Renova Invest Facebook

Copom frustou o mercado? Saiba antes de mexer nos seus investimentos

A Renova Invest conta com uma novidade: os destaques da semana sobre o universo dos investimentos! Assim, você fica inteirado com tudo que acontece no mercado financeiro e pode traçar as suas estratégias para acumular patrimônio. Hoje, vamos falar mais o que você precisa saber antes de mexer nos seus investimentos!

O principal destaque do mercado esta semana foi a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) de manter a Selic em 13,75% na reunião encerrada na última quarta-feira (21). Esta foi a sétima vez consecutiva que o colegiado mantém a taxa de juros neste patamar, em um esforço contínuo para conter as pressões inflacionárias no país. 

O mercado já esperava a manutenção da Selic nesta reunião e aguardava principalmente o comunicado da autoridade monetária, que poderia dar pistas sobre o início da redução dos juros.

Como a última leitura do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) mostrou uma desaceleração da inflação no país, a maioria dos analistas esperava que o BC indicasse que os juros começariam a serem cortados a partir da próxima reunião, em agosto. No entanto, o comunicado frustrou essas expectativas: o Banco Central não deixou claro quando a Selic vai ser diminuída e as apostas agora se dividem entre agosto e setembro.

O reflexo dessa incerteza foi sentido na Bolsa logo na quinta-feira, quando o Ibovespa teve uma correção e caiu mais de 1,2%, perdendo o patamar de 120 mil pontos que havia sido atingido na quarta-feira. Como era de se esperar, os papéis de varejistas e das construtoras lideraram as quedas, já que estas empresas são diretamente impactadas pelos juros altos.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Mas apesar de o Copom ter sido pouco contundente sobre o início dos cortes, a queda do Ibovespa foi vista mais como uma correção pelos analistas – afinal, o índice já tinha subido mais de 10% apenas em junho. Portanto, as expectativas para o mercado acionário continuam positivas, em meio a um cenário projetado de juros menores, inflação sob controle e riscos fiscais menos preocupantes.

Gostou do nosso resumo da semana sobre o Copom frustrou o mercado e isso é importante para mexer nos seus investimentos? Então se inscreva na nossa newsletter e receba o conteúdo completo para investir com informação de qualidade, não ficando de fora de nada. 

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.