Renova Invest Facebook

Aprenda a declarar valores de aluguel recebidos no Imposto de Renda 2023

Declarar imóveis no imposto de renda
Declarar imóveis no imposto de renda

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) termina no dia 31 de maio, ou seja, está cada vez mais perto e você não quer cair na malha fina, não é? Por isso, aprenda a declarar os valores recebidos com aluguel no IR, pois todos devem informados para a Receitar Federal.

Declaração do aluguel recebido no IR

Ao receber um valor de aluguel acima do limite atual de isenção, que é R$ 1.903,98 por mês, o Imposto de Renda deve ser recolhido todo o mês pelo programa carnê-leão, o qual está disponível no próprio site da Receita Federal.

Vale pontuar que é preciso importar os dados do carnê-leão para o programa gerador da declaração, durante o preenchimento de ajuste anual, O valor deve ser incluído na ficha “Rendimentos Recebidos de Pessoa Física”.

Apenas os que alugam imóveis para pessoa físicas devem pagar o carnê-leão. E caso você não tenha feito o preenchimento do carnê-leão, a orientação é que o contribuinte faça o download do programa do carnê, lance o imposto devido e faça o pagamento de multa e juros antes da entrega da declaração de IR.

Valor do aluguel for inferior aos R$ 1.903,98 por mês

Já se o valor for inferior ao limite mensal, os valores recebidos de aluguel devem ser informados na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física”, que está na guia “Outras Informações” e no campo “Aluguéis” na hora de declarar o IR.

Se a situação for que há o recebimento de mais de um aluguel por mês, a pessoa responsável deve fazer a soma dos valores e depois, informar o total dos valores recebidos mensalmente. Por exemplo, os locadores com mais de um imóvel alugado precisam registrar todos os recebimentos.

Caso a soma dos aluguéis recebidos ficar acima do limite da isenção, o imposto será cobrado sim. Por isso, é recomendado o registrado das entradas e saídas em um livro-caixa, em que o recolhimento é vinculado à pessoa física e não à fonte de renda.

O que é considerado para o recolhimento é a soma dos valores, ou seja, não importa se foi um ou mais contratos. Então, é realmente preciso apurar no livro-caixa e enviar. O locador também pode excluir do valor do aluguel o total pago em IPTU, se tiver arcado com o pagamento do tributo.

Quais os documentos preciso para fazer a declaração?

Caso você não esteja fazendo a declaração pela primeira vez, tenha em mãos o número do recibo da declaração de 2022, que é referente aos rendimentos de 2021. Além disso, é preciso vários documentos pessoais em mãos:

  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Título de eleitor;
  • Última declaração de IR (se houver);
  • Número de conta a agência bancária para receber restituição;
  • Nome, CPF e data de nascimento de dependentes, alimentandos e cônjuge (se houver);

Vale lembrar que a Receita Federal exige o CPF de dependentes e isso de qualquer idade. E em caso dos dependentes não possuírem CPF, o documento deve ser solicitado em agências dos Correios, da Caixa ou do Banco do Brasil.

Carteira de investimentos totalmente ISENTA DE IR?

Além de saber como declarar o aluguel no IR, veja mais informações aqui.

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Ficou com alguma dúvida? Caso queria conhecer mais alternativas de investimentos, conte com a nossa assessoria! Entre em contato conosco, temos uma equipe preparada para ajudar você!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.