O agronegócio é um dos principais setores da economia brasileira e pode trazer oportunidades de investimento. Uma das formas de se aproveitar uma parte dos resultados desse setor é por meio do aporte no fundo PLCA11.

Antes do investimento, entretanto, é essencial conhecer as características desse veículo. Assim, você pode definir se essa alternativa faz sentido para a sua estratégia e se vale a pena adquirir as cotas.

Quer descobrir o que é o PLCA11 e como ele funciona? Confira este ativo com as principais informações sobre esse fundo de investimento!

O que é o PLCA11 e como ele funciona?

O PLCA11 é o ticker que faz referência ao fundo Plural Crédito Agro. Esse é um tipo de fundo de investimento nas cadeias produtivas agroindustriais (Fiagro). Ele foi regulamentado pela Lei nº 14.130/2021.

Esse veículo financeiro coletivo tem como objetivo captar recursos para fomentar o setor de agronegócio. Além disso, existem diferentes categorias disponíveis. Na prática, o PLCA11 é um Fiagro do tipo imobiliário.

Isso significa que ele é composto por ativos relacionados ao segmento de imóveis e é regulamentado pela Instrução nº 472 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Quais são as principais características desse Fiagro?

Para compreender melhor como o PLCA11 funciona, é importante saber quais são as principais particularidades que ele apresenta. Assim, você entenderá quais são os objetivos desse veículo financeiro.

A seguir, confira quais são as características mais relevantes do PLCA11!

Gestão

A gestão desse fundo é de responsabilidade do Brasil Plural e a administração fica a cargo da Genial Investimentos. O registro inicial desse fundo aconteceu em 2020, e a estreia na bolsa de valores acontecerá em agosto de 2022.

Em relação aos custos, há a cobrança da taxa de administração, que remunera a gestão do fundo. O PLCA11 também conta com taxa de performance, cobrada sobre o desempenho que exceder o resultado do Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

Estratégia e composição de carteira

Já a estratégia do PLCA11 prevê a gestão ativa, focando no ganho de capital via investimentos ligados ao mercado imobiliário e do agronegócio. Segundo o prospecto do fundo, o objetivo é alocar a maior parte dos recursos em certificados de recebíveis do agronegócio (CRAs).

O restante do dinheiro poderá ser investido em alternativas como:

DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

Saiba tudo sobre ETFS - a forma de sostificar os seus investimentos

  • letras de crédito do agronegócio (LCAs);
  • títulos públicos ou títulos privados equivalentes aos títulos do Tesouro Direto;
  • fundos de renda fixa DI;
  • certificados de recebíveis imobiliários (CRIs) relacionadas a imóveis rurais;
  • cotas de fundos imobiliários (FIIs) relacionados ao agronegócio;
  • cotas de outros Fiagros.

Ao escolher os investimentos, o foco estará tanto em títulos com melhor rating — que é um tipo de avaliação de risco — quanto em alternativas com garantias. Assim, o objetivo é compor uma carteira diversificada.

Distribuição de resultados

Outra característica para conhecer sobre o PLCA11 envolve a distribuição de dividendos. No caso dele, a previsão é dividir 95% dos resultados de modo semestral. O pagamento é feito com base nos resultados auferidos sob o regime de caixa.

Quais são as vantagens e os riscos do investimento?

Até aqui, você viu quais são as principais características do PLCA11 e como ele funciona. Agora, é possível entender quais podem ser os pontos positivos e quais são os riscos que esse Fiagro oferece.

Em relação às vantagens, investir em um fundo desse tipo pode trazer praticidade. Como as cotas são negociadas na bolsa de valores, o processo para realizar o aporte é bastante simples. Além disso, você conta com uma gestão profissional para efetuar as operações.

Ainda, esse é um investimento acessível. O aporte mínimo é de apenas uma cota, então você não precisa dispor de uma grande quantia para investir.

Ademais, o investimento em um Fiagro do tipo imobiliário pode ser um meio de diversificar sua carteira de investimentos. Afinal, você consegue se expor a uma variedade de ativos e aplicações que formam o portfólio do veículo.

No caso do PLCA11, especificamente, uma vantagem pode ser o aproveitamento do setor do agronegócio e de seu potencial de crescimento. Esse também é um modo mais fácil de investir em CRAs — que podem ser limitados a investidores qualificados, por exemplo.

 

Por outro lado, os riscos devem ser considerados. Como a negociação das cotas ocorre na bolsa de valores, há o risco de mercado. Isso porque o preço das cotas varia de acordo com a lei de oferta e procura do mercado. No caso do PLCA11, também existe o risco de crédito relacionado às aplicações do portfólio.

Vale a pena investir no PLCA11?

Após conferir as principais características do PLCA11, é possível determinar se vale a pena investir nesse fundo. A resposta, entretanto, é individual e depende da sua análise sobre o investimento no Fiagro em questão.

Para começar, identifique o seu perfil de investidor. Em geral, esse investimento está mais alinhado a perfis moderados e arrojados. Lembre-se de que esse é um veículo de renda variável, então não há garantias quanto aos ganhos e existem riscos de perdas.

Além disso, é necessário considerar os seus objetivos financeiros. Esse tipo de fundo costuma se beneficiar do longo prazo, devido ao período de maturação do investimento. Ainda, há como diluir os riscos porque a volatilidade gera impactos menos intensos em períodos maiores.

Por fim, você deve analisar com cuidado o prospecto do fundo e as informações referentes à sua gestão e à estratégia. Para auxiliar na tomada de decisão, há como avaliar os indicadores financeiros disponíveis para realizar uma análise fundamentalista.

Como investir no PLCA11?

Se você tiver interesse em investir no PLCA11, é preciso abrir conta em uma instituição financeira, como um banco de investimentos. Desse modo, será possível acessar o home broker, onde ocorre a negociação na bolsa de valores brasileira, a B3.

Nesse caso, após o lançamento do Fiagro na bolsa, pesquise o ticker PLCA11 e defina quantas cotas deseja adquirir para enviar a ordem de compra. Uma vez que ocorra a liquidação da operação, você terá as cotas em sua carteira e poderá participar dos resultados.

Agora você sabe como funciona o Fiagro PLCA11 e pode avaliar a possibilidade de incluir esse fundo em sua carteira. Para tomar a decisão, faça uma análise completa das suas características e do funcionamento desse fundo para fazer escolhas mais acertadas.

Precisa de ajuda para conhecer essa e outras oportunidades do mercado financeiro? Entre em contato conosco da Renova Invest!