Bem-vindo à mais uma edição da newsletter Radar Renova, onde você acompanha os principais acontecimentos do mercado financeiro no Brasil e no mundo.
Nesta semana, exploramos os impactos do balanço trimestral da Vale, os avanços na Reforma Tributária no Brasil, e as decisões cruciais sobre as taxas de juros nos Estados Unidos e Rússia.
Além disso, trazemos um panorama completo dos índices das principais bolsas de valores, para você estar sempre à frente nas suas decisões de investimento.
Mercados na semana
- Ibovespa: -0,42% | 129.956 pontos
- S&P 500: +0,03% I 5.811,5 pontos
- Nasdaq: +0,16% | 18.519,36 pontos
- Dólar: +0,72% | R$ 5,70
- Bitcoin: -2,03% | R$ 66.80
Brasil
No cenário brasileiro os destaques vão para o balanço trimestral da Vale, prévia do novo imposto da Reforma Tributária e dados da FGV sobre a confiança do consumidor brasileiro.
Lucro da Vale cai 15% no 3° trimestre: na quinta-feira (24), a mineradora Vale (BVMF: VALE3) publicou seu balanço do terceiro trimestre e teve queda de 15% no seu lucro líquido em relação ao mesmo período do ano passado impactado pela queda do preço do minério de ferro e provisões relacionadas ao desastre ambiental de Mariana (MG).
Haddad e Campos Neto reforçam o arcabouço fiscal: durante a reunião do G20, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, comprometeram-se a fortalecer o arcabouço fiscal.
Haddad detalhou os planos para cumprir a meta com ações estruturais de longa duração e Campos Neto ressaltou a importância de medidas fiscais para minimizar a preocupação do mercado financeiro e afirmou que haverá “anúncios de curto prazo” para abordar a reação do mercado ao tema fiscal.
Novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA) em 2025: o governo brasileiro planeja implementar o IVA como parte da Reforma Tributária e será dividido em duas frentes, legislativa e técnica, e já se iniciaram o desenvolvimento de sistemas como um portal único para o recolhimento de tributos e o sistema de apuração.
Confiança do consumidor brasileiro recua em outubro: segundo dados da FGV divulgados nesta sexta-feira (25), a confiança do consumidor brasileiro voltou a recuar no mês de outubro após 4 altas consecutivas. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 0,7 ponto chegando a 93 pontos, após subir 0,5 ponto no mês passado.
Recuperações judiciais no agro crescem 16% em 2024: os fiagros seguem em alerta, pois segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) o número de empresas do setor em recuperação judicial neste ano é 16% maior ao registrado no ano passado.
Descubra agora a
NOVA RENDA FIXA
que pode turbinar seus ganhos.
Acreditamos que a diversificação é a chave para você aproveitar as oportunidades no mundo dos investimentos.
Agende uma reunião para uma análise da sua carteira.
Internacional
Já no cenário internacional, os destaques são as taxas de juros nos EUA e Rússia, os mercados da Ásia.
Leia também:
Expectativa de corte de 0,25 ponto nos juros dos EUA aumenta: a força recente no mercado de trabalhou aumentou as expectativas de um novo corte de 0,25 ponto na taxa de juros do país em novembro. A chance dessa redução subiu de 87,7% para 92,9%, segundo dados da ferramenta FedWatch do CME Group.
Encomendas de bens de capital dos EUA superaram as expectativas em setembro: foi registrado um aumento de 0,5%, enquanto economistas previam apenas 0,1%. No entanto, os embarques desses bens caíram 0,3%, sinalizando uma possível desaceleração nos investimentos em equipamentos no terceiro trimestre.
BCR da Rússia aumenta taxa de juros para 21%: com o intuito de controlar a inflação elevada que chegou a 8,6% em setembro, o Banco Central da Rússia (BCR) elevou a taxa básica de juros para 21% ao ano. Este é o nível mais alto da taxa desde 2003 e segundo comunicado do BCR foi necessário para garantir o retorno da inflação ao seu objetivo de 4%.
Mercados da Ásia
As bolsas da Ásia fecham a semana em alta nesta sexta-feira (25), com exceção para o índice Nikkei que fica no negativo em cautela com as eleições parlamentares no domingo. As pesquisas indicam que a coalização governista do país não conseguirá maioria na câmara baixa do Parlamento.
Na China, as bolsas terminaram no positivo após o governo deixar a taxa de juros de médio prazo inalterada em 2%. Veja como ficaram os índices:
- Tóquio — Nikkei: -0,60%
- ️Hong Kong — Hang Seng: +0,49%
- ️Coreia — Kospi: +0,09%
- ️Taiwan — Taiex: +0,67%
- China — Xangai: +0,59
- ️China — Shenzhen: +1,85%
E como estão os seus investimentos?
Os acontecimentos da semana movimentam o mercado e impactam os seus investimentos.
Conte com a Renova Invest para entender melhor esses movimentos e como eles afetam sua carteira.
Nós somos uma assessoria de investimentos eleita entre os melhores escritórios do BTG Pactual por 5 anos consecutivos e te ajudamos a traçar os melhores caminhos para os seus objetivos.
Venha conhecer nossa metodologia única de atendimento e transforme a sua forma de investir com a gente.
Aproveite e agende agora uma reunião com um de nossos assessores.