Renova Invest Facebook

Entendendo o S&P 500: Índice do mercado de ações

S&P melhora perspectiva
S&P melhora perspectiva

O Standard & Poor’s 500, mais conhecido como S&P 500, é um índice ponderado por capitalização de mercado que reúne as 500 maiores empresas listadas nas bolsas de valores dos EUA – NYSE e NASDAQ. Ele é um dos principais benchmarks do mercado de renda variável e oferece uma visão abrangente da saúde da economia norte-americana.

Qual a rentabilidade do índice?

A rentabilidade do índice depende da performance geral dessas 500 empresas e, portanto, flutua com o tempo. No entanto, historicamente, o índice tem proporcionado retornos positivos aos investidores a longo prazo, apesar da volatilidade no curto prazo. Veja a tabela abaixo:

rentabilidade sp 500
Rentabilidade Sp500 atualizada até 11/06/2023.

Quanto vale cada ponto do índice?

O valor de cada ponto do índice depende do valor total do índice. O índice é ponderado por capitalização, o que significa que as maiores empresas têm maior influência no valor do índice. Assim, se uma empresa como a Apple ou a Microsoft, por exemplo, vê um grande aumento em seu valor de mercado, isso pode aumentar significativamente o valor do S&P 500.

Quais são as 500 empresas do S&P 500?

O índice inclui empresas de uma variedade de setores, desde finanças e tecnologia da informação até saúde e energia. Alguns dos nomes mais conhecidos incluem Apple, Microsoft e Coca-Cola. A seleção das empresas é realizada por um comitê de especialistas que considera vários critérios, incluindo o valor de mercado, liquidez e a elegibilidade do setor. As empresas selecionadas são revisadas trimestralmente para garantir que o índice continue representando adequadamente o mercado.

Como Investir no S&P 500?

Investir no S&P 500 é uma maneira comum de ter exposição diversificada ao mercado de ações dos EUA. Isso pode ser feito através de ETFs (Exchange Traded Funds) que rastreiam o desempenho do índice, por meio de fundos de investimento que buscam replicar a performance do S&P 500, ou através de contratos futuros.

Alguns exemplos de ETFs que rastreiam o S&P 500 incluem o SPDR S&P 500 ETF (SPY), iShares Core S&P 500 ETF (IVV) e o Vanguard S&P 500 ETF (VOO). Lembre-se de sempre pesquisar e considerar suas opções cuidadosamente antes de investir. 

 

Para saber mais sobre o mercado financeiro, acompanhe nossos conteúdos no YouTubeInstagram e LinkedIn!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.