Renova Invest Facebook

Destaque da semana: o rali de maio do Ibovespa

A Renova Invest conta com uma novidade: os destaques da semana sobre o universo dos investimentos! Assim, você fica inteirado com tudo que acontece no mercado financeiro e pode traçar as suas estratégias para acumular patrimônio. Hoje, vamos falar mais sobre o rali de maio do Ibovespa.

Quem opera no mercado financeiro já deve ter ouvido a frase “sell in may and go away”, ou “venda em maio e vá embora” (em tradução livre). Por trás dela estaria o preceito de que no quinto mês do ano haveria uma tendência de queda dos ativos e o ideal seria embolsar os lucros antes que isso acontecesse.

No entanto, maio de 2023 vem mostrando o oposto disso para os investidores da Bolsa brasileira: depois de uma queda significativa no primeiro pregão do mês (-2,4%), o Ibovespa já subiu mais de 8% e vem consolidando um rali consistente de alta.

Nesta semana, o principal índice da B3 continua mantendo a trajetória ascendente, mesmo com a queda que aconteceu na terça-feira (16). A maior alta aconteceu na quarta (17), quando o índice subiu 1,17%, enquanto na segunda e na quinta-feira as valorizações foram de 0,52% e 0,59% respectivamente.

Uma das principais notícias da semana foi anunciada na terça, quando a Petrobras divulgou uma mudança na sua política de preços, deixando de adotar a paridade internacional nos preços do petróleo – e dos combustíveis derivados, como gasolina e diesel.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

As ações da petrolífera reagiram bem e tiveram forte alta no dia do anúncio. No dia seguinte, porém, devolveram quase todos os ganhos da véspera.

Para analistas, ainda há incertezas sobre a lucratividade da Petrobras após as mudanças na precificação. No entanto, o mercado entendeu que a alteração poderia ter sido pior, e o anúncio desta semana trouxe – de certa forma –  algum alívio para os investidores.  

Outro tema relevante que está no radar é a votação do novo arcabouço fiscal. Na última quarta foi aprovado na Câmara dos Deputados o regime de urgência na votação do projeto. A aprovação permite que o texto seja votado diretamente no plenário, sem necessidade de passar pelas comissões.

Gostou do nosso resumo da semana sobre o rali de maio do Ibovespa ? Então se inscreva na nossa newsletter e receba o conteúdo completo para investir com informação de qualidade, não ficando de fora de nada. 


Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.