Renova Invest Facebook

O que é INCC? Descubra qual a sua importância!

O que é INCC
O que é INCC

Um dos principais setores econômicos no Brasil é o da construção civil. Apesar de central para a economia nacional, ele tem certa volatilidade, apresentando diversas flutuações de custos ao longo do tempo. Por isso, é interessante saber o que é o INCC.

O Índice Nacional de Custo da Construção existe exatamente para analisar as variações de preços envolvendo mão de obra, equipamentos e materiais no setor. Assim, conhecê-lo ajuda a compreender a dinâmica econômica nacional e entender impactos nos investimentos.

Quer saber melhor como funciona esse índice e de que forma ele pode afetar sua realidade? Então acompanhe a leitura deste texto!

O que é INCC?

Como você viu, o INCC é um índice que mede o custo da construção civil brasileira. Ele é elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), uma das principais instituições de ensino e pesquisa do país. A função é indicar a evolução dos custos das construções habitacionais ainda não finalizadas.

A primeira vez que esse índice foi divulgado foi em 1950. Na época, seu nome era Índice de Custos de Construção (ICC). Inicialmente, ele cobria apenas a cidade do Rio de Janeiro, capital federal naquele ano.

Posteriormente passou a acompanhar cidades como:

  • São Paulo;
  • Belo Horizonte;
  • Salvador;
  • Recife;
  • Porto Alegre;
  • Brasília.

Para atingir o objetivo do índice, a FGV analisa mensalmente as mudanças de preços do setor de construção nessas capitais, fazendo a correção. Assim, ele pode ser útil em diversos contextos — como no reajuste das parcelas de financiamento, atualizando os gastos reais da construção.

Quais as modalidades do INCC?

Depois de compreender o que é o INCC, é importante levar em consideração suas diferentes modalidades. Confira a seguir quais são elas:

INCC-DI

O INCC-DI é o Índice Nacional de Custo de Construção – Disponibilidade Interna. Essa modalidade do índice analisa a variação dos custos da construção civil do primeiro ao último dia do mês de referência.

INCC-10

Já o Índice Nacional de Custos de Construção – 10 (INCC-10) tem seu cálculo feito a partir da análise da variação de preços da construção civil ocorrida entre o dia onze do mês anterior ao dia dez do mês de referência.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

INCC-M

Por último, o INCC-M (Índice Nacional de Custo de Construção – Mercado) tem como objetivo compreender a evolução dos custos do setor de construção civil entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês de referência.

Embora sejam calculadas separadamente, cada uma dessas modalidades contribui para uma compreensão mais apurada do funcionamento do setor de construção no país.

Como calcular o INCC?

Agora que você entendeu o que significa o INCC, qual sua função e as diferentes modalidades que fazem parte desse índice, é necessário saber como é feito o cálculo do indicador. A metodologia é uma média ponderada dos custos da construção nas capitais citadas.

Em geral, são coletadas informações referentes a materiais, mão de obra, equipamentos e demais elementos centrais para o setor. Uma vez que a captação de dados ocorre, os valores são divididos em três diferentes grupos, sendo eles:

  • custos estruturais;
  • custos de instalações;
  • custos de acabamentos.

Cada um desses grupos apresenta um determinado peso no índice. Ao final de todos os meses, tem-se a média ponderada. Ou seja, multiplica-se o valor do conjunto de dados pelo seu peso, somam-se esses valores e o resultado é dividido pela soma dos pesos.

Para encontrar o INCC acumulado é feita a somatória de todos os INCC mensais.

Qual a importância do índice?

Até aqui, foi possível compreender as principais informações de conceituação e composição do INCC. Contudo, também é necessário analisar qual a importância desse índice para a economia e nos investimentos.

Entenda a seguir!

Na economia

O principal impacto econômico do INCC ocorre no setor imobiliário. Como você viu, ele é o indicador base para os reajustes dos contratos desse segmento. Isso significa que o índice terá influência direta no valor dos financiamentos e consórcios, por exemplo.

Além disso, o INCC-M responde por 10% do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). Por isso, ele tem um grande peso no índice de inflação, ou seja, no aumento dos custos gerais no país.


Na renda fixa

Uma vez que o índice impacta a inflação geral do Brasil, ele também acaba atingindo uma série de investimentos. A inflação alta pode causar um desequilíbrio econômico, aumentando a taxa básica de juros (Selic), por exemplo.

Como diversos investimentos de renda fixa estão atrelados à Selic, levar em consideração a influência do INCC permite avaliar as oportunidades.

Na bolsa de valores

Além de impactar a renda fixa, o INCC também afeta a bolsa de valores. Essa influência ocorre principalmente para quem investe no setor imobiliário, pois as alterações no índice atingem diretamente a rentabilidade de projetos de incorporação ou construção.

Dessa forma, quem investe em ações de empresas da construção civil pode acompanhar o INCC para analisar melhor suas estratégias de investimento.

Nos fundos imobiliários

Com relação aos fundos imobiliários (FII), o impacto do INCC ocorre de maneira indireta, pois muitos FIIs investem em ativos prontos e mais maduros. Contudo, por influenciar a inflação, o índice afeta o valor de contratos de aluguel e locação, impactando nos rendimentos dos fundos imobiliários.

Além disso, existem fundos imobiliários que têm como estratégia a construção de imóveis para venda. Nesses casos, o impacto do INCC no FII pode ser mais direto.

Por que acompanhar o INCC?

Ao compreender as principais informações sobre o INCC é possível perceber a importância de acompanhá-lo. Afinal, esse é um dos principais indicadores da economia — e pode influenciar a sua rotina nas finanças e seus investimentos.

Por exemplo, é necessário acompanhar o INCC para não ser pego de surpresa com reajustes em contratos de locação, financiamento e consórcio.

Além disso, perceber corretamente a dinâmica do índice pode auxiliar você a encontrar melhores estratégias de investimento, uma vez que ele pode indicar os rumos da economia e evidenciar tendências para o mercado de imóveis e outros setores.

Neste texto você compreendeu o que é INCC, como o índice funciona e de que forma ele influencia a dinâmica da economia nacional em diversos aspectos. Como foi possível notar, esse é um indicador importante a ser analisado por quem deseja lidar com suas finanças de forma inteligente.

Gostou destas informações? Para saber mais sobre como funcionam as dinâmicas da economia e como elas podem impactar suas finanças, veja como proteger seus investimentos da inflação!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.