Renova Invest Facebook

IGP-10: veja o que é e como funciona

igp-10
igp-10

O IGP-10 (Índice Geral de Preços – 10) é um indicador econômico utilizado no Brasil para medir a variação média dos preços de diversos produtos e serviços entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.

Assim, ele é composto pela média dos valores de outros três índices: o IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção). Por isso, é nomeado como um índice “geral” de preços.

Dessa forma, o IGP-10 é um índice de inflação importante, já que mede a inflação no atacado e no varejo. Além disso, ele é um dos indicadores mais importantes do país, e usado por empresas, investidores e governo para tomar decisões financeiras.

Como o IGP-10 é calculado?

Antes de tudo, o valor mensal do IGP-10 é calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) a partir de uma média das versões “10” dos índices IPA, IPC e INCC.

Nesse sentido, os pesos atribuídos por cada indicador são:

  • IPA-10: 60% na formação do IGP-10;
  • IPC-10: 30% na formação do IGP-10;
  • INCC-10: 10% na formação do IGP-10.

Sendo assim, o índice considera apenas os preços coletados entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês referência. Assim, a FGV publica mensalmente o índice, geralmente após o dia 10 do mês de referência.

Inflação: você sabe o que é?
Indexadores financeiros: entenda como funcionam e quais os principais
O que é IPCA? Veja os detalhes sobre esse índice!

IPA-10

O IPA registra variações de preços de produtos agropecuários e industriais nas transações interempresariais, isto é, nos estágios de comercialização anteriores ao consumo final.

IPC-10

O IPC mede a variação de preços de um conjunto fixo de bens e serviços componentes de despesas habituais de famílias com nível de renda situado entre 1 e 33 salários mínimos mensais.

INCC-10

Enquanto o INCC foi desenvolvido para monitorar a evolução dos preços materiais, serviços e mão-de-obra destinados a construção de residências no Brasil.

Para que serve o IGP-10?

Primeiramente, o  índice permite que se tenha uma taxa de inflação dentro do intervalo calculado. Dessa forma, ele fornece uma visão rápida e atualizada da evolução dos preços no curto prazo.

Assim, ele é usado para reajustes de tarifas públicas, contratos de aluguel e planos e seguros de saúde.

Além disso, economistas e analistas podem identificar tendências inflacionárias e fazer previsões sobre o comportamento futuro dos preços.

Por fim, empresas, famílias e investidores também utilizam o IGP-10 para auxiliar no planejamento financeiro. Já que ele ajuda a estimar a variação de custos de preços, o que é importante para definir estratégias de negócios, fazer projeções de lucros e tomar decisões de investimento.

O IGP-10 mede a inflação para que parcela da população?

De acordo com a FGV, o indicador direciona-se para toda a população, sem restrição de nível de renda ou classe social, afinal, a precificação independe dessas diferenciações.

Valor do IGP-10 acumulado em 2023

Mês de referência Evolução mensal Acumulado 12 meses
Agosto/23 -0,13% -7,37%
Julho/23 -1,10% -7,89%
Junho/23 -2,20% -6,31%
Maio/23 -1,53% -3,49%
Abril/23 -0,58% -1,90%
Março/23 0,05% 1,12%
Fevereiro/23 0,02% 2,26%
Janeiro/23 0,05% 4,27%
Dezembro/22 0,36% 6,08%
Novembro/22 -0,59% 5,55%
Outubro/22 -1,04% 7,44%
Setembro/22 -0,90% 8,24%
Agosto/22 -0,69% 8,82%

Quais as diferenças entre o IGP-10, INCC-M e IGP-M?

O IGP-10 e o IGP-M são essencialmente o mesmo índice, sendo diferenciados apenas pelo período de apuração da variação de preços. Enquanto o IGP-10 apura as variações entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês atual, o IGP-M apura entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês atual. Por fim, o INCC-M é um componente do IGP-M, do mesmo modo que o INCC-10 é componente do IGP-10.

Conclusão

Em resumo, o IGP-10 desempenha um papel fundamental na economia brasileira ao medir a variação de preços em um curto período. Afinal, sua importância vai além de ser apenas um indicador. Já que ele é uma ferramenta valiosa para analisar a saúde econômica, embasar decisões financeiras e moldar políticas monetárias.

Afinal, o índice oferece uma janela para entender como os preços estão evoluindo, o que é crucial para uma gestão econômica eficaz em um ambiente em constante mudança.

Fonte: FGV

Não perca os nossos vídeos no Youtube. Então, se inscreva no canal e fique atento às nossas novidades sobre o mundo dos investimentos!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.