Enquanto algumas moedas digitais foram criadas com o objetivo de revolucionar o sistema e as instituições financeiras tradicionais, outras têm propósitos diferentes. Ao conhecer o que é Emercoin, você notará que ela foca em oferecer uma infraestrutura completa a baixo custo.
Por causa dessa característica, o criptoativo pode ser usado por empresas que buscam descentralização, segurança e flexibilidade. Ao mesmo tempo, ela envolve riscos, os quais devem ser considerados antes de qualquer investimento.
Quer saber mais? Veja como funciona a Emercoin e entenda seus diferenciais!
O que é Emercoin?
A Emercoin é uma moeda digital que foi lançada em 2013. Assim como outras alternativas do mercado, seu anúncio aconteceu próximo do lançamento, apenas 3 dias antes para que os voluntários se preparassem para a mineração de moedas.
Essa moeda digital é fortemente baseada em características do blockchain e é relativamente parecida com a Namecoin, embora não sejam idênticas.
Como o criptoativo funciona?
O funcionamento dessa moeda se dá por meio do blockchain, com infraestrutura composta por diferentes serviços e funcionalidades. A Emercoin permite que tanto investidores físicos quanto empresas aproveitem a estrutura em blocos a baixo custo.
A proposta é que também seja possível utilizar a plataforma para realizar o pagamento de compras e de serviços, por exemplo. Além das características tradicionais, conta com diversas ferramentas e funcionalidades.
Com a Emercoin, há como ter acesso a estrutura com base em certificados SSL, armazenamento digital, domínio descentralizado para web e mesmo recursos voltados para veicular anúncios em rede.
É, portanto, especialmente focada em soluções para negócios, com uma plataforma diversificada. O seu processo de mineração acontece mediante proof-of-work (PoW) ou prova de trabalho e proof-of-stake (PoS) ou prova de participação.
No primeiro caso, é preciso dispor de recursos computacionais robustos. No segundo, entretanto, os mineradores utilizam as próprias criptomoedas como garantias e são remunerados por isso. Como uma fraude leva à não-devolução da garantia dada, o protocolo PoS reforça a segurança.
Descubra agora a
NOVA RENDA FIXA
que pode turbinar seus ganhos.
Por meio desses processos, também há a validação das operações, que são registradas no blockchain e são invioláveis.
Quais são as vantagens da Emercoin?
Um dos maiores benefícios da Emercoin é que ela usa o blockchain não apenas para enviar e receber dinheiro. Essa moeda digital foca no armazenamento seguro, com o apoio de tecnologias combinadas e criptografia.
Ela também oferece um conjunto de funcionalidades que podem ser combinadas de acordo com as necessidades e com quem a utiliza. Portanto, até os negócios podem se beneficiar das funcionalidades disponíveis, que vão desde a atuação na web até o recebimento de recursos.
Leia também:
Outro ponto positivo é que é uma moeda que aproveita algumas características do próprio Bitcoin, como a segurança e a confiabilidade. Ao mesmo tempo, foca em oferecer elementos extras e inovadores para negócios com distintas características.
Quais são os riscos associados?
Desde seu surgimento, a Emercoin tem visto uma evolução no seu preço e na sua capitalização de mercado. Contudo, não há garantias de que esse movimento ascendente continuará a acontecer.
Na verdade, outras criptomoedas também envolvem riscos porque não é possível determinar, pelo menos por agora, se elas permanecerão relevantes ou se formam uma bolha financeira. Como a Emercoin não é a maior do mercado, o risco se eleva.
Além disso, em seu início, ela sofreu um ataque de segurança. O problema foi corrigido e outras vulnerabilidades foram eliminadas, mas o fato pode causar incertezas nesse sentido.
Como a Emercoin se diferencia de outras criptomoedas?
Sabendo o que é Emercoin, você notará que ela, assim como outras criptomoedas, é baseada no Bitcoin.
Isso a torna parecida com a mais famosa das moedas digitais em termos de segurança e pontos de funcionamento. No entanto, o desenvolvimento próprio de características garante que ela tenha qualidades únicas.
Um dos pontos é a flexibilidade. Por usar recursos distintos, desde o DNS até a Voz sobre IP (VoIP), essa criptomoeda pode ser adotada e implementada em ecossistemas diferentes. Para os negócios, especificamente, é um aspecto positivo.
A transferência peer-to-peer (P2P) ou ponto a ponto também não é sua única possibilidade. O conjunto de recursos e funcionalidades torna a alternativa uma opção de infraestrutura. Além disso, dispõe de elevada robustez associada à segurança digital.
Como adquirir Emercoin?
Para adquirir essa criptomoeda costuma ser necessário, primeiramente, comprar Bitcoin. Então, antes de comprar Emercoin é preciso criar uma conta em uma exchange, onde você poderá negociar criptoativos.
Após transferir recursos para a compra, é só adquirir a quantidade desejada de Bitcoin. Ela será transferida para sua carteira ou wallet virtual. Após essa etapa, devem-se buscar, entre as exchanges, quais negociam as moedas digitais alternativas, chamadas de altcoins.
Será preciso transferir o dinheiro para a nova conta, caso a primeira exchange não conte com tal tipo de criptoativo. Depois, basta adquirir a quantidade desejada de Emercoin com o seu saldo de Bitcoin. Com a conversão feita, tudo será armazenado em sua carteira.
Porém, antes de tomar a decisão de operar com essa e outras moedas, é preciso avaliar seu perfil de investidor. Justamente por esse não ser um investimento tradicional é necessário ponderar os riscos, que são mais elevados. Assim, é possível tomar uma decisão de maneira informada.
Após saber o que é Emercoin, você pode ter acesso a uma alternativa de características descentralizadas e com diversas funcionalidades — em especial, para negócios. Mas não se esqueça de ponderar os riscos antes de considerar realizar o investimento.
Ainda tem alguma dúvida sobre essa moeda digital, seu processo de mineração ou outra característica? Deixe nos comentários!