Renova Invest Facebook

Copom frustou o mercado? Saiba antes de mexer nos seus investimentos

selic
selic

A Renova Invest conta com uma novidade: os destaques da semana sobre o universo dos investimentos! Assim, você fica inteirado com tudo que acontece no mercado financeiro e pode traçar as suas estratégias para acumular patrimônio. Hoje, vamos falar mais o que você precisa saber antes de mexer nos seus investimentos!

O principal destaque do mercado esta semana foi a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) de manter a Selic em 13,75% na reunião encerrada na última quarta-feira (21). Esta foi a sétima vez consecutiva que o colegiado mantém a taxa de juros neste patamar, em um esforço contínuo para conter as pressões inflacionárias no país. 

O mercado já esperava a manutenção da Selic nesta reunião e aguardava principalmente o comunicado da autoridade monetária, que poderia dar pistas sobre o início da redução dos juros.

Como a última leitura do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) mostrou uma desaceleração da inflação no país, a maioria dos analistas esperava que o BC indicasse que os juros começariam a serem cortados a partir da próxima reunião, em agosto. No entanto, o comunicado frustrou essas expectativas: o Banco Central não deixou claro quando a Selic vai ser diminuída e as apostas agora se dividem entre agosto e setembro.

O reflexo dessa incerteza foi sentido na Bolsa logo na quinta-feira, quando o Ibovespa teve uma correção e caiu mais de 1,2%, perdendo o patamar de 120 mil pontos que havia sido atingido na quarta-feira. Como era de se esperar, os papéis de varejistas e das construtoras lideraram as quedas, já que estas empresas são diretamente impactadas pelos juros altos.

Mas apesar de o Copom ter sido pouco contundente sobre o início dos cortes, a queda do Ibovespa foi vista mais como uma correção pelos analistas – afinal, o índice já tinha subido mais de 10% apenas em junho. Portanto, as expectativas para o mercado acionário continuam positivas, em meio a um cenário projetado de juros menores, inflação sob controle e riscos fiscais menos preocupantes.

Gostou do nosso resumo da semana sobre o Copom frustrou o mercado e isso é importante para mexer nos seus investimentos? Então se inscreva na nossa newsletter e receba o conteúdo completo para investir com informação de qualidade, não ficando de fora de nada. 

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.