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Carbono Zero: as vantagens da poluição negativa

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O conceito de Carbono Zero tem se tornado cada vez mais comum entre empresas conscientes ecologicamente e preocupadas com práticas mais sustentáveis. Trata-se de uma política desenvolvida por empresas que tem como objetivo neutralizar a emissão de gases do efeito estufa por parte das pessoas e das indústrias. É uma medida fundamental para reduzir os impactos nocivos da poluição advinda das atividades industriais.

Na prática, o Carbono Zero funciona como um tipo de crédito, uma espécie de balança ecológica. Quando uma empresa emite uma quantidade X de CO2 para desenvolver seu produto, ela deve neutralizar a mesma quantidade de gases na atmosfera. Essa compensação pode ser feita por meio de iniciativas como a recuperação de áreas degradadas e a utilização de tecnologias mais limpas.

Quando surgiu o conceito de Carbono Zero?

O conceito de Carbono Zero nasceu, a princípio, no Protocolo de Kyoto, em 1997. Na ocasião, os países desenvolvidos assinaram um acordo se comprometendo a reduzir em 5% as emissões de gases do efeito estufa entre 2008 e 2012, usando como base os níveis da década de 1990. Quase 15 anos após o pacto internacional, em 2011, ocorreu a Conferência do Clima, onde novas metas foram estabelecidas, trazendo a neutralização de carbono ao centro da discussão novamente.

Atualmente, as nações presentes nas Conferências sobre Mudança do Clima das Nações Unidas (ONU) concordam que o aquecimento médio do planeta deve chegar no máximo a 1.5°C. Para alcançar esse objetivo, são desenvolvidas ações a fim de combater a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento de florestas tropicais, que são grandes emissores de CO2 e outros gases de efeito estufa.

Qual é o objetivo do Carbono Zero?

O principal objetivo dos projetos de Carbono Zero é reduzir a emissão dos gases do efeito estufa a fim de abrandar seu impacto. O Brasil, por exemplo, assumiu no Acordo de Paris a meta de reduzir em 43% as emissões totais até 2030. No entanto, o país tem enfrentado um aumento na emissão de gases do efeito estufa, crescendo 10% apenas em 2020, lançando mais de 2,17 bilhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

De fato, a redução dessas emissões é essencial para evitar que as mudanças climáticas continuem afetando negativamente a vida das pessoas e os ecossistemas do planeta. O aumento da temperatura média da Terra já alcançou 1°C desde a Revolução Industrial, e se não forem tomadas medidas urgentes, esse número pode chegar a até 5°C neste século. Consequências devastadoras são previstas caso isso ocorra, como a extinção de corais, plantas, insetos e vertebrados, além do aumento do nível dos mares e derretimento de gelo.

Como funciona o programa Carbono Zero no Brasil?

No Brasil, atualmente, ainda não existe um programa nacional de Carbono Zero que padronize ações para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. No entanto, diversas iniciativas estão sendo criadas em todo o território nacional para contribuir com o cumprimento das metas estabelecidas.

Recentemente, um grupo de 155 empresas brasileiras que fazem parte da iniciativa Science Based Targets (SBTi) se comprometeram a estabelecer metas de redução de emissões. Essa parceria é uma colaboração entre o Pacto Global da ONU, o World Resources Institute e a rede WWF.

Portanto, qualquer empresa que esteja comprometida em reduzir seus níveis de emissão de gases do efeito estufa pode aderir a um programa de Carbono Zero. É possível alcançar o equilíbrio ecológico por meio de diversas iniciativas, como a recuperação de áreas degradadas, assim como a utilização de tecnologias mais limpas.

Vantagens de participar do programa Carbono Zero

Participar de um programa de Carbono Zero pode trazer diversas vantagens para as empresas. Confira algumas delas:

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  1. Sustentabilidade: Participar do programa Carbono Zero permite que as empresas repensem sua cadeia produtiva e adotem processos mais ecologicamente conscientes.
  2. Fortalecimento da marca: Os consumidores estão cada vez mais exigentes e valorizam empresas que adotam práticas sustentáveis. Investir em um programa de Carbono Zero pode fortalecer a imagem da empresa e atrair mais clientes.
  3. Novas oportunidades de negócios: Associar a imagem da empresa a projetos que defendem o meio ambiente pode abrir portas para parcerias e oportunidades de negócio. Investidores estão cada vez mais interessados em empresas que investem em programas de Carbono Zero.
  4. Retorno para a sociedade: Participar de um programa de Carbono Zero significa colaborar para o desenvolvimento de ações  com benefício social. Além de contribuir com o meio ambiente, a empresa trabalha para melhorar uma realidade específica.
  5. Vantagem competitiva: Empresas que investem em ações sustentáveis têm uma vantagem competitiva em relação àquelas que não o fazem. Grandes organizações já estão investindo nesse diferencial competitivo e se destacando em seus segmentos.

Empresas que implementam ações para reduzir a emissão de carbono

Algumas das principais empresas do Brasil já implementam ações para reduzir a emissão de carbono e usufruem das vantagens de investir em programas de Carbono Zero. Confira exemplos de iniciativas desenvolvidas por essas empresas:

  1. Natura: A Natura é conhecida por suas práticas sustentáveis e preservação do meio ambiente. A empresa possui um programa específico para neutralizar os impactos causados ao longo da cadeia produtiva de seus produtos.
  2. iFood: O iFood lançou o programa ambiental chamado Regenera, que tem como principais metas acabar com a poluição causada pelo plástico em suas operações e se tornar uma marca neutra na emissão de carbono até 2025.

Esses são apenas alguns exemplos de empresas que estão investindo em programas de Carbono Zero. Participar dessas iniciativas é uma forma de contribuir para um futuro mais sustentável e responsável.

Como participar do Carbono Zero?

Para participar de um programa de Carbono Zero, as empresas podem seguir algumas etapas:

  1. Realizar um inventário de emissões: É necessário quantificar as emissões de gases do efeito estufa que a empresa emite.
  2. Implementar ações de redução: Com base no inventário, a empresa deve implementar ações para reduzir suas emissões de gases do efeito estufa.
  3. Compensação das emissões: Caso a empresa não consiga reduzir todas as suas emissões, ela pode compensar ao comprar créditos de carbono em mercados voluntários.
  4. Certificação e divulgação: Ao participar do programa Carbono Zero e realizar as ações necessárias, a empresa pode receber um certificado de carbono neutralizado.

Conclusão

Com toda a certeza, Carbono Zero é uma iniciativa essencial para reduzir a emissão de gases do efeito estufa e combater as mudanças climáticas. Empresas que participam de programas de Carbono Zero têm a oportunidade de contribuir para um futuro mais sustentável, fortalecer suas marcas, abrir novas oportunidades de negócio e trazer benefícios para a sociedade. Ao implementar ações para reduzir a emissão de carbono, as empresas podem fazer a diferença e liderar pelo exemplo, inspirando outras organizações a seguirem o mesmo caminho. É fundamental que cada um faça sua parte para garantir um planeta saudável e preservar o meio ambiente para as futuras gerações.

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