Renova Invest Facebook

5 fatos curiosos financeiros sobre os 70 anos de reinado da rainha Elizabeth II

Você já pode dizer que viveu mais um momento histórico da humanidade: a ascensão de um novo Rei, o filho da rainha Elizabeth II. A monarca faleceu na quinta-feira (8) e teve o segundo reinado mais longo do mundo, ficando atrás apenas do rei Luis XIV, da França, o qual assumiu o trono aos 4 anos.

Ao todo, foram 70 anos representando a coroa britânica e por mais que o francês tenha mantido o título por 72 anos, ele só passou a governar de fato depois da maioridade e por isso, a inglesa é considerada a que realmente reinou por mais tempo.

Em todo esse tempo, Elizabeth II conheceu quase todos os países que fazem parte do Reino Unido, além dos demais continentes e suas colônias. Ela esteve no Brasil em 1968, foi a sua primeira visita à América do Sul, durante o governo militar.

E a Rainha conheceu quem alguém aqui no nosso país? Claro que sim! Ela conheceu os chefes de Estado brasileiro, Ernesto Geisel, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Elizabeth II também se encontrou com personalidades famosas, como o escritor Jorge Amado, o jogador Pelé e a cantora Elza Soares.

Com tanto tempo de reinado e uma importância crucial, quantos acontecimentos importantes na economia a monarca britânica presenciou? A verdade é que para listar todos eles, certamente esse artigo se tornaria um livro gigantesco. Por isso, a Renova Invest separou 5 fatos curiosos financeiros sobre os 70 anos de reinado da rainha Elizabeth II.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Agora, você investidor pode se inteirar mais sobre o mercado financeiro e econômico do Reino Unido e quem sabe aplicar seu dinheiro em terras britânicas ou europeias? Confira a lista:

1) Rosto na cédula 

A rainha Elizabeth II foi a primeira pessoa a ter o seu rosto estampado nas cédulas de libra esterlina. Desde março de 1960, o Banco da Inglaterra imprime dinheiro com o rosto de um monarca de um lado e de personalidades da história inglesa do outro. A escritora Jane Austen, o economista Adam Smith e o primeiro-ministro Winston Churchill são exemplos.

Além das linhas geográficas do Reino Unido, o rosto da Rainha esteve em outros países onde reina, como Austrália. As cédulas também eram atualizadas ao passar dos anos, para que sempre refletisse a fase atual da monarca. A cada era da Rainha, uma nova versão do dinheiro era feito.

Mas foi só em 2016 que as notas passaram a ser fabricadas em polímero, que é uma espécie de plástico. O Banco da Inglaterra deu até 30 de setembro para quem ainda possui notas de papel, gastar. Depois do prazo, as cédulas serão recolhidas.

Inclusive, a libra possui tamanhos diferentes, as maiores são aquelas de maior valor de face. Veja algumas:


Moeda comemorativa de 300 anos do Banco da Inglaterra
Moeda comemorativa de 300 anos do Banco da Inglaterra – Foto: Divulgação/Banco da Inglaterra

Primeira cédula com o rosto da monarca
Primeira cédula com o rosto da monarca — Foto: Divulgação/Banco da Inglaterra

Nota de 50 libras com o rosto da rainha e de Alan Turing

Nota de 50 libras com o rosto da rainha e de Alan Turing — Foto: Divulgação/Banco da Inglaterra

 

2) Inflação da libra 

A libra esterlina é a moeda em circulação mais antiga do mundo, vinda de um tempo muito antigo, da época dos romanos e foi cunhada pela primeira vez pelo Banco da Inglaterra no século 17. Sem trocar pelo euro, a  libra é uma das moedas de maior valor de mercado, sendo cotada até acima do dólar.

Porém, isso não quer dizer que não está sujeita à inflação. Tanto que desde que a rainha Elizabeth II assumiu o trono, a inflação acumulada foi de 2.298%, ou seja, mil libras de hoje equivaliam a apenas 41,7 libras no início de 1952.

libra
¹ Houve mudança na série história em 1988. Obs.: Em 2022, em 12 meses até julho
Fonte: Office for National Statistics / Elaboração: Valor Data

3) O principal índice da bolsa de Londres

Ao Elizabeth receber a coroa, faltavam mais de 30 anos para surgir o que chamamos de principal índice da Bolsa de Londres (LSE). Em 1984, o FTS 100 foi criado para monitorar as ações das 100 maiores empresas listadas na bolsa.

Através do índice da bolsa dos Estados Unidos S&P 500 foi possível calcular quanto um investidor teria ganho se tivesse escolhido aplicar o seu dinheiro nas ações da carteira teórica no ano em que a Rainha começou seu reinado no Reino Unido.

Sendo assim, caso a pessoa investisse US$ 1 mil no S&P 500 em 1952, hoje teria US$ 167.432. O índice saiu de 11,8% em janeiro de 1952 e variou até 16643,2% em janeiro de 2022, praticamente de 26 pontos para quase 4 mil pontos.

4) Moedas brasileiras nos últimos 70 anos 

Foram 7 décadas que a Rainha se manteve no trono e mais tempo ainda que a livra se manteve na Inglaterra. O mesmo não pode ser dito no Brasil. O nosso país já teve oito moedas, em que foram sete trocas, prevalecendo a moeda que temos hoje, o real.

Confira a lista de todas as moedas brasileiras que existiram no Brasil durante o reinado de Elizabeth II:

  • Cruzeiro – De 1942 a 1967;
  • Cruzeiro Novo – De 1967 a 1970;
  • Cruzeiro – De 1970 a 1986;
  • Cruzado – De 1986 a 1989;
  • Cruzado Novo – De 1989 a 1990;
  • Cruzeiro – De 1990 a 1993;
  • Cruzeiro Real – De 1993 a 1994;
  • Real – De 1994 até o presente.

5) Não há centavos de libra 

Olha só que loucura: até 1971, a libra era dividida em 240 partes iguais. Então, uma libra já chegou a valer  20 shillings e cada shillings (ou xilens) equivalia a 12 pence (penny, no singular). Depois da década de 70, no reinado de Elizabeth II, a moeda oficial do Reino Unido mudou o seu sistema decimal e passou a dividir a libra em 100 pence.

Bem diferente de moedas como o real e dólar, em que possui um sistema decimal e é dividido em pedaços do todo de cem (100). Foi daí que surgiu o nome cents ou centavos, que são uma parte de cem.

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos sobre as marcas mais valiosas, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Quer saber mais sobre o mercado e suas oportunidades? Entre em contato conosco da Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.