Renova Invest Facebook
Busca de Artigos no blog

BTEK11: Conheça o ETF de biotecnologia listado na B3

BTEK11
BTEK11

Você pode adotar estratégias variadas para compor seu portfólio de investimentos. Uma possibilidade é fazer aportes com o foco em empresas de setores específicos. Esse é o caso do ETF (exchange traded fund) BTEK11, que se concentra em empresas norte-americanas do segmento de biotecnologia.

Esse nicho tem chamado mais atenção diante da crise na saúde provocada pela pandemia de covid-19. Além disso, os desafios ambientais cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade colocam em evidência a necessidade de tecnologias que auxiliem a humanidade a lidar com tais situações.

Neste artigo, você verá as principais informações sobre o ETF BTEK11 e terá elementos para começar a avaliar se vale a pena investir nessa alternativa. Boa leitura!

O que é e como funciona um ETF?

Antes de entender mais sobre o ETF BTEK11, é importante saber o que é e como funciona esse veículo. Os ETFs são fundos de investimentos, ou seja, modalidades coletivas que contam com um gestor profissional.

Para participar dos resultados do fundo é preciso comprar as suas cotas. A particularidade dos ETFs é que eles têm como objetivo replicar o desempenho de um índice do mercado. Por esse motivo, também são chamados de fundos de índice.

Desse modo, os ETFs contam com gestão passiva. Afinal, a proposta não é superar o benchmark ou fazer o gerenciamento de perdas, mas apenas espelhar os resultados do indicador escolhido. Para isso, o gestor faz os mesmos investimentos da carteira teórica do índice.

O que é o BTEK11?

Agora que você já entendeu como funcionam os ETFs, pode conhecer melhor o BTEK11. Esse é o ticker do fundo Investo S&P Biotechnology Selection Industry, gerido pela BNP Paribas Brasil. Como vimos, esse veículo é focado em empresas do setor de biotecnologia dos Estados Unidos.

Para esse objetivo, o fundo BTEK11 investe em cotas de outro ETF: o SPDR S&P Biotech ETF (XBI), listado na bolsa de Nova Iorque. Ele replica o desempenho do índice S&P Biotechnology Select Industry Index.

Vale saber que o BTEK11 não tem restrições, sendo aberto a todos os investidores. A sua política é a de investir no mínimo 95% do patrimônio nas cotas do ETF XBI — que pode operar em posições compradas no mercado futuro e em ações que façam parte da carteira teórica do benchmark.

Quais são as principais características desse ETF?

Para conhecer melhor o ETF BTEK11 é preciso entender os principais aspectos desse fundo de índice. Ele foi lançado na bolsa de valores brasileira (B3) em dezembro de 2021 e sua finalidade é permitir ao investidor o acesso a uma lista ampla de empresas do ramo da biotecnologia.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Nesse sentido, em fevereiro de 2022 o fundo investia em 196 grandes companhias voltadas às tecnologias em saúde. As empresas que fazem parte do portfólio desenvolvem soluções para tratamentos e cuidados com a saúde, meio ambiente, agricultura etc.

Alguns exemplos de empresas que estavam na carteira do ETF alvo do BTEK11 em fevereiro de 2022 eram:

  • Moderna;
  • Celldex;
  • Ultragenyx;
  • Dynavax;
  • Biohaven;
  • Cytokinetics;
  • Humanigen;
  • Editas Medicine;

Contudo, esse portfólio pode mudar, já que o fundo internacional XBI passa por rebalanceamento trimestral. A prática tem o intuito de equiparar as empresas participantes de acordo com as mudanças do índice. Logo, é possível incluir ou excluir companhias, conforme os critérios.

Outra característica importante do ETF BTEK11 é o fato de ele estar exposto ao dólar. Portanto, o portfólio é afetado pelas oscilações de preço da moeda norte-americana. Com isso, esse fundo de índice pode ser utilizado para buscar proteção contra a desvalorização do real.

Ademais, cabe destacar que, mesmo tendo ações no seu portfólio, os ETFs brasileiros não pagam dividendos. Assim, em eventuais proventos recebidos pelos ativos, o valor é utilizado pela gestão para a aquisição de novas ações para o fundo.

Quais são as vantagens e os riscos de investir no BTEK11?

Para avaliar se o ETF BTEK11 é uma boa alternativa para você, pode ser importante conhecer as vantagens e os riscos que ele oferece aos investidores. Dentre os pontos positivos está a possibilidade de acessar um veículo diversificado, que investe em um setor em crescimento.

Da mesma forma, é válido destacar que os ETFs são uma forma prática de acessar investimentos complexos. A partir deles, é possível ter uma carteira sensível a ativos estrangeiros sem precisar abrir contas em bolsas internacionais, pois todo o processo acontece dentro da B3.

Já em relação aos riscos, é importante ter atenção para a volatilidade da bolsa. Afinal, as alternativas de renda variável ficam expostas às oscilações do mercado. Isso significa que as perspectivas de crescimento podem não se concretizar — ou mesmo haver uma desvalorização das cotas.

Vale a pena investir no BTEK11?

Até aqui você conheceu muitas informações sobre o ETF BTEK11. Mas será que vale a pena investir nessa alternativa? Para decidir, primeiramente você deve avaliar o seu perfil de investidor. Essa é a classificação da sua tolerância aos riscos do mercado financeiro.

O seu perfil pode ser conservador, moderado ou arrojado. Como o BTEK11 é um investimento de renda variável, ele tende a ser mais adequado a quem se enquadra como investidor moderado e arrojado.


Além do perfil, é importante observar se as características desse ETF estão alinhadas aos seus objetivos. Assim, você deve avaliar aspectos como prazos, rentabilidade e segurança, analisando se o BTEK11 faz sentido para as suas expectativas financeiras.

Por fim, não deixe de considerar o seu interesse no segmento de biotecnologia e nas propostas do ETF. Com essas informações, fica mais fácil saber se o BTEK11 é uma boa alternativa para o seu caso.

Como vimos, o ETF BTEK11 é uma forma de acessar os resultados das empresas de biotecnologia dos Estados Unidos pela B3. Então, se você acredita no crescimento do setor, pode gostar dessa oportunidade. Mas lembre-se de avaliar se esse fundo se adéqua à sua estratégia de investimento.

Você ainda tem dúvida sobre essa e outras alternativas do mercado? A assessoria de investimentos pode ajudar. Converse com a equipe da Renova Invest!

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.