Famosa pelo mundo inteiro e febre nas propagandas de Natal, a Coca-Cola Company é uma empresa que fabrica e comercializa bebidas não-alcoólicas. Com mais de 500 marcas ao redor do mundo, ela está sediada em Atlanta, nos Estados Unidos, e se faz presente em mais de 200 países e territórios.
No Brasil, a marca está desde 1941, ano em que fabricou pela primeira vez o seu refrigerante no nosso país. Uma curiosidade é que na época usou das instalações da fábrica de água mineral Santa Clara, em Recife (PE). No ano seguinte, em 1942 a empresa construiu a primeira fábrica própria, no Rio de Janeiro.
Mas foi em 1945 que a Coca-Cola estabeleceu o sistema de franquia no Brasil, modelo que já funcionava (e fazia sucesso) nos Estados Unidos. Depois, em 1964 foi lançada a Fanta Laranja, a segunda marca da empresa no país. E em 1970, lançaram as máquinas que misturam na hora o concentrado com água gaseificada. Você já viu em algum lugar?
Em 1990, foi lançada no país a lata de alumínio 100% reciclável. Pouco depois, chegou ao mercado brasileiro a garrafa plástica Superfamília retornável de 1,5L. Em 2005, a Coca-Cola Brasil adquiriu a empresa Sucos Mais e diversificou sua linha de marcas e produto.
Construindo o seu valor de mercado, a companhia engloba 26 marcas e mais de 200 produtos, contando com as versões zero e de baixa caloria. Além das aquisições, como a marca de lácteos Verde Campo e a de bebidas de base vegetal Ades.
História da Coca-Cola
A história de verdade da Coca-Cola tem início em 1886. Foi quando a Pemberton Chemical Company, empresa farmacêutica, desenvolveu uma bebida com esse nome. A fórmula original continha cocaína da folha de coca e extratos com cafeína da noz de cola. Vale lembrar que a cocaína foi removida da fórmula da Coca-Cola em 1903.
Alguns anos depois, em 1891, outro farmacêutico, Asa Griggs Candler, decidiu por comprou os direitos da bebida e assim nasceu a Coca-Cola Company em 1892. A vontade de dar certo foi tanta, que no mesmo ano a empresa abriu capital e levantou US$ 100 mil.
Patenteada em 1893, a Coca-Cola Company foi vendida para Ernest Woodruff em 1919 por US$ 25 milhões. Atualmente, está listada na B3 com a BDR COCA34 e também está no mercado fracionado (COCA34F).
Desempenho na Bolsa de Valores
Ao longo dos anos, a marca teve seus altos e baixos na Bolsa de Valores. Confira como estão os seus indicadores de acordo com o fechamento da última sexta-feira (19). As informações foram compiladas pela InfoMoney. Dá só uma olhadinha:
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Cristiano Ronaldo e o caso da Coca-Cola
Um exemplo da magnitude das ações da empresa foi o episódio da marca com um craque do futebol.
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O gesto rápido que sacudiu o mundo: Cristiano Ronaldo, o grande craque da seleção portuguesa na disputa da Euro 2020, tirou duas garrafas de Coca-Cola da mesa onde daria uma entrevista coletiva. “Água”, disse ele, sacudindo a garrafa na mão dele. “Não Coca-Cola”.
‘Drink water’
Cristiano Ronaldo removes Coca-Cola bottles at start of #Euro2020 press conference pic.twitter.com/2eBujl9vzk
— Guardian sport (@guardian_sport) June 15, 2021
O episódio com o atleta coincidiu com uma queda no preço da ação da Coca-Cola, que passou de US$ 56,10 para US$ 55,22 logo após a imprensa registrar o ato e o comentário de Cristiano Ronaldo. Com a queda de 1,6%, o valor de mercado da gigante das bebidas foi de US$ 242 bilhões para US$ 238 bilhões, o que representou US$ 4 bilhões a menos.
Seria o jogador o responsável por isso? Possível e também improvável, já que no mesmo dia, as ações da Coca-Cola passaram a ser negociadas a ex-dividendo e as ações podem ter tido essa correção justamente por conta desse ajuste, ou seja, era algo que já vinha acontecendo antes mesmo do gesto de Cristiano Ronaldo.
Ele deu a entrevista às 14h43 de Portugal e as ações são negociadas na bolsa de Nova Iorque, que abriu um pouco antes, às 14h30 de Portugal. A empresa já abriu em queda, com um valor inferior ao de fechamento na semana anterior.
Outro ponto é que considerando o tamanho da Coca-Cola, qualquer perda de 1% parece gigantesca, mas esses movimentos nos preços das ações a curto prazo não costumam mudar o valor da empresa no longo prazo. A influência de Cristiano Ronaldo pode ter contribuído com a situação e feito com que diversas pessoas, em um efeito manada, vendessem suas ações no curto prazo.
Aí entra a paciência mais uma vez, pois a companhia se projeta ao longo prazo e possui um portfólio de produtos variados para incluir bebidas que não contenham açúcar e calorias, assim como a água engarrafada, a mesma incentivada pelo craque.
Marca mais consumida no mundo
A Coca-Cola segue tendo um valor muito grande para os consumidores, permanecendo no topo do ranking das marcas mais consumidas do mundo. Os dados são de acordo com o relatório Brand Footprint, realizado pela multinacional de painéis de consumo Kantar.
No ano passado, em 2021, a empresa foi escolhida 6 bilhões de vezes em todo mundo, seguida por Colgate (4 bilhões) e Maggi, com 3 bilhões. Dá para imaginar? Cada escolha representa o seguinte cainho: o consumidor final foi até a prateleira da loja e, entre todas opções de marcas para o mesmo produto, escolheu a Coca Cola.
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