Você acredita que as mulheres que não investem representam 72% da população feminina do Brasil? E o pior, o principal motivo para isso é a falta de receita, sem contar que possuem medo de perder dinheiro, partindo do pressuposto que há uma desigualdade no mercado profissional muito grande.
Os dados fazem parte da 5ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, que é a mais recente pesquisa realizada pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) junto com o Datafolha, ouvindo 5,8 mil pessoas das classes A, B, C e D/E, de todas as regiões do país, em 2022.
Dando voz para quem entende do assunto, a nossa especialista da vez é a Karina Afuso. Com mais de 10 anos de experiência no segmento de Private Banking e quase 4 anos como assessora de investimentos, ela é pós-graduada em finanças pelo Insper e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner).
Além disso, Karina é sócia e assessora de investimentos da Renova Invest. Então, vamos mudar essa realidade e ter mais mulheres investindo? Veja as dicas de como não perder dinheiro no mercado financeiro e começar a investir.
1. Estude sobre investimentos
A primeira dica é estudar, saber o básico sobre investimentos e se manter inteirada das notícias sobre o mercado financeiro, diz Afuso. Isso porque evita de se meter em ciladas, cair em golpes ou investir no que não faz sentido com o seu perfil. Quanto mais conhecimento souber, mais facilidade terá para lidar com as instabilidades dos investimentos e saber onde aplicar o dinheiro.
2. Diversifique sua carteira
Uma dica importante para não perder dinheiro com investimentos é diversificar a carteira. Assim, pode minimizar os riscos e potencializar as chances de ganhos com ativos diferentes, ainda mais se for em renda variável onde há bem mais oscilações no mercado financeiro. Não colocar tudo na mesma aplicação ou classe de ativo é o segredo, de acordo com a assessora de investimentos.
3. Trace seus objetivos
Afinal, o que você quer fazer com o retorno dos investimentos? Saber onde quer chegar é primordial para traçar a sua estratégia. A terceira e última dica é estabelecer um objetivo para os investimentos.
Por exemplo, ter uma parte pensando em aposentadoria que pode ter mais risco, complementa. Pense também no seu perfil de investidora, se é conservadora, moderada ou arrojada, isso ajuda a entender quais investimentos aplicar.
Depois de conhecer todas essas dicas, busque aplicá-la no dia a dia e com cautela. Não vá com muita sede ao pote para não perder dinheiro logo no começo. Se você já investe, use essas dicas para aperfeiçoar a sua estratégia e otimizar os rendimentos do seu portfólio.
Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.
Descubra agora a
NOVA RENDA FIXA
que pode turbinar seus ganhos.