Busca de Artigos no blog

Onde investir nos primeiros meses de 2023? Veja aqui algumas opções

ações em queda
ações em queda

Já passou da hora de fazer o seu dinheiro trabalhar para você e investir , não é? Entrar no mercado financeiro é uma forma de rentabilizar seus recursos e construir um patrimônio no futuro. Só que com tantas opções e um ano desafiador vindo com tudo, onde colocar o dinheiro em 2023? Ainda mais nos primeiros meses?  

Veja algumas opções de onde investir nos primeiros meses de 2023!

Já pensou na renda fixa?

A renda fixa é uma das favoritas por conta do rendimento. É uma classe de investimentos com regras predefinidas de rentabilidade, por isso, pode oferecer uma maior segurança e até planejamento financeiro. Uma das opções mais populares são as variantes do Tesouro Direto, como: 

  • Tesouro Selic – É uma aplicação pós-fixada e rende conforme a taxa Selic, refletindo a sua perfomance. A liquidez é diária, o que significa que há garantia de recompra dos títulos a qualquer momento por parte do Tesouro e é considerado o investimento mais conservador do país.
  • Tesouro Prefixado – Rende com base em uma taxa fixa que também é definida antes. Em relação à liquidez e segurança, tem as mesmas características do Tesouro Selic. A diferença é que está sujeito à marcação a mercado.
  • Tesouro IPCA+ – É uma alternativa híbrida que rende com base em uma taxa prefixada e ainda mais a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A vantagem é a manutenção do poder de compra com o passar do tempo, só que também sofre marcação a mercado.

E também há a renda variável

Outra opção é a renda variável que é composta por alternativas mais instáveis. A parte boa é que o potencial de retorno é maior. Em 2023, o aumento de juros pode fazer renda variável ficar menos atraente, levando em conta a relação de risco e retorno. 

Por outro lado, vale lembrar que o investimento em renda variável é mais pensado no longo prazo, diminuindo os riscos. Há duas categorias que costumam compor a carteira dos investidores: 

  • Ações – são partes do capital social de uma empresa que são negociadas na bolsa de valores. Aqui, há duas principais formas de obter retorno, a venda dos papéis por um preço maior que o de compra e através de proventos.
  • Fundos de investimento – essa opção se divide entre as cotas negociadas na bolsa e as que estão na plataforma do seu banco de investimentos. Tem como lucrar com a valorização das cotas ou com o recebimento de dividendos de alguns tipos. 

Onde investir em 2023? 

O BB Investimentos atualizou a sua carteira de ações para 2023. Conforme a análise dos especialistas, o contexto desafiador para empresas com teses cíclicas, por outro lado, commodities e bancos devem sair por cima. Ao mesmo tempo que o cenário de juros tende a arrefecer crescimento do crédito e as seguradoras devem entrar em um ano de estabilidade, diferente da B3.

A indústria de óleo e gás pode também seguir beneficiada pelos altos preços de petróleo, ainda mais com o crescimento na produção e reduções nos custos de extração. De acordo com o BB, as ações da AES Brasil (AESB3) contam com o maior potencial de valorização em 2023, tanto que calculam uma alta de 77,5% ao longo dos próximos 12 meses.

Veja as ações recomendadas:

Fonte: BB Investimentos

E o mercado financeiro?

As previsões econômicas afetam a confiança das pessoas no mercado. Nesse meio tempo, é possível que aconteçam algumas variações:

  • Ações no setor de educação, varejo e habitação popular podem ser mais beneficiadas;
  • Empresas estatais como Banco do Brasil e Petrobras continuam com alta volatilidade;
  • Títulos  de renda fixa pós-fixados e atrelados ao CDI e à Selic sofreram com a provável queda de juros em  2023.

Com as incertezas e riscos globais acerca do cenário econômico de 2023, uma opção bacana é manter uma carteira “dolarizada”, incluindo ações que pagam dividendos que devem sofrer menos com a crise. Investir no longo prazo evita as perdas imediatas, se houver recessão. Você também precisa ter em mente que a diversificação te dá proteção e resiliência.

Como investir em 2023? Confira aqui. 

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Ficou com alguma dúvida? Caso queria conhecer mais alternativas de investimentos, conte com a nossa assessoria! Entre em contato conosco, temos uma equipe preparada para ajudar você!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.