Renova Invest Facebook

Dólar blue dispara e causa receio na Argentina; mas o que é isso?

Dólar blue
Dólar blue

Não é novidade que o mercado financeiro é uma surpresa atrás da outra. A novidade da vez é o grande salto do dólar blue, que aumentou cerca de 20%. Mas antes de tudo, o que é isso?

Dólar blue é o dólar paralelo, conhecido como “dólar clandestino”, já que é usado em mercado ilegal. Só que no país argentino, as pessoas quase não têm acesso legal à moeda americana, o dólar blue virou uma das principais referências econômicas, principalmente porque o peso está perdendo valor.

A Argentina está passando por uma temporada de incertezas, em que a taxa anual da inflação ultrapassa 104% e é tida como uma das piores dívidas do mundo. Por isso, os argentinos compram o blue para economizar e conseguir se proteger mais da inflação.

É usado para comprar ou vender de praticamente tudo, como casas, carros e computadores.  Ou seja, é o que determina o valor cobrado em pesos. Tanto que o preço passou de cerca de 400 pesos para quase 500 em apenas uma semana.

Dólar blue e os demais tipos de dólar

O país argentino possui várias cotações de dólares. O dólar oficial é determinado pelo Banco Central da República Argentina (BCRA) e tem o preço mais baixo, metade do blue. Por outro lado, somente entidades financeiras ou de comércio exterior têm acesso a esse dólar.

Isso quer dizer que as demais pessoas precisam pagar mais pela moeda americana, uma vez que o governo impôs várias taxas para sua aquisição. Além da própria cota para a compra do dólar oficial.

Existe também o dólar poupança, em que se um argentino quiser comprar dólares legalmente, pode adquirir até US$ 200 por mês, pagando uma taxa de 75%. Também precisa cumprir os requisitos do Banco Central, o que já exclui a maioria.

Já se o cartão de crédito para pagar mercadorias em dólares, terá essas mesmas taxas, o que chamamos de dólar cartão. Enquanto se usar no exterior e gastar mais de US$ 300, terá um acréscimo de 25%, que é o dólar turismo.

Há o dólar financeiro, que pode ser adquirido por meio da compra e venda de títulos, usados pelas empresas e investidores mais sofisticados. E o dólar bolsa que é obtido comprando títulos em pesos e depois, vendendo em dólares.

Mas para muitas pessoas da Argentina, o blue comanda a economia e acaba sendo a maior referência, inclusive os próprios comerciantes que marcam seus produtos seguindo a cotação do dólar. Sua cotação está até nas páginas de jornais.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Disparada do blue

O aumento do dólar blue pode ser por diversos motivos. O presidente argentino culpou a oposição, Alberto Fernández disse que “é uma prática permanente da direita argentina”, quando o blue atingiu a cotação recorde de 497 pesos, na última terça-feira (25).

“Primeiro, instalam boatos pela manhã, operam ao longo do dia e no fim da tarde retiram sua rentabilidade do mercado de câmbio. Assim, prejudicam a poupança da maioria dos argentinos. Sempre fazem a mesma coisa”, completou ele.

Depois, o ministro da Economia, Sergio Massa, soltou alguns comentários no Twitter falando que “há vários dias vivemos uma situação atípica de boatos, versões, notícias falsas e seu consequente impacto nos instrumentos financeiros vinculados ao dólar”.

Além disso, afirmou que todas as ferramentas seriam utilizadas para melhorar a situação. Na quarta-feira (26), o o blue iniciou uma queda e fechou em 476 pesos.

Problemas econômicos na Argentina

Mas não para por aí, alguns especialistas da área falaram que a questão evidencia problemas macroeconômicos e que pode ser que o paralelo volte a ter alta.  Um deles é a baixa quantidade de reservas em dólares que o BCRA possui, o país possui uma demanda alta de moeda estrangeira, porém, gera pouco.

Outro problema atual latente é a inflação muito alta. Em março bateu maior nível desde a crise no começo dos anos 2000, em que era 7,7% ao mês. A grande consequência disso é que o peso passa a valer cada vez menos e leva as  pessoas a comprarem dólares.

Também não podemos esquecer do panorama eleitoral com as novas eleições chegando, algo que ficará mais claro no final de junho. Por enquanto, a pergunta que fica é como ficará o dólar blue e a economia do país no meio de tudo isso.

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Ficou com alguma dúvida? Caso queria conhecer mais alternativas de investimentos, conte com a nossa assessoria! Entre em contato conosco, temos uma equipe preparada para ajudar você!


Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.