Renova Invest Facebook

Consultor de investimentos: o que é e quando contatar

consultor de investimentos
consultor de investimentos

O mercado financeiro conta com diferentes profissionais que podem ajudar os investidores em sua jornada de aportes. E o consultor de investimentos está entre aqueles que são capacitados para atuar nesse segmento.

Ele pode ser útil na composição de uma carteira, trazendo informações e indicações de diferentes oportunidades. Além disso, é possível unir o trabalho do consultor à atuação de outros profissionais, como um assessor de investimentos.

Quer descobrir como o consultor pode ajudá-lo em seu processo de investimentos? Continue a leitura e entenda melhor!

O que é um consultor de investimentos e o que ele faz?

O consultor de investimentos é um profissional do mercado financeiro que analisa e recomenda investimentos e orienta os investidores. Sua atuação é personalizada, o que significa que ele contempla as características e necessidades do cliente.

O atendimento desse profissional começa com um diagnóstico de perfil de investidor, objetivos e condições financeiras de cada cliente. Assim, ele entende a composição de patrimônio do investidor, quais sonhos deseja realizar e quais são as suas possibilidades financeiras.

A partir disso, o consultor pode fazer montar carteiras e estratégias, sugerindo a realização de operações. Nesse contexto, cabe a ele apresentar as alternativas de forma clara, sem promessas de retorno (no caso da renda variável) e com explicação completa sobre os riscos.

O objetivo é garantir que o investidor tenha uma visão realista do investimento e dos resultados que podem ser obtidos. No entanto, o investidor pode acatar ou não as recomendações desse profissional. Também não é o consultor o responsável por executar as operações.

Vale saber, ainda, que o profissional pode atuar em áreas específicas. O consultor de investimentos imobiliários, por exemplo, fará recomendações ligadas a esse setor. Já um consultor de alta renda poderá apresentar soluções direcionadas para esse público.

Quanto cobra um consultor de investimentos?

Agora que você entende o papel de uma consultoria de investimentos, vale saber quais são os custos relacionados ao serviço. Afinal, esse trabalho não é gratuito para o investidor. Uma das modalidades de pagamento é a remuneração fixa, por mês ou período.

O consultor também pode receber uma porcentagem em relação ao valor investido. Dependendo do caso, a remuneração pode estar condicionada à performance da carteira. Se o portfólio superar um indicador de referência, por exemplo, ele obtém ganhos sobre o desempenho extra.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Cada consultor tem a liberdade para definir o método de cobrança e os valores que julgar adequados. Logo, a tendência é que consultores mais experientes ou mais requisitados façam cobranças mais elevadas.

Quais são as diferenças entre ele e o assessor de investimentos?

Ao conhecer o papel do consultor de investimentos, pode ser que você o confunda com um assessor. No entanto, o agente autônomo de investimentos (AAI) tem um papel diferente e características distintas quanto à atuação.

Um dos principais pontos divergentes entre os dois profissionais envolve os custos para o investidor. A assessoria é oferecida de maneira gratuita, enquanto buscar o consultor de investimentos requer que você avalie quanto o profissional cobra.

Além disso, o consultor deve atuar de modo independente. Já o assessor está vinculado a uma instituição financeira — como um banco de investimentos. Assim, ele conta com amplo suporte para auxiliar seus clientes.

Em comum, existe o fato de ambos terem certificações profissionais no mercado financeiro e registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Ainda, eles oferecem atendimento exclusivo e personalizado, de acordo com as necessidades de seus clientes.

Quando contar com um consultor?

Considerando as características de um consultor de investimentos, é interessante saber quando você pode contar com um profissional do tipo. Uma das possibilidades envolve a necessidade de montar uma carteira de investimentos.

Como vimos, o profissional pode realizar análises e recomendações específicas, com base no seu perfil. Assim, você consegue montar uma carteira de investimentos diversificada e alinhada aos seus interesses.

Ainda, contratar um consultor pode ser uma alternativa para ter mais praticidade ao investir. Você pode deixar a avaliação sob a responsabilidade do profissional, embora a decisão final seja sua.

Buscar apoio desse profissional também pode ser uma boa ideia para quem tem necessidades pontuais quanto à aposentadoria ou à sucessão, por exemplo. Essa é uma opção para conhecer as soluções voltadas para esses objetivos — o que também pode ajudá-lo a realizar sonhos.

Porém, também é preciso ter atenção com os custos que a decisão envolve. Analise quais podem ser os impactos sobre o seu rendimento e sobre a sua capacidade de investimentos, pois os resultados obtidos podem não compensar os custos gerados.


Quando é melhor optar por uma assessoria de investimentos?

Para decidir se faz sentido contratar um consultor, é interessante pensar na assessoria de investimentos e no papel que ela pode exercer no processo de composição do seu portfólio. Você pode buscar esse serviço a qualquer momento. E, como ele não tem custos, não afeta negativamente a rentabilidade da carteira.

Além disso, é possível unir a assessoria e a consultoria, tornando-as complementares na sua composição de patrimônio. Enquanto o consultor faz análises e recomendações, o assessor pode apresentar de modo aprofundado os ativos, aplicações e veículos específicos.

Contar com a assessoria de maneira complementar também pode ser interessante para explorar as opções da sua instituição financeira. Se você tiver conta em um banco de investimentos, os assessores poderão ajudá-lo a conhecer os investimentos disponíveis na plataforma.

Agregar o suporte de um AAI, portanto, é um meio de trazer mais informações e enriquecer sua experiência no mercado financeiro. Por fim, com o suporte de ambos é possível fortalecer seu conhecimento.

Desse modo, você pode solidificar sua educação financeira e tomar decisões de maneira mais confiante e preparada. Assim, essa pode ser uma escolha relevante para a evolução da sua estratégia de investimento.

Agora você sabe quem é o consultor de investimentos e o que ele faz. Com essas informações, torna-se mais fácil definir se vale a pena contar com o profissional e quais podem ser as vantagens de unir a atuação dele ao apoio de um assessor de investimentos.

Quer investir com mais estratégia? Para ter a ajuda de uma assessoria em seu processo de investimentos, fale conosco da Renova Invest!

 

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.