Renova Invest Facebook

O que é um carro híbrido? Vale a pena ter o modelo!

Você sabe o que é um carro híbrido? Esse é um modelo de automóvel que possui dois tipos de motor — sendo um deles elétrico. Por essa razão, ele vem atraindo a atenção dos motoristas, especialmente daqueles preocupados com a sustentabilidade.

Afinal, a versão híbrida emite menos gases poluentes na atmosfera, contribuindo com a diminuição do efeito estufa. Entretanto, antes de comprar esse modelo, é preciso conhecer os prós e contras do veículo para saber se vale a pena tê-lo.

A seguir, você entenderá mais o que é um carro híbrido. Continue a leitura!

O que é um carro híbrido e como funciona?

Um carro híbrido é um veículo composto por dois motores: um elétrico e outro a combustão interna. Como o nome sugere, o motor elétrico é movido por eletricidade, e não por combustível fóssil. Nesse caso, quando a energia elétrica passa pelo motor, ela é transformada em energia cinética.

Isso acontece porque o motor tem dois componentes básicos: um estator e um rotor. Eles possuem eletroímãs que formam um campo magnético que se opõem entre si, permitindo converter a energia elétrica em cinética.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Por meio de outras peças do motor, essa eletricidade chega até as rodas, fazendo o carro se movimentar. Para garantir o funcionamento do carro, a energia fica armazenada em uma bateria, alimentada por uma tomada elétrica comum.

Já o motor a combustão interna funciona a partir da energia liberada pela queima da mistura de ar e combustível no interior dele. Após a liberação, ela faz com que os pistões se movam para eliminar os gases queimados, acionando os mecanismos que fazem a roda girar e o carro funcionar.

Em um carro híbrido, os dois sistemas trabalham juntos para decidir qual fonte de energia será utilizada em cada momento. É comum o motor elétrico ser usado para dar a partida no veículo, enquanto o motor a combustão entra em ação quando o carro precisa ganhar força ou velocidade.

Quais as diferenças entre carros híbridos e modelos convencionais?

Agora que você sabe o que é um carro híbrido e como funciona, é preciso entender as diferenças entre ele e os modelos tradicionais. Uma das principais particularidades diz respeito às fontes de energia desses dois tipos de veículos.

Como você viu, o automóvel híbrido possui dois motores, ou seja, ele é misto. Enquanto isso, a versão convencional possui somente um motor, sendo de combustão interna. Ele funciona a partir de combustíveis, como a gasolina, o diesel ou o etanol.


Além disso, há diferenças em relação ao consumo de combustível. Isso porque o carro híbrido exige menos combustível que o modelo de carro tradicional. Afinal, ele também pode funcionar a partir de eletricidade, gerando uma economia com essa despesa.

Outro ponto importante diz respeito à quantidade de peças utilizadas na montagem do veículo. Nesse aspecto, o automóvel com motor híbrido tende a ter mais componentes que os carros convencionais. Afinal, ele possui dois motores em sua composição.

Quais as desvantagens do veículo híbrido?

Entendeu as diferenças entre carros híbridos e modelos convencionais? Agora é preciso conhecer as possíveis desvantagens do veículo híbrido. Desse modo, você tem condições de começar a avaliar se vale a pena comprá-lo. Um dos pontos negativos está no preço do produto.

Os carros com motor híbrido costumam ser mais caros, já que possuem tecnologia avançada. Porém, esse custo pode ser compensado no longo prazo, considerando a economia gerada pelo baixo consumo de combustível.

Outro aspecto que merece atenção é o maior peso do veículo. O fato de ter dois motores faz com que o desempenho dos carros híbridos possa ser prejudicado. Contudo, novas tecnologias têm sido desenvolvidas para contornar essa limitação.

Quais as vantagens de um veículo do tipo?

Apesar das desvantagens, também existem vantagens em um veículo híbrido. Uma delas é a emissão mais limpa. Afinal, um dos motores desse modelo de automóvel é elétrico. Assim, como ele não emite gás poluente, o carro híbrido libera poucas substâncias tóxicas na atmosfera.

Mais um ponto positivo desse tipo de veículo é o fato de que ele gera menos ruído. Isso é possível porque o propulsor elétrico é silencioso quando está em funcionamento. Portanto, ele contribui para a redução da poluição sonora nos centros urbanos.

Além disso, há isenção do Imposto de Importação sobre os carros híbridos. Esse é um tributo cobrado sobre um produto estrangeiro quando ele entra em território brasileiro. Existem modelos de carros híbridos livres da alíquota, diminuindo o custo total do automóvel.

Outra vantagem do carro híbrido é a vida útil da sua bateria. Ela pode chegar até 10 anos, dependendo da marca. Logo, esse tipo de veículo dispensa a necessidade de certos reparos que são comuns no modelo tradicional. Portanto, há menos gastos com manutenção.

Vale a pena ter um carro híbrido?

Depois de entender mais sobre o que é um carro híbrido, é possível avaliar se vale a pena comprá-lo. Mas, antes de decidir, você deve considerar outros pontos importantes para fazer uma escolha embasada.

Entre eles, destaca-se a desvalorização. Ou seja, o valor que o veículo pode perder em uma potencial venda. Nesse sentido, é importante ressaltar que, quanto menor for a procura por um automóvel, mais desvalorizado ele estará.

Afinal, a baixa demanda pode fazer com que você precise vender o carro por um preço baixo para atrair compradores. Por essa razão, vale a pena entender a possibilidade de desvalorização de um carro híbrido antes de comprá-lo.

Outro fator para levar em consideração é a dificuldade em encontrar peças de reposição para a manutenção desse modelo — especialmente se o mercado do modelo desejado for pequeno. Com isso, você saberá se terá facilidade ou não para realizar o conserto do veículo.

Além disso, é necessário analisar o seu orçamento. Antes de decidir pela compra, avalie a sua capacidade de comprar um carro híbrido e de arcar com os custos de ter um automóvel. A partir desse conhecimento, é possível evitar problemas financeiros no futuro.


Agora você sabe o que é um carro híbrido e pode avaliar se vale a pena comprar o modelo. Utilize as informações que viu aqui para embasar sua decisão. Para ter mais segurança na escolha, lembre-se de considerar suas necessidades e possibilidades financeiras!

Quer continuar acompanhando conteúdos como este para manter-se atualizado sobre as novidades do mercado? Assine nossa newsletter e receba nossas publicações diretamente em seu e-mail!

 

Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o mercado financeiro, nos acompanhe nas redes sociais. Estamos no YouTubeInstagramFacebook e LinkedIn!

 

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
1 Comentário
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.