Renova Invest Facebook

BCIC11: Conheça o ETF que investe em Setores Cíclicos

BCIC11 o ETF que investe em setores ciclicos
BCIC11 o ETF que investe em setores ciclicos

Os ETFs (Exchange Traded Funds) são instrumentos financeiros cada vez mais populares no mercado de investimentos. Eles oferecem aos investidores uma maneira conveniente e diversificada de investir em um determinado setor ou classe de ativos. Um desses ETFs é o BCIC11, que replica o desempenho do índice Morningstar Brazil Cyclical Sectors Equal Weighted Select.

O que é o BCIC11?

O BCIC11 é um ETF setorial que busca acompanhar o desempenho do índice Morningstar Brazil Cyclical Sectors Equal Weighted Select. Esse índice foi criado para precificar uma carteira de ações de empresas pertencentes aos setores mais sensíveis à atividade econômica local, conhecidos como setores “cíclicos”.

Como o índice é construído?

O Morningstar Brazil Cyclical Sectors Equal Weighted Select é um índice derivado do Morningstar Global ex-US index, que seleciona 75% das empresas mais líquidas de diversos países. No caso do Brasil, são selecionadas as empresas negociadas no mercado acionário brasileiro.

A composição do índice leva em consideração a quantidade de dias negociados nos últimos três meses anteriores ao rebalanceamento e a quantidade de ações em circulação disponíveis no mercado. Após esse recorte, é aplicado um processo de redistribuição dos pesos, de modo que todos os ativos que compõem a carteira apresentem o mesmo peso nas datas de rebalanceamento.

Além disso, o índice também aplica um filtro setorial, selecionando companhias dos setores cíclicos da economia, de acordo com as definições do GECS (Morningstar’s Global Equity Classification Structure). Setores como materiais básicos, construção civil, financeiro, serviços de comunicação e energia são alguns exemplos das áreas consideradas.

A reconstituição do índice acontece semestralmente, nos meses de junho e dezembro, com base nos dados de fechamento dos meses de abril e outubro, respectivamente. Já o ajuste de pesos ocorre trimestralmente, nos meses de março, junho, setembro e dezembro.

Vale a pena investir no BCIC11?

Ao decidir se o BCIC11 vale a pena como um investimento, é importante considerar suas características e se elas se encaixam no seu perfil de risco e expectativas.

O BCIC11 pode ser uma alternativa interessante para investidores que buscam alocações táticas em setores cíclicos da economia brasileira. Ele oferece a possibilidade de exposição a empresas dos setores mais sensíveis à atividade econômica, permitindo diversificar o portfólio e potencialmente obter retornos alinhados com o desempenho desses setores.

No entanto, é importante considerar alguns pontos sobre a metodologia do índice ao tomar uma decisão de investimento. Uma característica do índice é que os componentes são ponderados igualmente, evitando uma concentração setorial ou em emissores específicos. Isso pode ser positivo para investidores que buscam mais diversificação em seus portfólios, mas também pode distorcer a estratégia de investimento ao alocar em empresas e setores pouco representativos.

Outro ponto a ser considerado é a periodicidade de rebalanceamento do índice. A carteira é reconstituída semestralmente, com base em dados de até dois meses anteriores. Embora isso possa parecer um detalhe, é importante notar que o portfólio estará “atrasado” em relação às informações mais recentes do mercado. Isso pode afetar a capacidade do fundo de capturar oportunidades ou se adaptar rapidamente a mudanças no ambiente econômico.

Além disso, a classificação setorial como cíclica ou não cíclica pode ser imprecisa em relação à realidade da economia brasileira. Algumas empresas, como as do setor elétrico, são conhecidas por suas receitas recorrentes e independem dos ciclos econômicos. Da mesma forma, o setor financeiro brasileiro pode apresentar crescimento em ciclos de alta da taxa básica de juros, a Selic.

Conclusão

O BCIC11 é o primeiro ETF que seleciona um grupo de setores cíclicos no Brasil e pode ser um instrumento útil para a construção de posições táticas. Ele oferece os benefícios comuns aos ETFs, como baixo custo, diversificação, liquidez e transparência.

No entanto, é importante prestar atenção nos detalhes da metodologia do índice, que podem distanciar a estratégia do fundo dos interesses do investidor e prejudicar a rentabilidade no longo prazo. Cada investidor deve analisar cuidadosamente suas próprias necessidades, objetivos e perfil de risco antes de tomar uma decisão de investimento no BCIC11.

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.