Renova Invest Facebook

MATB11: O ETF que replica o Índice de Materiais Básicos (IMAT)

ETF
ETF

No mercado de investimentos, existem várias opções para os investidores diversificarem suas carteiras. Uma dessas opções é o ETF MATB11, que está ligado ao Índice de Materiais Básicos (IMAT) e pode ser uma escolha interessante para os investidores que buscam exposição a esse setor específico.

O que é o MATB11?

O MATB11, também conhecido como IT Now IMAT Fundo de Índice, é um ETF que busca replicar a performance do Índice de Materiais Básicos (IMAT). Esse índice é calculado pela B3 e tem como objetivo refletir o desempenho médio das cotações dos ativos de maior negociabilidade e representatividade do setor de materiais básicos.

O fundo é administrado e gerido pelo Itaú Unibanco, que trabalha para aproximar o resultado do ETF ao índice utilizado como benchmark. Para isso, é cobrada uma taxa de administração de 0,5% ao ano sobre o capital investido.

É importante destacar que, apesar de ser um fundo de investimento, o MATB11 é negociado em bolsa de valores, assim como as ações. Portanto, o processo de investimento é semelhante ao de investir em qualquer outra ação. Basta digitar o ticker (MATB11) no home broker ou na corretora de valores.

Composição do MATB11

O objetivo principal do ETF MATB11 é seguir o desempenho do índice IMAT. Para isso, a composição do fundo é realizada com foco em replicar a carteira teórica do índice. Atualmente, o fundo investe 95% do seu patrimônio em ações que compõem o IBOV e fazem parte da categoria de materiais básicos.

Entre as atividades econômicas relacionadas a materiais básicos na bolsa, podemos citar a fabricação de papel, celulose, siderurgia e mineração. Algumas das principais empresas que compõem o ETF MATB11 são Suzano SA, Gerdau SA, Vale SA, Klabin SA, Metalurgica Gerdau SA, Cia Siderurgica Nacional SA, Braskem SA, Bradespar SA, CSN Mineracao SA e Usinas Siderurgicas de Minas G.

É importante ressaltar que o peso de cada ação no fundo está relacionado ao valor de mercado, liquidez e volume de negociação de cada ativo. Portanto, a gestão do fundo deve sempre estar trabalhando para ponderar eficientemente as ações que compõem o fundo, visando obter sucesso em se aproximar do resultado do índice IMAT.

Vantagens do MATB11

Assim como qualquer outra opção de investimento, o MATB11 possui suas vantagens e desvantagens. Entre as principais vantagens desse ETF, podemos destacar:

Diversificação

Os ETFs são ativos que replicam a carteira teórica de um índice do mercado financeiro. Ao investir em um ETF como o MATB11, o investidor estará investindo em diversas ações ao mesmo tempo, sem precisar se preocupar em realizar uma grande diversificação em sua carteira individualmente.

Praticidade

Investir no MATB11 é simples e prático, pois é feito através da bolsa de valores. Com apenas um ativo, o investidor pode ter exposição a várias grandes empresas do setor de materiais básicos listadas na bolsa.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Desvantagens do MATB11

Por outro lado, é importante considerar também as desvantagens do fundo de índice MATB11. Alguns pontos a serem observados são:

Taxa de administração

A taxa de administração do MATB11 é de 0,5% ao ano, o que pode ser considerado maior do que a taxa de outros ETFs disponíveis no mercado.

Ausência de análise fundamentalista

Por se tratar de um fundo que adquire uma cesta de ativos, o MATB11 não realiza uma análise fundamentalista de cada ativo individualmente. Isso significa que o investidor pode adquirir dentro do ETF alguns ativos sem fundamentos sólidos.

É importante ressaltar que antes de investir em qualquer produto financeiro, é fundamental realizar uma análise detalhada, considerando seus próprios objetivos, perfil de risco e horizonte de investimento. Cada investidor deve avaliar se o MATB11 é adequado para sua estratégia e consultar um profissional especializado, se necessário.

Esse artigo te ajudou a entender mais sobre o MATB11? Caso tenha alguma dúvida ou comentário, deixe-os abaixo.

Não perca os nossos vídeos no Youtube. Se inscreva no canal e fique atento às nossas novidades sobre o mundo dos investimentos!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.