.

  • Ações preferenciais (CMIG4)

Já aqui, nas ações CMIG4, os investidores que optam por esse tipo de investimento possuem a prioridade na distribuição dos dividendos da Ceming. 

Veja a cotação das duas ações

As duas cotações são do começo de dezembro, referente aos dados compilados pelo Google Finanças: 

1. CMIG3 

Fonte: Google Finanças

2. CMIG4 

Fonte: Google Finanças

 

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Como investir em CMIG3 e CMIG4?

De forma digital e segura, as ações da Cemig podem ser negociadas tanto na B3 como em outras bolsas de valores pelo mundo, bolsa de valores de Nova Iorque (NYSE) e a bolsa de valores Latino-Americana (LATIBEX) da Espanha, por exemplo. Se você está pensando em entrar nesse negócio e se tornar um acionista, primeiro deve abrir uma conta em uma corretora de valores credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Depois, será necessário fazer uma transferência TED para essa conta que abriu com o valor para a realização do investimento. O próximo passo, talvez seja o mais primordial, é escolher entre as ações ordinárias (CMIG3) ou preferenciais (CMIG4) da Cemig.

Pode parecer clichê, mas para decidir entre as duas opções, você deve analisar seus objetivos financeiros e para isso, pode contar com um assessor de investimentos como braço direito. Se o seu foco for nos ganhos financeiros, as ações preferenciais (CMIG4) se encaixam bem. Mas se quer se tornar sócio da empresa e poder ter algum poder nas assembleias, as ações ordinárias (CMIG3) ganham destaque. 

Qual ação paga dividendos?

As duas ações pagam dividendos, a diferença – como falamos acima – é que as ações ordinárias (CMIG3) só recebem o pagamento depois que os investidores prioritários (CMIG4) recebem suas partes.

Um ponto positivo é que a Cemig realiza o pagamento dos dividendos recorrentemente para os seus acionistas. Portanto, o valor recebido pode ser utilizado para comprar ações novamente ou para fazer uma renda extra. Também há a opção de ganhar dinheiro com as ações CMIG3 e CMIG4 com a venda dos papéis. Em momento de alta em relação ao valor de compra, o investidor pode tirar vantagem. 

Uma informação bacana é que a Cemig teve lucro líquido consolidado de R$ 1,18 bilhão no terceiro trimestre deste ano. Isso significa um crescimento de 180,5% em comparação aos R $421 milhões tidos no mesmo período de 2021. Os números podem ser animadores, mas antes de mergulhar nessa oportunidade, analise o contexto e não esqueça de diversificar a carteira. 

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos sobre as marcas mais valiosas, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Quer saber mais sobre o mercado e suas oportunidades? Entre em contato conosco da Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.